Ventilador de teto + sonoff mini

Boa noite, pessoal.

Aqui no meu AP eu tenho 3 ventiladores de teto, 2 são instalados sem paralelo e 1 tem paralelo, preciso de ajuda para colocar um sonoff mini em cada ventilador para controlar a lâmpada junto com os interruptores, se alguém tem idéia de como fazer segue na imagem abaixo como estão instalados.

Opa Edemur, tudo tranquilo.

Cara, basicamente vc vai ter que separar por completo do circuito o interruptor destinado a ligar a lâmpada. E neste interruptor conectar ao S1 e o S2 do Sonoff Mini. Ai o fio de retorno que vc tinha originalmente ligado ao interruptor, agora terá que ser ligado na saída do Sonoff Mini.

Bom dia Adessotti, entendo apenas o básico de elétrica, então me corrija se estou falando besteira, dessa forma que você escreveu o sonoff não cortaria toda a energia do ventilador e pararia de funcionar até o motor?

E sobre o outro ventilador que tenho sem interruptor paralelo: como eu poderia colocar o sonoff mini para controlar apenas a lâmpada?


Fiz um esquema meio +/- aqui no celular só para vc entender melhor.

Primeiro vc precisará separar no seu painel de controle oque é para o ventilador e oque é para lampada.
A parte do ventilador permanecerá intocada, subtraindo apenas a ligação que é da lampada.
Ai vai ficar como está no desenho: Originalmente como é hj e como ficará com o Sonoff.
Para ligar os interruptores em paralelo, tem que rever a ligação entre eles, ai vc pode se basear no diagrama que retirei do proprio site da Sonoff (está melhor que o meu kkkk).
140928

Boa noite galera tudo certo?
Sou novato aqui e to precisando de uma ajuda se possivel.

Qro fazer a instalaçao de um Sonoff Mini R2 em um quarto que tem interruptor triway + interruptor do ventilador em paralelo.
Pelo que fiz os testes o fio FASE chega no interrutor normal, e o retorno está no ventilador…
Ja achei meio estranho ai pq todo tutorial que vi no YouTube sobre instalaçao de ventilador o fio FASE chegava direto no interruptor do ventilador e o retorno que ficava no triway.
Porem, testando com uma caneta teste, o fio central do interruptor triway apita mesmo com a luz apagada, enquanto o fio dentral do ventilador para de apitar qdo a luz ta apagada.

Enfim, pra nao ter trabalho de puxar um fio NEUTRO da luz pro interruptor triway, eu gostaria de instalar o sonoff na caixinha do interruptor do ventilador, pq ai consigo puxar um NEUTRO direto da tomada em baixo do interruptor do ventilador.
Li que aparentemente tem jeito de fazer isso, mas to meio perdido em como vou alimentar o sonoff com o fase, sendo que o central do ventilador é so o retorno.
Alguem poderia me ajuda de alguma forma? Se possivel por whatsapp ou algo do tipo?
Qualquer ajuda pra elucidar a ideia é bem vinda!

Não consegui entender direito a ligação, mas eu acho que talvez vc confundindo algumas coisas.

Basicamente vc vai ignorar todas as ligações do three way e ligar o r2 usando fase + neutro e ligando a lâmpada direto na saída do r2.
Vc pode pegar o neutro e a fase da tomada abaixo para fazer a ligação do r2.
Assim vc tem a lâmpada senso acionada apenas pelo App.

Agora para fazer o three way vc vai usar o S1 e S2 do r2, ficando a maneira abaixo:

Lembrando que NENHUM fio ligado ao S1, S2 ou nos interruptores devem ser ligados a rede elétrica.

Provavelmente o interruptor da lâmpada é ligado ao interruptor do ventilador, vc vai ter que modificar a ligação para isolar esse interruptores.