Zigbee2MQTT dispositivo conectado direto ao coordenador

Boa tarde, meu controlador dos portões somente se conecta com o coordenador da rede mesmo o sinal estando horrível, há algo que eu possa fazer para ele se conectar através de um caminho melhor como por exemplo “sensor de presenca da suíte” (no digrama abaixo)…

Estou pensando em adicionar um sonoff dongle P ou E com firmware de router mas será que irá resolver?

Visão geral:

Não se preocupe tanto com essa informação de conexão com o coordenador. Observe que o controlador se conecta em malha com outros dispositivos. Isso mantém a rede mais estável.

Minha experiência com um dongle p como router é que ele cumpre o mesmo papel que outros dispositivos router e ele não toma o papel do coordenador para outros dispositivos router. Ou seja, seu controlador de Portões continuará conectando no coordenador.

Então… A comunicação com ele está muito falha, as vezes ele funciona e as vezes não, acabei de migrar os dispositivos do hub Zemismart Tuya para o Z2M antes funcionava de forma super confiável.

[Edit] Estou pensando aqui talvez ele só não funcione com o modo pulso (quando manda ligar ele desliga após 0,5 segundo) pois quando eu mando ele ligar ele liga e desligado logo em seguida mas o AHA continua mostrando ele como ligado, vou tentar mudar o modo de operação dele.

Qual dongle está usando?

Qual integração está usando, zha ou zigbee2mqtt?

Pelo HA talvez não tenha como alterar o modo de operação. Precisa ver as configurações disponíveis que podem ser diferentes da tuya

zigbee2mqtt

Apertando o botão físico dele ele alterna entre os modos de operação, amanha eu vou tentar… Hoje ja foi punk adicionei 51 dispositivos novos…

Dou o feedback aqui amanha!!

Valeu cara!

Qual dongle você está usando?

Estou usando o Sonoff dongle plus.

@Robsongrs , você configurou 20dbi no Transmit Power no seu zigbee2mqtt?

Se ainda não fez, vá no zigbee2mqtt, settings/advanced. é o último campo. Configure e clique em submit. Não me lembro se necessita reiniciar o Z2M.

Mudando por aqui ele muda pra ON e permasce ON mesmo no físico o relé indo pra OFF, repare o link quality.

Mudando por aqui ele vai para ON e também detecta que o relé foi para OFF no físico.

você configurou 20dbi no Transmit Power no seu zigbee2mqtt?

@andregoncalvespires vou alterar aqui para ver se o link quality melhora.
De vez enquanto durante a abertura e fechamento do portão ele para no meio do caminho devido a placa mandar dois comandos =( e olha que o portão é de fechamento/abertura rápido em…

É meio normal a interface do Zigbee2mqtt dar essas travadas. Como você utilizar os cards, fica mais correto. Entendo que está normal, conforme sua descrição.

1 curtida

Eu tenho dispositivos que tem 0 de link e funciona bem. Por isso, digo que você não deve se prender a isso.

Você criou alguma automação para desligar o rele depois de 1 segundo para simular o pulso? Esses dispositivos não possuem essa configuração no zigbee2mqtt e zha, então você precisa desligar por automação.

@andregoncalvespires isso mesmo pela interface z2m vários dispositivos funcionam de forma muito estranha, mas pela página de gerenciamento de dispositivos tudo funciona conforme esperado. Obrigado ai cara.

Ah eh! Mudei a potencia do dongle para 10dbm, tudo certo… Isso é vida demais tudo local, perfeito!

Outra coisa @andregoncalvespires, estou começando a desconfiar do meu rasp (Model 3B+) parece que ele está começando a ficar lento, demorando para abrir as coisas etc. farei um upgrade em um futuro não muito distante, pegar um model 4B 8GB e SSD pra ver se a performance melhora…

Que bom que está funcionando. Só não entendi por que configurou 10dbm e não 20dbm. Mas ok.

Sobre o upgrade de hardware, sugiro dar uma olhada em mini pc. Existem opções bem mais baratas que RSPI e com performance superior. Eu utilizo um.

Compra outro rasp não, home assistant popularizou no rasp porque era extramamente barato (la fora), aqui apesar de nao ser barato era custo beneficio. Agora não é mais, rasp vale a pena pra uso especificos que precisam de GPIO ou de consumo eletrico extremamente baixo. Os mini pcs x86 estao mais baratos, mais performance, com muito mais custo beneficio e consumo elétrico (apesar comparativamente mais alto) bem baixo.

2 curtidas

@ariel_leventhal certo, no momento da aquisição criarei u novo tópico solicitando sugestões e também forma de instalação…

Medo de interferir no meu WiFi

So manter zigbee e wifi em canais diferentes

@ariel_leventhal cara, tive tanto trabalho para ajustar todas as automações bode red notificações que estou pensando em pegar o rasp mesmo pois assim eu consigo mudar o hardware sem ter que refazer tudo, estou chegando a mais ou menos uns 85 dispositivos instalados… Com um mini PC eu consigo migrar sem ter que refazer tudo?

Mas você pode aproveitar tudo com backup.