Track para membros da família em ksa (mesmo q não usem app do Home Assistant)

Quase não vejo falarem disso, não sei se é pq é algo tão básico e utilizado q não precisa ser tão compartilhado ou se realmente tem poucas pessoas q usam, mas bora lá!

Mesmo q as pessoas em sua ksa não tenham o app do HA instalado, tem como usar o código abaixo no configuration.yaml pra saber se o celular delas está em ksa ou não, através de PING no IP (em iPhone é um pouco mais chatinho e fica off direto, mas o resto tem se mantido de boa aqui). Não é perfeito, mas quebra um galho e abre possibilidade para várias automações de presença.

device_tracker:
  - platform: ping
    consider_home: 0:05:00
    interval_seconds: 30
    hosts:
      pessoa1: 192.168.0.XX
      pessoa2: 192.168.0.XX

Vá em Configurações > Pessoas > Adicionar pessoa > Preencha com nome e foto dela > não precisa de criar login pra pessoa > em “Selecione os dispositivos que pertencem a essa pessoa” seleciona a entidade que foi criada com o código acima (ex: device_tracker_pessoa1)

Pronto! Aqui coloquei um card mushroom chip (img abaixo) com as pessoas e as entidades de track. Se preferir dá pra criar o mesmo card usando condicionais, pra só ficar visível se a pessoa estiver em ksa.

track-person-home-assistant-whitout-app

Atenção: Vá nas configurações do seu roteador e fixe os endereços IP de cada um dos celulares dessas pessoas, para não mudarem de uma hora pra outra!

Aqui um exemplo de como fica a página de detalhes:
home-assistant-rastrear-pessoas-em-ksa-track-home-person

É isso! Novamente, não sei se geral já sabe disso, mas não custa reforçar, se ajudar um já tá valendo :sweat_smile:

8 curtidas

OPa meu caro, bom dia, tudo bom? Aqui nao deu certo! :cry:

Quando vou lá em pessoa, adiciono uma nova, nome, foto, quando vou adicionar a entidade, divice_tracker_maria,aparece entidade nao encontrada!

OBS: apos mudar o configuration.yaml eu reiniciei o HA

Tem que ser
device_tracker.maria