Zigbee2mqtt sonoff dongle p e dispositivo roteadores (REDE INSTAVEL) SLZB-06

Minha rede zigbee possui 90 dispositivos sendo 46 roteadores. Aleatoriamente um ou dois dispositivos ficam desconectados. Se eu reparear eles eles voltam mas após umas 3 horas a rede cai completamente e quando reinício tudo volta ao normal após algum tempo um ou dois dispositivos caem novamente.

O que eu fiz até agora:
Atualizei o zigbee2mqtt para a última versão;
Atualizei o firmware do sonoff dongle P para a última versão;
Mudei o canal da rede para o 25 e fiz o repareamento de todos os 90 dispositivos.

A rede continuou a operar da forma citada acima.

Possuo 7 sensores de presença normalmente o mais comum é que um deles pare de se comunicar aleatóriamente (devido a iluminação automática sempre é o que eu percebo que parou, mas outras já caíram, fitas de led, etc.) desconfiei que eram eles pois eles envian muitas mensagens em um período curto de tempo congestionando a rede mas não consegui confirmar essa teoria.

Daí vem a pergunta, vi que para o cc2652 (sonoff dongle P) são aceitos 50 dispositivos conectados diferente a ele e até 100 rotas, se eu adicionar mais 2 sonoff dongle P a rede ficará mais estável? Pois, daí seriam até 150 dispositivos e até 600 rotas… E qual seria a diferença entre um interruptor roteador e um roteador dedicado igual ao sonoff dongle P? Somente confiabilidade?

Estou precisando de mais alguns dispositivos e estou pensando em parar de expandir a rede zigbee e começar a construir meus próprios dispositivos mqtt wi-fi sempre que possível… Mas isso dá um trabalho!

1 curtida

Se vc tem mais de um dongle, tenta dividir a rede instalando mais uma instância do z2m.

Usa 2 dos endereços abaixo para instalar mais um z2m.

https://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt/
http://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt/
https://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt
http://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt
1 curtida

Li alguns posts aqui, a verdade é que dei uma desesperada, pois atualmente já estou precisando adicionar mais uns 5-10 dispositivos, para testar a teoria dos sensores de presença overloading a rede com mensagens desnecessárias comprei um sensor da sonoff que expõe somente o LQ e o status da presença…

E também comprei dois sonoff dongle P para testa-los como repetidores. Mas durante a pesquisa aqui (para ler sobre o que você falou) achei um cara falando que roda três instancias e cerca de 230+, e havia mais pessoas fazendo o mesmo… Segundo o posto o cara diz que ele separa alguns dispositivos problemáticos em uma rede só para eles :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth: então acho que esse será o caminho assim que os dongles chegarem dou o feedback aqui (darei também deles como routers, ver se algo muda).
Obrigado pela Idea esperança renovada :rofl:

Minha experiência recente foi segregar em uma rede específica e quase dedicada aos sensores de presença mmwave da tuya, que sobrecarregam a rede.

Enquanto estavam na mesma rede quando passava de 70 dispositivos o z2m começava a apresentar instabilidades.

Hoje o uso zha para todos os outros dispositivos e o zigbee2mqtt para os mmwave e alguns outros. Tudo ficou estável.

Vale lembrar que é primordial que utilizem canais diferentes.

2 curtidas

Show de bola eu tenho quase certeza que o problema são eles assim que meus dongles chegarem vou fazer o mesmo, uma alternativa boa são os sensores de presença da sonoff pelo zigbee2mqtt somente são expostas 3 entidades: Presença, LQ e mais uma que não me lembro, não sei se o z2m somente ignora as demais informações mas também vou testa-los…

Depois que se acostuma com as luzes acendendo sozinhas fica difícil voltar atrás :joy:

1 curtida

Só para atualizar, com a atualização de ontem do Home Assistant core a rede voltou ao normal, os dongles ainda não chegaram (chegaram ao Brasil mas não foram entregues ainda). Depois da segregação da rede posto os resultados.

[edit]
Voltou a falhar :face_exhaling:

1 curtida

@Walber como configurar a segunda porta se os dois dongles possuem o mesmo serial/by-id?
image

[edit]

Usei dev/ttyUSB0 e USB1. Mas agora esta dando erro que a porta 8485 ja esta em uso.

[edit2]

Mudei a porta aqui, agora vou separar os dispositivos e ver se a rede fica estável.

Nao deu certo, comecei configurando as duas redes do zero agora estou em uma situação em que as duas possuem um único dispositivo mas eles não estão disponíveis no HA, consigo controlar eles via z2m mas não via HA :face_exhaling:

tentei usar o ZHA como segunda rede mas logo de cara me deparei com sensores de presença que não mostram o status da presença dai desisti.

Eu só tenho 1 coordenador, então não cheguei a rodar 2 redes ao mesmo tempo.
O que fiz foi usar uma de cada vez para fazer alguns testes, usando o coordenador conectado no roteador.

