Zigbee2mqtt - Limite de 6 sensores de movimento no adaptador Cc2531?

Home Assistant em Raspberry Pi 4 com adaptador zigbee2mqtt USB cc2531.

Pareei com sucesso 6 sensores de movimento sonoff SNZB-03, todos funcionando lindamente. Não há mais nenhum dispositivo zigbee no coordenador.

Quando tento parear o 7o sensor o sistema nem acusa entrevista nos logs, não acontece nada. Tentei com outros 3 sensores novinhos (abri da caixa) para me certificar que não era problema da peça e nada. Todos os 3 sensores que não consegui parear no zigbee2mqtt foram pareados com sucesso em outro hub zigbee que possuo aqui.

Já tentei de tudo, reiniciei o raspberry, tirei o adaptador USB, troquei de porta, desliguei tudo quanto é bluetooth de perto, desliguei o outro hub zigbee da rede etc.

Alguém teria uma luz? Ou é limite do adaptador cc2531?

  • creio que o limite seja algo em torno de 15 sem outros dispositivos repetidores/roteadores, mas…
1 curtida

cara você não tem um repetidor na sua rede. Se você tiver pode sicronizar com ele em vez do seu cordenador cc2531. Talvez isso resolva. Aqui casa ta assim .

1 curtida

Obrigado pela resposta meu amigo. Vou encomendar uns repetidores e espalhar pela casa. Dando certo volto aqui pra confirmar.

Olá @fberbert . Eu uso a mesma configuração sua (Rasp4 com o CC2531) e tenho 11 dispositivos conectados, sendo apenas 1 router, os demais são endpoints. No meu coordenador, 8 ficam conectados diretamente, e o router conecta os outros 2 endpoints. Acho que não é uma limitação do CC2531 para apenas 6 endpoints, e nem a necessidade de um router.

Pode ser que o sinal esteja fraco porque os dispositivos estão muito afastados dele e na sua casa tenha grande interferência de outras redes 2.4GHz. Tb é bom usar aquela antena com maior alcance no CC2531 para ajudar no sinal (não sei se vcê já usa, seria essa da imagem, é a que eu uso aqui).

Espero ter dado uma “luz” em algo.

Olá @AndersonBorba, qual repetidor você usa/indica ?

Cara eu uso interruptor Sonoff zigbee ele mesmo repetidor de sinal também. Eu tenho 70 dispositivos eles tão tudo funcionando na rede

Olá @fberbert, estou passando pela mesma dificuldade que você.

Já tenho o Home Assistant em um Pi4 faz um tempo. Iniciei há pouco no mundo Zigbe após comprar um cc2531 e colocar dois sensores de porta. Funcionaram perfeitamente.

Comprei mais 6 sensores para janelas e pra minha surpresa, após ter pareado 5 sensores, não consegui mais nenhum.

Se eu elimino um dos pareamentos e faço com outro sensor, funciona normalmente. Se tento parear o que acabei de eliminar, nada feito! Ou seja, parece ser claramente uma limitação no meu ambiente, apesar de não fazer sentido e saber que o cc2531 não tem essa limitação.

Não é questão de sinal, pois todos os pareamentos são feitos com o sensor encostado fisicamente no stick cc2531, portanto, não sei mais o que fazer.

Já encomendei dois plugs que são repetidores mas ainda demoram pra cruzar o globo. (China)

Uma outra dúvida que queria tentar esclarecer: Alguém sabe a diferente entre os Add-Ons “Zigbee2mqtt” e “Zigbee2mqtt Edge”.

Obrigado!

Dando um update no tópico: não houve jeito de parear o 7o dispositivo, tentei de tudo. Daí o que fiz? Criei uma instalação do zero no PC usando VirtualBox e no momento estou com quase 30 dispositivos entre endpoints e routers. A configuração é a mesma, mas no PC está funcionando perfeitamente. Posso ter feito alguma coisa ou a instalação ficou corrompida. Assim que sobrar tempo vou criar um snapshot da versão virtualizada e vou upar para o raspberry pra testar.

“Zigbee2mqtt” é a versão oficial… como se fosse a versão comercial.
“Zigbee2mqtt Edge” é como se fosse a versão beta… As alterações são implementadas nessa versão antes de virar a versão oficial.

Informação adicional, se for útil. Eu estava travado em 5 pareamentos e resolvi reiniciar o processo.

Desinstalei o Add-on, apaguei a pasta zigbee2mqtt e pra minha surpresa, ao parear o primeiro sensor ele já veio com o nome que eu havia atribuído antes.
Pesquisei e descobri que fica salvo um backup na pasta “\data” a qual eu não tenho acesso por ter a instalação do HA como OS.
Descobri também que se alteramos “channel”, “pan id” ou “network_key” forçamos um novo pareamento e foi o que fiz.

Após fazer isso, minha instalação permitiu um sexto pareamento. Mas travou nos 6.

Uma outra ideia que li em outros fóruns foi um acoplamento de uma fonte no dongle. É como se o Pi4 não estivesse sendo capaz de prover a energia necessária para que o dongle funcionasse 100%. Já viram algo a respeito? Tenho que entender melhor como fizeram isso.

@dsduarte Obrigado!!!

Galera,
Estava com o mesmo problema! Não conseguia mais de 6 dispositivos pareados. Em conversa com o Patrick, da PATTE TECH ele me orientou a excluir todos e cadastrar os dispositivos repetidores primeiro. Fiz isso com dois interruptores zigbee zemismart e deu certo! Tenho 17 dispositivos agora pareados…
O problema é que NENHUM está aparecendo no HA na pagina de dispositivos e nem nas entidades… Alguém sabe o que pode ter acontecido!? Pelo Z2mqtt consigo ler e controlar todos, mas não aparecem para inserir em nenhum cartão, grupo e etc…
Vi uma mensagem de erro no MOSQUITTO

Quando busca na lista de entidades o nome que deu pra cada um na interface do zigbee2mqtt, não aparecem?

1 curtida

Galera,
Resolvi o problema! Na verdade fui no mosquitto, lá nas integrações e mandei reconfigurar. Coloquei usuário e senha e ele puxou pro HA todos os dispositivos cadastrados no z2mqtt. Usei o mesmo usuário do HA, pois na configuração/instalação do mosquitto eu não havia colocado nenhum!

1 curtida

@cefranco Resolvi aqui! Obrigado pela atenção!

1 curtida

Pessoal,
Voltei a ter problemas! tenho 6 dispositivos router, além do coordenador e minha rede não aceita mais de 20 dispositivos! nada mais consegue parear! nem excluindo os existentes consegui incluir outros dispositivos… estou desconfiando do CC2531. Alguém mais teve esse tipo de problema?

1 curtida

Provavelmente é a limitação só cc2531…
Eu migrei praquele novo sonoff dongle e é só alegria.