Zigbee como ter certeza que o equipamento funciona com HA + CC2531?

Como ter certeza que o equipamento funciona com HA + CC2531?

Tem alguma maneira te ter certeza que o equipamento vai funcionar 100%?

Não sei se dá para ter 100% certeza mas essa lista do zigbee2mqtt até agora serviu para mim.

1 curtida

Mesmo a lista não é garantia.

Tem muita coisa que não está na lista e funciona, porque é o mesmo hardware, apenas com uma “capa” diferente.

Mas as vezes o fabricante trocar o hardware a mantem a capa, ai pode não funcionar mais.

Comprávamos um interruptor de um vendedor e era muito bom, de repente, começaram a vir uns que não integravam mais. Foi fácil resolver, mas foi um problema.

A lista é uma boa referência. Mas eu diria que tem uns 50% de chance de funcionar e não estar lá, e uns 5% de estar lá e não funcionar, rsrs

Em geral é bom perguntar no grupo antes de comprar se alguém já tem e funciona, Mas mesmo assim, mesmo comprando do mesmo vendedor, tem uma chance, muito pequena mas tem de não funcionar mais.

1 curtida

Mas quando não identifica como posso fazer para forçar/desenvolver/chorar pra alguém (kkk)??

Sou desenvolvedor web, mas posso tentar me aventurar a resolver problemas.

Ex.:

Comprei este cara aqui: Tuya Door Magnetic Sensor (ZM-CG205) Zigbee compatibility

E ele não identifica nada, como começo a resolver??

Fora que tem uma outra sirene que comprei que ele lista mas não mostra os dados de humidade e temperatura: Neo NAS-AB02B0 control via MQTT | zigbee2mqtt.io

Como sou muito novato (Instalei o meu HA no RASP4 com M.2 hoje), não consegui achar os caminhos para tutoriais etc.

Se alguém puder me dar uma direção, agradeço (livro, video, tutorial, qq coisa que ajude a correr atras).

Eu também estou com essa sirene parada :frowning: Pelo que consegui achar na internet, o Z2M “reconhece” (pelo menos foi o meu caso) mas não faz mais nada, não aciona o som, nem pega as leituras de temperatura e umidade. Dizem que se tiver um hub zigbee da TuYa, e ligar ela primeiro nele e depois no Z2M, ela passa a funcionar, mas, como não tenho, hub zigbee da Tuya, não pude testar. Alguém sabe algo a respeito ?

1 curtida

Fora a sirene, todos os dispositivos zigbee de minha rede são da Sonoff (SnZb-01, SnZb-02, SnZb-03, e SnZb-04), e até o momento funcionaram muito bem. O primeiro item que não é da Sonoff, é justamente a sirene Neo NAS-AB02B0, que não funcionou :stuck_out_tongue_closed_eyes:

1 curtida

Quero aprender como que programa estas desgraças, ou como que acessa os devs, para pegar as manhas de instalar/desenvolver.

Bom, uma atualização da situação da sirene. Chegou o meu Hub Zigbee (TuYa). Depois de parear a sirene com o Hub Zigbee pelo App Smart Life, testei com sucesso, tanto as leituras de temperatura e umidade quanto o toque da sirene no App Smart Life.

Em seguida, seguindo a informação dos sites gringos (Neo NAS-AB02B0 support new hardware identify · Issue #7051 · Koenkk/zigbee2mqtt · GitHub):

“I confirm that after pairing the siren to the Tuya gateway and disconnecting it from the gateway, without resetting to factory settings, the siren is paired with the SS2652Z Zigbee2MQTT cordinator and outputs data on its sensors to the home assistant.”

Desconectei a sirene (apaguei no App Smart Life) e as leituras e acionamentos passaram a funcionar no Home Assistant. O meu Zigbee2MQTT é o CC2531.

No meu caso, ao menos, o problema está resolvido. Mas resultou em um gasto “desnecessário” com um Hub Zigbee que não devo utilizar muito, mas, pelo menos, vou ter mais uma opção para testes.

1 curtida

Opa blz.

O meu já não deu certo, fiz o procedimento e nada. Como tenho mais sensores que não funcionam com ZigbeeMQTT vou ver se consigo instalar eles no hub zigbee integrando com o tuya pelo plugin do HA mesmo. Pelo menos não perco o resto dos equipamentos.

Uma pena que não funcionou aí. Essa sirene, uma vez que seja reconhecida, é muito legal. Por exemplo, tem uma “melodia” que é um latido de cachorro. Fiz uma rotina Node-RED que, todo dia, nas hora de alimentar os cachorros, muda a melodia para os latidos, gera o som para me lembrar e depois volta ao som normal, que é o usado quando alguém toca a campainha.

1 curtida