Meu HA está rodando em um Raspberry Pi4, com um SSD e alimentado pela fonte original do RBP4 de 5V e 3A. Tenho percebido que meu HA fica enviando a mensagem de alerta de “Undervoltage detected”. Tenho algumas coisas que não estão funcionando mas acredito que sejam por outros motivos, aparentemente funciona normal apesar da mensagem constante (ou não ). Alguém que use RBP4 já teve essas mensagens de “undervoltage detected”? Qual fonte de alimentação vcs usam?
Estou pensando em comprar uma fonte de 6 ou 7V e uns 5A. Acredito que até uns 7V seja tranquilo pro RBP4 que provavelmente tem reguladores de tensão internos.
Verdade, melhor não mesmo. Estou confundindo com o Arduino que existe essa possibilidade através de outro conector que não o USB. O RBP a alimentação é via conector USB. A fonte que tenho é a original dele, diz ser de 3A. Apesar da msg dizer que o problema é de baixa tensão, o problema deve ser a capacidade de corrente da fonte que não está condizente, porque eu acreditava que os 3A seria suficiente para rodar o RBP e o SSD.
A fonte original segura o RPi sem problemas, até você começar a ligar outras coisas nele. O máximo que consegui, com certa estabilidade (8/10), foi o dongle da Sonoff ZB-P e uma X8xx para NVMe.
Sobre outras fontes, relato pessoal: não ligue de forma alguma. Precisei ligar outro SSD no RPi e ele nem ligou o outro SSD, então coloquei uma fonte de 5V4A e… ligou e depois de alguns poucos segundos fritou o regulador de tensão (ele não tem tolerância nenhuma, porque subir de 3A para 3.25A para mim não é tolerância).
Hoje estou com alguns Radxa 3C (que aguentam até 12V5A) e alguns OPi 3B (que apesar de não terem PoE, aguentam 5V4.5A). Sem contar que ambos já possuem slot NVMe e eMMC até 256GB.
Vamos por partes…
Tensão (V) é uma coisa, Corrente (A) é outra.
Você pode alimentar o Pi com uma fonte de 50 ampéres e 5 volts, que não vai acontecer nada. Porém se ultrapassar os 5,3 ou 5,4 V a placa já vai começar a ser estressada. Não recomendo ultrapassar essa voltagem sob risco de queimar os componentes.
O que acontece com os Pi é que o pessoal começa a pendurar dispositivos nas USBs e a fonte/placa não consegue alimentar essa demanda “extra” externa, principalmente se for um HD USB de disco. Aí começa a aparecer as mensagens de undervoltage.
Se esse for o seu caso, recomendo comprar um hub USB ativo (com fonte externa) parrudo e conectar os dispositivos neste hub. Assim o hub se encarrega de alimentar os dispositivos enquanto o Pi lida somente com a comunicação.
Outro detalhe: não importa quanta corrente você forneça, o Pi4 limita a entrada em 3 A, sendo que destes, no máximo 1,5 A ficam disponíveis para as portas USB. Se conectar um HD externo que consome mais ou menos essa corrente, vai ficar disponível somente 1,5 A para a placa, e aí, dependendo do que você exigir do processador do Pi, começam a aparecer os avisos de undervoltage.
Mais um detalhe: se você usar um cabo de carregador de celular comum para alimentar o Pi, é bem provável que vá criar um gargalo de corrente, visto que os celulares carregam com 2.1 A (só aí já perdeu quase 1 A no cabo). Recomendo comprar um cabo USB-C para carga rápida. Pode usar um de 120W que vai ter corrente de sobra.
Descobri isso depois de comprar uma fonte 5V 20A para alimentar 4 Pi’s juntos, e todos começaram a acusar undervoltage na hora do calor. Foi só trocar os cabos bagaceiros por cabos de 120W que nunca mais tive esse problema.
Então, só tenho mesmo o SSD e 1 dongle Sonoff zigbee conectado ao Raspeberry Pi, nada mais. A fonte usada é a original dele (nem tem como trocar o cabo). Não fiz nada desde então mas tenho reparado que as mensagens de undervoltage pararam.