Tasmota - Firmware para sensor IR (Controle remoto)

Boa noite. Preciso inserir 2 dispositivos em uma placa ESP8266, “1 sensor IR” e “1 sensor de temperatura”.
Situações:
Cenário 1 - Insiro o Firmware Tasmota “tasmota_ir” e o sensor IR é reconhecido e funciona normalmente, porém, esse firmware não mostra os módulos para inserir o do “sensor de temperatura”.
Cenário 2 - Insiro o Firmware Tasmota “tasmota_sensors” e os sensores “IR” e “Temperatura” são reconhecidos, porém, o IR não funciona, apenas o de Temperatura funciona normalmente.
Alguma dica para ter esses 2 sensores funcionando na mesma placa com um mesmo firmware ?
Obrigado

1 Like

Isso acontece porque o tasmota é configurado após compilação, então ele precisa incluir todas funcionalidades possíveis no firmware (diferente do esphome que já é configurado pré compilação e só inclui as funcionalidades necessárias pra aquele dispositivo), isso torna impossível criar um firmware completo que caiba no pequeno armazenamento de microcontroladores.

A solução? Você precisa compilar sua própria versão do tasmota que inclua as features de acordo com suas necessidades.

Aqui em cima é a documentação completa sobre esse assunto.

como no seu caso só precisa escolher quais módulos do tasmota e incluir e não fazer nenhuma modificação no código o jeito mais simples é usando o TasmoCompiler via git pod (na documentação clicar no tasmoCompiler, não no Gitpod, aí dentro das docs do tasmoCompiler tem explicação de como rodar no gitpod)

2 Likes