Zigbee: Hub Tuya no H.A.. É possível?

Gostaria de saber se existe alguma possíbilidade de usar um hub Tuya Zigbee no H.A. para acessar os dispositivos.

Comprei um hub da tuya e dois sensores de portas. Configurei o HUB na rede, configurei os sensores, tudo certo no aplicativo da tuya.

No home assistant, no localtuya, consegui adicionar o hub. Ele aparece ok para mim. Mas não mostra os dispositivos Zigbee.

No home assistant, pela integração oficial da Tuya, vejo os dispositivos Zigbee.

Mas a minha intenção é usar tudo offline, pelo localtuya ou outro addon.

A duvida é… é possível usar um hub zigbee no H.A.? Ou realmente vou precisar de um aparelho USB para usar o Z2MQTT?

Não queria usar o USB pq já comprei o HUB e a central fica na laje da casa, longe dos dispositivos…

Infelizmente não. Existem outras discussões dessa já com detalhes. Dá uma pesquisada aí.

Pará trazer os sensores você precisará utilizar a integração oficial Tuya.

Sim, pesquisei muito já, tanto que estou usando a integração oficial, como mencionado no post.
O que desejo é usar diretamente no H.A., sem o uso da nuvem da tuya.

Achei um projeto de 2020 que faz isso, mas não pude testar ainda. E esse projeto foi encerrado, porém, o localtuya não importou. Então, acredito que não seja mais compatível com vários novos dispositivos.

Vi que é possível mudar o firmware de alguns hubs também, mas não achei informação do hub da tuya em especifico.

Tudo o que vejo é o feijão-com-arroz, dongle e Z2MTTQ. Muito dificil achar material diferente disto. Por isso o post.
O unico parecido que achei aqui foi de uma pessoa perguntando se era compatível e obteve um não, a certo tempo. Pode ter mudado desde então. Tenho visto em alguns locais pessoal tentando resolver isso, mas como não é muito minha praia o Zigbee, resolvi perguntar aqui, caso alguém já tenha passado por isso.

Mas pelo que estou vendo, não vai ter solução mesmo. Só gostaria de entender o porque, já que, aparentemente, é uma linguagem/parâmetros mais universal.
Talvez daí partir para ajudar uma solução.

Então os da tuya não da mas tem hubs/bridge zigbee m-wigi que funcionam com z2m ou zha

1 curtida

Eu já usei no HA o hub da sonoff com tasmota.
Eu acho que o da tuya não tem como… se tiver como, procure por firmwares alternativos para o modelo de hub que você tem.
Sobre o você só achar informações sobre dongle e zigbee2mqtt, isso é porque é a melhor maneira pra montar a rede zigbee no HA.

É possível se for o Hub da Zemismart com suporte ao Homekit da Apple.

Nesse caso você o importa usando o Homekit Controller do HA, eu uso o meu assim já que o Zigbee2MQTT e ZHA não funcionam corretamente com minhas lâmpadas zigbee da Tuya. Como não consigo programar o status da lâmpada quando restabelece energia usando essas soluções eu deixei o hub no app da Tuya para poder configurar o status mencionado, mas fora isso todo resto é local e não necessita do app da Tuya.

Mesmo que o hub fique sem conexão com os servidores da Tuya todos os comandos via Homekit são processados localmente devido as exigências da Apple.

EDIT: esqueci de mencionar que só vai funcionar com os dispositivos que a Zemismart integrou com Homekit. Várias lâmpadas, tomadas e etc funcionam, mas tentei colocar um controlador de fita LED da Gledopto e ele não aparece para o Homekit, nesse caso só usando o app da Tuya mesmo.

2 curtidas