Pessoal, estou buscando respostas para um problema que estou enfrentando.
De algum tempo para cá estou tendo o erro SRSP - AF - dataRequest after 6000ms no Z2M. Pela documentação do próprio addon, o erro remete a baixa potência da fonte de alimentação, ou super utilização das portas USB. Coincidentemente, comecei a perceber esse problema após a passar a utilizar outros dispositivos nas portas USB de meu mini pc. Esses dispositivos são um HD externo e o google coral.
Fiz todos os testes desligando estes dispositivos e deixando só o dongle zigbee. Até colocar o dongle em uma hub usb alimentado já tentei. Mesmo assim, o erro acontece a cada 2 ou 3 dias.
A documentação que o site indica é:
A outra solução que dão é desligar o usbcore.autosuspend, que no meu caso está indicando 2, como diz a documentação. O problema é que ao tentar realizar o comando, sugerido, retorna que o caminho não existe.
Alguém saberia dizer qual o caminho para desabilitar esta suspensão em um mini PC beelink?
Ataquei vários pontos para tentar solucionar e te digo que não sei ao certo o que resolveu, mas garanto que todos os pontos ajudaram a tornar a rede melhor hoje. Vou listar a os pontos que trabalhei:
Fonte fraca ou com defeito.
Substituí a fonte do mini pc por uma mais potente, buscando garantir que alimentação a todos os dispositivos que estavam ligados;
Muitos dispositivos USB conectados nas portas USB.
Utilizar hub usb alimentado para que o barramento das portas USB não precise alimentar todos os dispositivos
Cabo extensor de baixa qualidade;
Substituí o cabo por um de melhor qualidade
Interferência na rede zigbee causada por dispositivos que enviam muitas mensagens simultaneamente, como sensores de presença mmwave tuya;
Neste caso, utilizei duas redes zigbee, deixando os mmwave em rede separada dos demais. Porém, hoje, utilizo somente uma rede;
Também realizei atualização de firmware e até substituição de dongle do P para o E;
Após isso tudo minha rede se estabilizou, funcionou muito bem. Mesmo assim decidi investir em um adaptador zigbee SLZB-06M, que é POE e com isso pude instalá-lo em um ponto mais centralizado na casa utilizando a rede ethernet. Por isso decidi tentar centralizar todos os dispositivos em uma única rede e mesmo com os mmwave, a rede tem funcionado muito bem. Algumas perdas de pacote acontecem de vez em quando, mas estou satisfeito.
Os dongles P e E que já tinha utilizo como repeditores mas nem precisa.
Aqui na minha casa tenho exatamente o mesmo cenário, e com o mesmo problema.
Percebi e estranhei os mmwave tuya que coloquei em cada cômodo, é uma enxurrada se informação sem parar.
Fiz o pedido de um Sonoff E para verificar se consigo resolver o problema.
Obrigado pela riqueza nos detalhes e me desculpe pela demora na resposta, mas vamos lá:
Acredito que o meu problema não seja o mesmo que o seu, pq reiniciando o zigbee2mqtt tudo volta ao normal, eu não tenho necessidade de reiniciar nenhum hardware ou reconectar o cabo como vi muita gente tendo que fazer algo parecido para voltar a funcionar, isso resolvia para vc também ou tinha que reconectar algo?
Eu só uso uma porta USB e essa é para o dongle, uso o HA numa VM via Proxmox, o código de desativar o autosuspend não consegui pela vm do HA, executei no proxmox (vai q… né?!) e o meu problema ocorreu 2 vezes, a primeira foi em março deste ano e a outra foi quando postei aqui, e o comando no proxmox executei no dia do post, vou monitorar para ver se acontece novamente e ver o que faço…
Em último caso criarei uma automação para que se todos os devices zigbee ficarem off-line por X tanto, reiniciar o zigbee2mqtt, não penso em outra alternativa por hora.
No meu caso aconteceu o mesmo erro no Log do amigo acima, mas percebi que os dispositivos não mostram off-line, e eles mantém o estado antes dos travamento.
Também apenas reinicio o serviço z2mqtt e tudo volta.
Na realidade isso não é um erro. É um alerta que um dispositivo não respondeu a um ping. Isso poder ter várias causas, desde interferência da rede wifi na rede zigbee, até dispositivos realmente com sinal ruim. Diz uma coisa, qual é o dongle que você utiliza?
Algumas verificações você pode realizar baseando-se na própria documentação do Z2M:
Notei que no meu caso os travamentos são decorrentes pela enxurrada de informação que os sensores de presença humana geram, tenho 1 em cada cómodo, totalizando 13 sensores. A rede zigbee vai ficando lenta com delay nas coisas até travar.