Minha rede zigbee possui 90 dispositivos sendo 46 roteadores. Aleatoriamente um ou dois dispositivos ficam desconectados. Se eu reparear eles eles voltam mas após umas 3 horas a rede cai completamente e quando reinício tudo volta ao normal após algum tempo um ou dois dispositivos caem novamente.
O que eu fiz até agora:
Atualizei o zigbee2mqtt para a última versão;
Atualizei o firmware do sonoff dongle P para a última versão;
Mudei o canal da rede para o 25 e fiz o repareamento de todos os 90 dispositivos.
A rede continuou a operar da forma citada acima.
Possuo 7 sensores de presença normalmente o mais comum é que um deles pare de se comunicar aleatóriamente (devido a iluminação automática sempre é o que eu percebo que parou, mas outras já caíram, fitas de led, etc.) desconfiei que eram eles pois eles envian muitas mensagens em um período curto de tempo congestionando a rede mas não consegui confirmar essa teoria.
Daí vem a pergunta, vi que para o cc2652 (sonoff dongle P) são aceitos 50 dispositivos conectados diferente a ele e até 100 rotas, se eu adicionar mais 2 sonoff dongle P a rede ficará mais estável? Pois, daí seriam até 150 dispositivos e até 600 rotas… E qual seria a diferença entre um interruptor roteador e um roteador dedicado igual ao sonoff dongle P? Somente confiabilidade?
Estou precisando de mais alguns dispositivos e estou pensando em parar de expandir a rede zigbee e começar a construir meus próprios dispositivos mqtt wi-fi sempre que possível… Mas isso dá um trabalho!