Olá pessoal, resolvi abrir um tópico para tirar dúvidas sobre os inversores Sumry (inversores híbridos do ali) e a integração com o Home Assistant. Andei pesquisando no fórum e não encontrei nada a respeito, gostaria de pedir ajuda. Como eu devo fazer essa integração?
Andei estudando, existem diversas formas de fazer essa integração. Uma mais fácil é por meios do ESP32 e o módulo ESP32Home, neste caso usando uma placa de conversão RS485/TTL(UART) e conectando ela ao Hardware ESP32 por TTL(UART)/ESP32-WIFI. Porém, não sei se há necessidade de bibliotecas para as mensagens, confesso que não mexi com isso ainda, se alguém conhecer e quiser compartilhar ou indicar um POST que fala sobre isso, ficarei grato.
Agora em relação ao software, acredito que apenas o ESPHome seria necessário, depois é só criar e estruturar o dashboard adequado para mostrar os valores do inversor e também alterar esses valores pelo próprio dashboard no Home Assistant.
Uma outra coisa, eu irei planejar também fazer um módulo para EPEVER IP, que é um inversor bastante conhecido e recomendado pela galera do offgrid.
Outras marcas que podem interessar são Powmr, SRNE, Sumry, Epever, Anenji, EASUN, entre outras.