Tuya Online Perdendo Conexao

Ola Srs!

QUando comecei a investir em automamacao, comecei com muita coisa Tuya WIFI. Depois de suar um bocado, tenho 95 dispositivos que funcionavam bem ate uns 7 dias atras.

De la para ca, percebo que a integracao oficial (e Online) para Tuya deixa de atualizar. Sensores deiam de reportar valores e perco a habilidade de comandar dispositivos via Home Assistant.

No aplicativo, tudo ok.

Eu pretendo ir migrando para local tuya, mas o fato é que, ate 7 dias atras, tudo funcionava sem problemas.

O mais curioso é que, ao reiniciar o Home Assistant, volta a funcionar por alguns minutos / horas. Ao reiniciar a integracao, tambem… e apos 1, 2 horas, para novamente.

Existe algum limite de dados que consigo acessar da nuvem da tuya e, por ter muitos dispositivos, estou chegando nesse teto?

Alguem enfrenta algo semelhante? Exceto por aquilo que depende da integracao online da tuya, tudo mais no HA esta funcionando.

Sugestoes?

amigo 90 devices wifi… qual sua stack de network ? a maioria dos roteadores não aguentaria tudo isso sem degradar, comecou a dar problema depois de voce adicionar ou esses 95 ja existiu alguma vez que ficou estável?

Nao, rede estavel. Tenho 5 TP-Link Archer C7 antigos rodando DD-WRT para uma rede exclusiva para IOT. Hoje em dia, nao tenho nenhuma instabilidade de dispositivos ficando offline… o problema é a integração tuya do home assistant perdendo a conexao…

Edit: explicando um pouco mais do ambiente.

Moro em um apto alto, 29o andar), no meio de duas avenidas movimentadas. Tem muita interfecencia WIFI.

Tenho 5 APs Archer C7 rodando DD-WRT rede exclusiva abg 2.4 na cozinha, na sala de estar, no meu escritorio, na suite e no escritorio da minha mulher. Distribui os canais de forma a usar o minimo de overlap e os que ficam mais distantes possuem algum overlap.

Rede wifi para comunicacao de dados propriamente dita (laptops, celulares e alto consumo de banda) estao em ree WIFI6 baseada em 5 WIFI6 AX3 Pro.

se você tem certeza absoluta que seu wifi ta dando conta, habilita o debug do addon do HA da Tuya e posta pra gente ver os erros.

Boa ideia! Como eu habilito debug para uma integracao?

Perdao… achei! Deixa ele parar e atualizar e posto os erros. Obrigado!

coragem de montar a casa com 100 dispositivos wifi meu caro :sweat_smile:, toma ai a doc: Logger - Home Assistant

2 curtidas

Parece que essas coisas escutam a gente… desde que habilitei o logging, sem falhas… que fique assim por anos rsrs

2 curtidas

Srs, colocarei aqui o desenvolvimento dos últimos dias.

Nao encontrei um padrão ou critério para a falha e congelamento da integração tuya online. Fato é, quando dá timeout, ela nao consegue se recuperar.

Alguns dias ela para a cada 5 minutos, dez no máximo. Em outros momentos, dou reload e trava sequencia.

Agora, esta estável e funcionando ha 24h sem problemas.

Consegui coletar alguns logs e abri um issue no GitHub do HA Core, que pode ser encontrado no link a seguir:

Para remediar temporriamente a questão, criei um script que detecta quando a integração esta congelada e a reinicia.

A logica de funcionamento é simples: monitorar algum contador de Wh / kWh ou helper integral de consumo de energia baseado em W para uma tomada, plug / disjuntor ou qualquer artefato IOT tuya que produza sensor em watts e esteja sempre sob carga (se esta constantemente sob carga, sera frequentemente alterado e não permanecera mais do que 15 minutos com valor igual).

Entao, a automacacao faz exataemnte isso - se um sensor ficar 15 minutos com o mesmo valor, reinicia a integracao.

Note que na automacao a seguir, precisara informar o sensor sentinela e o ENTRY_ID da sua integracao tuya.

alias: "Automacao Acao: Auto-reload Tuya se ficar sem atualizar"
description: >-
  Recarrega a integração Tuya automaticamente se o sensor sentinela ficar sem
  atualização por mais de 15 minutos.
triggers:
  - minutes: /5
    trigger: time_pattern
conditions:
  - condition: template
    value_template: >
      {% set e = states.SENSOR_SENTINELA %} {% if e is not
      none %}
        {{ (now() - e.last_updated).total_seconds() > 15 * 60 }}
      {% else %}
        false
      {% endif %}
actions:
  - action: homeassistant.reload_config_entry
    data:
      entry_id: SEU_ENTRY_ID
    enabled: true
  - data:
      message: Rotina de reinicializacao integração TUYA disparada!
    action: telegram_bot.send_message
    enabled: true
  - data:
      title: Tuya recarregada automaticamente
        A integração Tuya foi recarregada porque {{
        states.SENSOR_SENTINELA }} não atualizava há mais de
        15 minutos ({{ now().strftime("%Y-%m-%d %H:%M") }}).
    action: persistent_notification.create
    enabled: false
  - delay:
      hours: 0
      minutes: 15
      seconds: 0
      milliseconds: 0
mode: single

Bom dia,

ainda é cedo para dizer se é uma solução ou não, até porque acredito que o problema é multifatorial.

Eu uso o HA com guest (VM) VirtualBox em um host Windows 11.

No host, tenho instalado o tailscale.

Percebi que quando o tailscale do host esta conectado, as falhas da integracao tuya sao mais frequentes.

Eu nao sei explicar o motivo, afinal, a VM acessa a rede atraves de uma interface em modo bridge e nada acima da camada 1 deveria fazer diferenca para a VM.

Entretanto, com o tailscale no ar no host, as falhas acontecem sucessivas e em minutos. Com o tailscale desconectado no host, tenho dias sem falhas.

Contiinuarei colocando aqui o que encontrar de novidades.