Vale a pena investir em zigbee ou melhor esperar o Thread?

Bom dia, sou novo no mundo da automação e comecei a pesquisar mais sobre o assunto esses dias. Até pouco tempo atrás decidi investir mais em produtos zigbee como lampadas da zemismart, hub da zemismart, interruptores da zemismart, lampadas philips hue com a bridge. Estou pensando em comprar motores de cortinas, sensores de presença e fechadura digital tudo zigbee. Para nao sobrecarregarca wifi da casa e nao depender de servidores dos fabricantes. Com a chegada desse protocolo matter essa rede thread não sei se vale a pena continuar investindo em zigbee, pois nao deixam claro se os dispositivos zigbee serão atualizados para essa rede. Se o hub zigbee será inutilizado. Se teremos q comprar “hubs” thread ou o roteador mesh vai criar essa rede? Enfim vale a pena continuar investindo em zigbee? Ou espera produtos thread?

Não vejo uma necessidade de migração dos dispositivos zigbee para matter em uma possível atualização. Isso porque eles já funcionam totalmente de forma local, de forma muito estável, e baixo consumo de bateria (para os não alimentados). Então os dispositivos zigbee que tenho, não tenho expectativa de substituí-los. Se houver necessidade, ainda daria prioridade a eles em uma nova aquisição. Opção por dispositivos wi-fi (inclusive matter), só os que não tiverem versão zigbee, ou que funcionem localmente.

Matter, por mais que esteja batendo à porta, acredito que levará mais de ano para ter disponibilidade de soluções diversas no mercado

Muito obrigado pela explicação. Sem sombra de dúvida eu darei preferencia para zigbee ao invés de wifi mas a dúvida é essa rede thread, que pelo q entendi tb funcionará de forma local. Apesar de achar q vai demorar muito para os dispositivos virem adaptados a thread. Minha esperança que os dispositivos venham tanto compatíveis com zigbee e thread.

1 curtida