Sugestao de Roteador Zigbee

Bom Dia,

Preciso expandir minha rede mesh zigbee e estou a procura de dispositivos zigbee no Brasil que sirvam como bom roteador. Eu uso ZHA.

O que eu procuro:

  • Pelo menos um dispositivo como o ZBMini, mas que seja bom de roteamento (pq o zbmini eh ruim). Esse eh para por em uma caixa bem espacosa.

  • Um dispositivo com o tamanho de um zbmini-l2, mas que realmente faca roteamento (pq o zbmini-l2 nao tem neutro). Esse eh para por em uma caixinha de interruptor onde so cabe algo do tamanho do mini-l2

  • E como extra, um dispositivo que se ligue diretamente a energia, esse pode servir so como roteador, ia ficar embutido em uma caixa 2x4 com espelho cego. Eu preferiria que ligasse direto, sem ter que fazer adaptacao ou outro dispositivo no meio, como uma fonte por exemplo.

  • Como um extra: Existe alguma “fonte usb” que conecte-se direto a fiacao e seja visualmente agradavel? Minha ideia eh q eu poderia colar essa fonte no teto (ao lado de um lustre por exemplo, e usar um roteador dongle ou ate ligar um sensor de movimento usb, por exemplo. Imagine por exemplo ligar um modulo usb de tomada, so que o modulo eh feio, uma coisa mais fechada seria interessante. Existe a possibilidade do sistema X, mas ele eh grande (e caro).

Obrigado a todos.

PS: Se vc esta se perguntando pq do teto, pq quando eu viajo, eu desligo quase toda a energia da casa, exceto a iluminacao, a geladeira, e o servidor.

1 curtida

Use um dongle sonoff e.

1 curtida

Se tiver espaço na caixa do lustre, vc pode comprar uma fonte 5v que tenha entrada e saída já com fios, aí vc compra um cabo USB (micro USB, fêmea, USB c) e só faz a emenda. Dessa forma só o dispositivo que vc vai ligar ficará exposto.

https://a.aliexpress.com/_m0JGdAy

1 curtida

Obrigado @Walber , isso ja resolve um dos problemas!

Só pra roteador, talvez uma tomada zigbee mesmo. Acabei espalhando algumas pela casa, e nunca mais tive problemas.

Compre algumas tomadas zigbee e espalhe pela casa.
Você terá algo funcional e não simplemente uma caixinha que só vai ocupar espaço e não ter mais nenhuma função a não ser ampliar o sinal da sua malha.
Tem umas que vem com conectores USB-A que já quebra um galho pra usar como carregador de celular ou até para alimentar outros dispositivos USB.