Vale a pena investir em zigbee ou melhor esperar o Thread?

Bom dia, sou novo no mundo da automação e comecei a pesquisar mais sobre o assunto esses dias. Até pouco tempo atrás decidi investir mais em produtos zigbee como lampadas da zemismart, hub da zemismart, interruptores da zemismart, lampadas philips hue com a bridge. Estou pensando em comprar motores de cortinas, sensores de presença e fechadura digital tudo zigbee. Para nao sobrecarregarca wifi da casa e nao depender de servidores dos fabricantes. Com a chegada desse protocolo matter essa rede thread não sei se vale a pena continuar investindo em zigbee, pois nao deixam claro se os dispositivos zigbee serão atualizados para essa rede. Se o hub zigbee será inutilizado. Se teremos q comprar “hubs” thread ou o roteador mesh vai criar essa rede? Enfim vale a pena continuar investindo em zigbee? Ou espera produtos thread?

Não vejo uma necessidade de migração dos dispositivos zigbee para matter em uma possível atualização. Isso porque eles já funcionam totalmente de forma local, de forma muito estável, e baixo consumo de bateria (para os não alimentados). Então os dispositivos zigbee que tenho, não tenho expectativa de substituí-los. Se houver necessidade, ainda daria prioridade a eles em uma nova aquisição. Opção por dispositivos wi-fi (inclusive matter), só os que não tiverem versão zigbee, ou que funcionem localmente.

Matter, por mais que esteja batendo à porta, acredito que levará mais de ano para ter disponibilidade de soluções diversas no mercado

Muito obrigado pela explicação. Sem sombra de dúvida eu darei preferencia para zigbee ao invés de wifi mas a dúvida é essa rede thread, que pelo q entendi tb funcionará de forma local. Apesar de achar q vai demorar muito para os dispositivos virem adaptados a thread. Minha esperança que os dispositivos venham tanto compatíveis com zigbee e thread.

1 curtida

Que tipo de retorno é possível obter com tal investimento?Estou interessado em comparações com o mercado monetário, pois estou mais familiarizado com essa categoria, especialmente em termos de estrutura e instrumentos. Além disso, é importante escolher um corretor confiável. Ler mais informações sobre o assunto.
Investir em tecnologia também é uma boa forma de ganhar dinheiro, mas é importante ter experiência.

1 curtida

Nunca espere a próxima tecnologia. Se fizeres isso nunca farás nada.

2 curtidas

Em parte, tem razão. Mas penso que a tecnologia não só deve ser útil, como também deve ser rentável no final

Eu penso que quando o Matter começar a ser priorizado, os equipamentos ZigBee vão ficar mais acessíveis. Como o amigo falou, o ZigBee é estável, funciona local e principalmente, já tem bastante coisa pronta pra ele. O Matter quando começar a ser vendido mesmo vai ser igual toda novidade.

o iPhone 15 já vem com Thread nativo

Eu migrei todos meus dispositivos possíveis para Zigbee. O único problema para o Zigbee é a interferencia que ele sofre com Wifi 2.4 e outros dispositivos eletronicos. No geral, o Wifi não tem esse problema tão acentuado.

O Thread me parece promissor para substituir o wifi. Eu vi alguns estudos teóricos sobre o consumo comparando o Zigbee com o Thread e ao que parece não teria uma diferença tão perceptivel.

O que eu diria é que o zigbee está barateando e é uma ótima opção. E com a integração nativa do Home assistant fica quase um ligar e conectar sem dor de cabeça para a maioria dos dispositivos.

Ao meu ver não faz sentido esperar primeiro por que ainda existem poucos dispotivos Thread. Segundo, por que devem ser mais caros do que o zigbee, e o zigbee deve inclusive baratear ainda mais.

E por ultimo, o home assistant permite que tu tenha varias integrações. É pra isso que ele serve. Então tu pode no futuro ir migrando aos poucos para o novo protocolo .

Existe um outro ponto importante que vale para os dois protocolos: segurança.

O zigbee tem alguns problemas de segurança conhecidos como o replay attack (copiar um comando executado e repetir ele em outro momento). Apesar de serem problemas , eles são conhecidos e tem como contornar.

O Thread é um protocolo novo e como tudo que é novo, tem problemas novos que serão explorados.