Zigbee no HA e no Smart Life ao mesmo tempo

Pessoal, sou novo neste mundo da automação e aqui na comunidade. Instalei HA com um dongle zigbee 3.0 da Sonoff (integração ZHA). Tenho diversos dispositivos zigbee, foi minha decisão depois de estudar bastante as opções. Tudo funcionando perfeitamente, mas gostaria de ver os dispositivos também no Smart Life, que já tenho “integrado” com Alexa. O problema que estou tendo é que não sei se posso fazer desta forma. não sei se é possível reconhecer o dongle no Smart Life, pois não tem um reset necessário na busca de reconhecimento. Tenho também um hub zigbee cabeado da NovaDigital. Funcionou com SmartLife, mas não sei como integra-lo no HA, se é que isso seria uma solução. Como podem ver, apesar de ter avançado um pouco, ainda estou perdido. Agradeço alguma ajuda e a paciencia de voces.

Amigo, os dispositivos que você tem no smart life são wifi? Acredito que sim.

Você não vai conseguir fazer como está querendo. Você consegue o contrário, adicionar os dispositivos do smart life no HA pela integração tuya ou local tuya, e expor todos os dispositivos do HA na Alexa.

Te garanto que é a melhor saída, e definitiva.

Muito obrigado Andre. vou tentar

Amigo.

Se você conectar seus dispositivos zigbee localmente no HA com o ZHA ou Zigbee2MQTT não vai conseguir parear o dispositivo com o Hub Tuya, é um, ou outro.

Mas há uma forma de você utilizar os dispositivos zigbee Tuya tanto pelo App Tuya, quanto localmente no HA, para isso, você precisa removê-los do HA, se conectar no App Tuya/Smartlife e adicionar todos os seus dispositivos pelo seu hub e uma que tudo esteja no App Tuya/Smartlife, você pode utilizar integrações locais para dispositivos Tuya para integrá-los localmente no HA, mas mesmo funcionando local, as integrações exigem que eles estejam conectados na rede tuya, pois utilizam um local key para se conectar aos aparelhos.

Aqui em casa eu tenho mais de 100 dispositivos Tuya e utilizo todos eles localmente (inclusive os Wi-Fi) da seguinte forma:

  1. Tenho tudo conectado ao App Smartlife;
  2. Configurei a integração make-all/tuya-local: Local support for Tuya devices in Home Assistant (github.com) que está excelente e configura seus dispositivos automaticamente pelo QR Code do App Tuya.

Obs.: Essa integração vai reconhecer 90% dos seus dispositivos, mas é preciso adicionar uma a uma, porém o processo é automático, pela API da Smartlife utilizando o QR Code (assim como na integração oficial da Tuya). Ela reconhece inclusive (apenas como leitura) algumas fechaduras nacionais, como a Intelbras IFR 7000/7001 (Tenho 2 aqui funcionando perfeitamente como leitura de sensores).

  1. Os dispositivos que não foram reconhecidos pela integração anterior, eu uso a integração xZetsubou/hass-localtuya: :small_blue_diamond: A Home Assistant integration to handle Tuya devices locally “fork from localtuya” (github.com) para adicionar manualmente os dispositivos faltantes.

  2. O que sobrar, tenta a integração oficial (como campainhas inteligentes, câmeras, etc), por exemplo, eu tenho 2 campanhinhas da Intelbras IVW 3000 e elas só funcionam pela integração oficial da Tuya, mas funciona bem.

Obs.: Essa integração oficial tem um problema e por isso eu deixo pra integrar ela por último, você não consegue adicionar dispositivo a dispositivo, ela carrega tudo que está no App (até mesmos os dispositivos que ela não suporta), aí você tem o trabalho de ter que ir lá em todos eles e DESATIVAR, para não ficar aparecendo as entidades duplicadas no HA.

Aqui tem funcionado muito bem dessa forma, parece gambiarra, mas funciona bem e tenho todos os dispositivos tanto no HA (98% trabalhando localmente) quanto no App SmartLife (online).

Muito obrigado. O André já havia me passado umas dicas assim. Agora voce passou mais detalhes. Vou estudar depois.

Mas pra começar, já entendi que devo colocar tudo no SmartLife e ai integrado ao HA. Fiz alguns testes, bem simples usando integração Tuya no HA. E por estar no SmartLife, integrado a Alexa também. Valeu!