Pessoal,
Precisa de ajuda com esse procedimento! Não encontrei documentação sobre esse tópico!
Alguém pode me ajudar? Só troca junto com o firmware, ou se colocar em modo boot pode fazer so a troca do endereço…?
Estou precisando fazer o procedimento pois ao trocar o CC2531 pelo 2652P da sonoff nem todos os dispositivos o reconheceram. Os interruptores não estão sendo controlados pelo HA mais, apesar de quando on/off pelo botão fisico o status atualiza no HA.
Me deram essa dica de torcar o endereço IEEE do sonoff e colocar o mesmo que o CC2531 utilizava… Mas esse é o ponto! Como fazer???
Vou responder pois pode ser útil, acabaei de fazer aqui e deu certo.
No meu caso eu substitui um Sonoff Dongle P por um SLZB06M e não precisei reparear nenhum dispositivos, melhor ainda, não precisei alterar todas as automações, com mudei do firware zstack para o ember os dispositivos demoraram cerca de 15~20 minutos para ficarem online e também tive que fazer algumas alterações nas configurações (porta, adapter, IP, etc.)
Pegue o IEEE do adaptador que será substituído, aqui há duas opções:
1 - Do zigbee2MQTT
2 - Da pasta do zigbee2MQTT
Com o IEEE abra o flash programmer 2 conecte o dongle em modo bootloader ao computaddor.
Vá a aba MAC Address (1), e em secondary address (2) coloque o IEEE do coordenador que será substituído e então clique write (3).
Caso o IEEE for 0x11223344AABBCCFF preenchaq o campo com espaços ignorando o 0x:
11 22 33 44 AA BB CC FF
O dispositivo será reiniciado após a escrita do IEEE secundário, disconecte e reconecte ele em modo bootloader dessa vez clique em Read (4) para confirmar que a escrita foi correta.
Importante: Agora quando regrave o firmware marcando a opção Retain IEEE address caso contrário o IEEE secundário será escrito como 0xFFFFFFFFFF… eo coordenar irá usar o seu IEEE padrão, marque a opção sempre que o firmware for atualizado.
Feito IEEE gravado.
A título de curiosidade, os SLZB06 possui opção para fazer o procedimento via web interface, no meu caso gravei o SLZB com o IEEE do Sonoff dongle P e vice versa (o SLZB06M estava como roteador pois na época que comprei ele usava o firmware ezesp)
No caso do SMLIGHT SLZB06 caso seja necessario voltar ao IEEE padrao basta colocar o custom IEEE com o valor 0xFFFFFFFFFFFFFFFF e ele voltara a usar o seu IEEE padrao.
Fonte 1 como migrar de um adaptador para outro.
Fonte 2 Vídeo para o SLZB06