Se nenhuma das redes estão rodando, mesmo com a outra desativada, então é melhor começar do zero novamente.

Coloca a rede 1 para funcionar e não altere ela.
Pelo que vi a rede 2 tem que ter o panid diferente tbm.

Tá em russo mas dá pra ter uma ideia das alterações.

@Walber foi o que eu fiz, comecei tudo do zero (ainda estou readicionando os dispositivos).

O que eu alterei:

Tópico MQTT:
Rede 1 > z2m_n0
Rede 2 > z2m_n1

Serial:
Rede 1 > /dev/ttyUSB0
Rede 2 > /dev/ttyUSB1

Porta:
Rede 1 > 8485
Rede 2 > 8486

ID do client:
Rede 1 > Coord000
Rede 2 > Coord001

Canal:
Rede 1 > 25
Rede 2 > 20

Transmit power:
Rede 1 > 20
Rede 2 > 20

Data path:
Rede 1 > /config/zigbee2mqtt_net0
Rede 2 > /config/zigbee2mqtt_net1

** Alterar um por vez e ir reiniciando o HA e também o zigbee2MQTT pois as vezes a alteração não é feita se não reiniciar.

Acho que foi isso, as duas redes estão rodando simultaneamente aparentemente sem problemas.

Tomem cuidado com sensores de presença e medidores de enrgia, eles enviam muita mensagem o que acaba atrapalhando muito a rede, olha o exemplo abaixo em 1 minuto e meio de observação:

image
A net 1 possui os sensores de presença (ainda faltam instalar 2), a net0 possui todo o resto e dois medidores de energia.
1000 mensagens em um período de tempo muito curto. Se não fossem os medidores de energia a net 0 teria mandado quase nada de mensagem. Que doidera!


:sunglasses:

Soh dando um feedback para concluir, dividir as redes funcionou tudo voltou a funcionar perfeitamente, adicionei mais dois sensores de presença na rede secundária e esta tudo bem, rede funcionando de forma rápida e responsiva conforme esperado. Ter duas instancias do zigbee2mqtt Da um trabalhinho mas o resultado compensa. Ainda não sei se confio nos sensores de presença da SONOFF SNZB-06P.

Rede principal:

Rede secundaria:

1 curtida

Espera-se que os sensores de presença da SONOFF não causem este problema que os da TUYA têm causado.

É uma pena este comportamento, para os Tuya. Porque eles funcionam muito bem, a um custo bem justo e ainda tem o sensor de luminosidade. O de embutir, é muito bom, por poder ser ligado em ate 220v e ser de ótimo acabamento para a decoração.

Até verifiquei se havia alguma atualização d firmware, mas não há.

Os tuya fica mandando mensagem sem parar o sonoff fica em silêncio e quando detecta presença ele atualiza a presença e também a iluminância. Porém o pessoal está reclamando dele… Mas acredito ser a melhor opção principalmente para grandes quantidades de detectores, outra coisa, fiz a atualização do firmware dele pelo OTA do zigbee2mqtt, demorou uma hora mas funcionou…

OTA Update para zigbee é mesmo lento para qualquer dispositivo. Não é um erro, é o padrão.

Para dar um feedback, eu achei que tinha resolvido mas o problema foi amenizado não eliminado.

Já estava quase desistindo quando vi em um fórum uma pessoa dizendo que alguns sonoff dongle perdem algumas informações da sua memória durante a ópera e quando você reinicia o z2m ou faz um Power cycle no dongle ele volta ao normal (exatamente o que estava acontecendo comigo).

Assim procurei um novo coordenador e encontrei o slzb06 que possui firmware diferente do dongle p e possui dois controles dentro dele um para controlar a rede zigbee e outro para fazer a comunicação.

https://smlight.tech/

A gravação de firmware dele e algumas configurações são feitas via browser e ele te dá a configuração a ser colocado no HA

Fiquei com dois sonoff dongle sobrando então resolvi adiciona-los como roteadores (gravei o firmware router).

Continuei com as duas redes zigbee deixando os sensores de presença em uma rede dedicada.

E durante 3 dias de testes está tudo perfeito e super rápido, muito rápido mesmo, nada falha, uma coisa que eu notei eh que o o uso de CPU ficou super baixo

Uso de CPU antes 0.8~1.2 (0 significava que a rede tinha caído.
Uso de CPU depois 0~0.6

Uso de ram antes 0.6~1
Uso de ram depois 0.6

O novo coordenador ficou do lado de uma switch que possuo, não usei a função POE pois a switch não possui saída POE mas essa é uma possibilidade muito interessante.

Não sei se a solução foi mudar o coordenador de lugar (estava no escritório com o coordenador da segunda rede e com um roteador wi-fi mesh), substituir o coordenador ou adicionar dois roteadores…

Se forem comprar comprem o M, comprei o normal mas o M possui umas funções bem interessantes como possibilidade de verificar o melhor canal…

Por hora está excelente, tomara que continue assim pois estou sem ideias :pray::raised_hands:

1 curtida