Transmissor RF usando WEMOS D1 esp8266

Boa noite pessoal, gostaria de tirar algumas duvidas.
Estou montando um projeto para automatizar o alarme e o controle do portão eletrônico aqui de casa. Meu progresso até agora foi listar os códigos de abertura e fechamento de partições com o controle XAC-4000 da Intelbras. E transmitir de forma “offline” os sinais através de um emissor de RF 433 mhz, tudo funcionou certinho, mas agora meu dilema é como integra-lo através do ESPHOME com o Home Assistant ?

opa. se vc quiser ficar com o esphome vai ter que ler essa documentação: https://esphome.io/components/remote_transmitter.html?highlight=433mhz

Basicamente, vc usa um recurso do esphome para transmitir um codigo “raw” quando um switch é acionado. Eu nunca mexi com RF/IR no esphome porque eu já usava o openmqttgateway e o tasmota (rf bridge).

p.s. o pessoal do esphome alerta que o clock do 8266 não é muito bom para isso e recomenda o esp32.

Consegui fazer funcionar o Wemos com o HA, tá comunicando certinho, Alexa tá conseguindo ativar a switch. porém por algum motivo, utilizando um outro Arduino com receptor RF, percebi que não está transmitindo nada quando aciono a função.
Alguém tem ideia do que pode ser ?