Zigbee2mqtt travando

Pessoal, estou buscando respostas para um problema que estou enfrentando.

De algum tempo para cá estou tendo o erro SRSP - AF - dataRequest after 6000ms no Z2M. Pela documentação do próprio addon, o erro remete a baixa potência da fonte de alimentação, ou super utilização das portas USB. Coincidentemente, comecei a perceber esse problema após a passar a utilizar outros dispositivos nas portas USB de meu mini pc. Esses dispositivos são um HD externo e o google coral.

Fiz todos os testes desligando estes dispositivos e deixando só o dongle zigbee. Até colocar o dongle em uma hub usb alimentado já tentei. Mesmo assim, o erro acontece a cada 2 ou 3 dias.

A documentação que o site indica é:

A outra solução que dão é desligar o usbcore.autosuspend, que no meu caso está indicando 2, como diz a documentação. O problema é que ao tentar realizar o comando, sugerido, retorna que o caminho não existe.

Alguém saberia dizer qual o caminho para desabilitar esta suspensão em um mini PC beelink?

Conseguiu resolver, amigo?
Estou passando pelo mesmo problema.

Amigo, muita água rolou debaixo da ponte.

Ataquei vários pontos para tentar solucionar e te digo que não sei ao certo o que resolveu, mas garanto que todos os pontos ajudaram a tornar a rede melhor hoje. Vou listar a os pontos que trabalhei:

  1. Fonte fraca ou com defeito.
    Substituí a fonte do mini pc por uma mais potente, buscando garantir que alimentação a todos os dispositivos que estavam ligados;

  2. Muitos dispositivos USB conectados nas portas USB.
    Utilizar hub usb alimentado para que o barramento das portas USB não precise alimentar todos os dispositivos

  3. Cabo extensor de baixa qualidade;
    Substituí o cabo por um de melhor qualidade

  4. Interferência na rede zigbee causada por dispositivos que enviam muitas mensagens simultaneamente, como sensores de presença mmwave tuya;
    Neste caso, utilizei duas redes zigbee, deixando os mmwave em rede separada dos demais. Porém, hoje, utilizo somente uma rede;

Também realizei atualização de firmware e até substituição de dongle do P para o E;

Após isso tudo minha rede se estabilizou, funcionou muito bem. Mesmo assim decidi investir em um adaptador zigbee SLZB-06M, que é POE e com isso pude instalá-lo em um ponto mais centralizado na casa utilizando a rede ethernet. Por isso decidi tentar centralizar todos os dispositivos em uma única rede e mesmo com os mmwave, a rede tem funcionado muito bem. Algumas perdas de pacote acontecem de vez em quando, mas estou satisfeito.

Os dongles P e E que já tinha utilizo como repeditores mas nem precisa.

Coloque aqui suas dúvidas que tentamos ajudar.

1 curtida

Aqui na minha casa tenho exatamente o mesmo cenário, e com o mesmo problema.
Percebi e estranhei os mmwave tuya que coloquei em cada cômodo, é uma enxurrada se informação sem parar.

Fiz o pedido de um Sonoff E para verificar se consigo resolver o problema.

1 curtida

Obrigado pela riqueza nos detalhes e me desculpe pela demora na resposta, mas vamos lá:

Acredito que o meu problema não seja o mesmo que o seu, pq reiniciando o zigbee2mqtt tudo volta ao normal, eu não tenho necessidade de reiniciar nenhum hardware ou reconectar o cabo como vi muita gente tendo que fazer algo parecido para voltar a funcionar, isso resolvia para vc também ou tinha que reconectar algo?

Eu só uso uma porta USB e essa é para o dongle, uso o HA numa VM via Proxmox, o código de desativar o autosuspend não consegui pela vm do HA, executei no proxmox (vai q… né?!) e o meu problema ocorreu 2 vezes, a primeira foi em março deste ano e a outra foi quando postei aqui, e o comando no proxmox executei no dia do post, vou monitorar para ver se acontece novamente e ver o que faço…

Em último caso criarei uma automação para que se todos os devices zigbee ficarem off-line por X tanto, reiniciar o zigbee2mqtt, não penso em outra alternativa por hora.

1 curtida

No meu caso aconteceu o mesmo erro no Log do amigo acima, mas percebi que os dispositivos não mostram off-line, e eles mantém o estado antes dos travamento.

Também apenas reinicio o serviço z2mqtt e tudo volta.

Estou esperando chegar outro dongo para testar.

imagem

1 curtida

Alguma novidade, amigo?
Me aconteceu hoje novamente.

Algum log que possa direcioar?

1 curtida

Uma linha de onde começou o erro, mesmo da outra vez, não sei se ajuda em algo, mas as demais linhas são o mesmo erro de outros devices:

[2024-06-09 01:48:22] warning: 	z2m: Failed to ping 'Hue 1' (attempt 1/2, ZCL command 0x001788010b1f2bb1/11 genBasic.read(["zclVersion"], {"timeout":10000,"disableResponse":false,"disableRecovery":true,"disableDefaultResponse":true,"direction":0,"srcEndpoint":null,"reservedBits":0,"manufacturerCode":null,"transactionSequenceNumber":null,"writeUndiv":false}) failed (SRSP - AF - dataRequest after 6000ms))

Na realidade isso não é um erro. É um alerta que um dispositivo não respondeu a um ping. Isso poder ter várias causas, desde interferência da rede wifi na rede zigbee, até dispositivos realmente com sinal ruim. Diz uma coisa, qual é o dongle que você utiliza?

Algumas verificações você pode realizar baseando-se na própria documentação do Z2M:

  1. Utilize um cabo de extensão;
  2. Defina canais não coincidentes para sua rede wifi e zigbee;
    (ZigBee and Wi-Fi Coexistence | MetaGeek)
  3. Utilize dispositivos roteadores que possam melhorar a cobertura da rede zgbee.

Se você estiver utilizando dongle-e com drive ember, verifique este

site, e esta ferramenta de análise da rede zigbee desenvolvida pelo próprio desenvolvedor do drive ember.

Notei que no meu caso os travamentos são decorrentes pela enxurrada de informação que os sensores de presença humana geram, tenho 1 em cada cómodo, totalizando 13 sensores. A rede zigbee vai ficando lenta com delay nas coisas até travar.