Sugestão de fechadura digital de baixo consumo

Tenho uma fechadura com biometria/senha/NFC na porta de entrada da minha casa, comprada no Aliexpress. Apesar de funcionar satisfatoriamente bem, o consumo de bateria é bem alto (tenho que trocar as 4 pilhas a cada 2 ou 3 meses).

Vocês conhecem algum modelo BOM de maçaneta/fechadura com baixo consumo de energia? Pode ser Zigbee, Matter, Z-Wave ou até mesmo offline. O importante é que tenha o menor consumo possível. Não faço questão de conecitividade com o Home Assistant, desde que consuma pouca bateria.

eu tenho duas yale YMF40 uma a bateria esta durando em media 8 meses a outra uso menos e esta durando uns 11 meses , mas acho que todas as yale no geral tem um consumo baixo

1 curtida

Se tiver conectividade Wi-Fi é mais ou menos esse o tempo de duração das pilhas. Biometria também consome mais energia do que somente um teclado ou NFC.

Tenho uma Yale YRD 226 (zigbee). Vai fazer quase 2 anos que está instalada com as mesmas 4 pilhas, e pela integração está informando 52% de carga.
No outro apartamento tinha uma Intelbras IFR 7001 (também zigbee) que ficou uns 2 anos com o mesmo jogo de pilhas.

1 curtida

Tenho duas zigbee, três anos e nada das pilhas acabarem. Tenho uma wi-fi (porta de vidro) a bateria dura uns 8 meses mas por algum motivo ela parou de atualizar os dados no app.

1 curtida

Tenho uma YMC 420W, ela é zigbee, integra totalmente no HA pelo Z2MQTT, tem até um tópico aqui no fórum sobre ela e mostrando como pegar todos os dados!

2 curtidas

Agradeço a todos pelas dicas, pelo visto os modelos da Yale são bem populares, porém os preços são bem salgados. Eu dei uma pesquisada em opções mais acessíveis e achei esse modelo da Novadigital. Parece que dá pra integrar com o Home Assistant, mas eu precisaria de um hub Matter pra isso. Alguém aí usa ou já usou desse modelo?

Se ela for Zigbee não tem necessidade de ter o hub proprietário para integrar com o Home Assistant (nem é recomendável), porém você vai precisar de um coordenador, e, principalmente, verificar se a fechadura é compatível com Zigbee2MQTT.
O problema dessas fechaduras mais em conta é que a maioria não é compatível.

E olha que o pessoal está tentando integrar as fechaduras ZigBee tuya desde 2020 mas encontraram dificuldades, parece que em algum momento existe uma criptografia… O Issue está ativo até hoje.

No meu caso, a integração com o HA é desejável, mas opcional. Além disso, no vídeo que mandei mostra como fazer a integração, embora seja necessário um gateway matter pra isso.

Eu tinha uma IFR7001 da Intelbras (incompatível com Z2M) e abandonei esses aplicativos justamente por causa do hub. Quando não perdia a conexão zigbee (fechadura-hub), perdia a conexão wi-fi (hub-roteador). Toda vez que precisava fazer alguma operação remota (abrir a fechadura pra alguem entrar em casa) aquela encrenca não estava funcionando.
Depois que comprei a Yale com conexão direta fechadura-coordenador Z2M nunca mais tive problema de conectividade.

O controle de acesso dos portões eu resolvi criar minha solução. Eu a utilizo com frequência, tanto pela digital quanto por comandos via Home Assistant (que é útil para receber encomendas quando não estou em casa). No entanto, precisei desenvolver uma solução própria (Arduino MQTT), já que não encontrei nenhuma no mercado que atendesse a todas as minhas necessidades.

Gostei muito são três sensores de digital (Interno portão da garagem, interno portão social e externo portão social) completamente controlado pelo home assistant, estou querendo implementar acesso por reconhecimento facial mas o tempo não deixa.

Ponto negativo da solução que eu criei: Funciona na tomada.

As entidades expostas:

Eu tenho essa, mas não recomendo pela integração com o HA… Além de ver a bateria, que está a 100% há 3 meses, a única coisa que dá pra fazer é destrancar… mesmo assim, é bem lento… leva vários segundos entre a ação de destrancar no HA e a fechadura responder… outra coisa que me incomoda muito é que não tem uma forma de deixar destrancada remotamente… Você dá o comando de destrancar, ela destranca, mas tranca novamente após alguns segundos… Esse modo destrancado, chamado de “modo passagem” só é possível ativar pelo teclado da fechadura após desbloquear e volta automaticamente se colocar a digital no sensor! Ela até funciona bem… mas a única vantagem da conexão zigbee é poder via aplicativo gerenciar os acessos (adicionar pessoas, impressões, senhas e cartões)… Não sei se com outra fechaduras dá pra ter mais autonomia e controle sobre a fechadura via HA, mas essa aqui, pela integração com HA/App, não tem vantagem.

Yale em geral é a queridinha no Brasil e fora também pra galera do HA. Eu comprei e tenho umas ressalvas.

Fiquei MUITO mas MUITO tempo pesquisando sobre fechaduras zigbee, pra mim tinha que atender 3 pontos:

1. Biometria - acredito ser o jeito mais rápido e prático de entrar em casa, não precisa levar nada no bolso e não perde tempo digitando um código e podendo errar.
  2. Zigbee obviamente, que funcionasse com Z2M.
  3. Suporte no HomeAssistant, comunidade garantindo que funciona certo e tal.
  4. Fechadura pra área externa, a prova do tempo/chuva/sol/etc.

No Brasil, só achei meio que fechadura da Yale mesmo que atende tudo isso, confesso que não confio muito nessas da aliexpress e deixei quieto. A saber Intelbras não tem nenhuma pra área externa até onde vi.

Minhas ressalvas: eu comprei o modelo Rolete Digital Compact, algo assim… não é um dos modelos “queridinhos” igual já citaram aqui e a Yale é extremamente confusa no seu portfolio… esse meu tipo de fechadura vc não acha NADA online sobre. Ou seja nem ter certeza se tem o módulo zigbee embutido eu consigo ter.

Na primeira tentativa de conectar ela direto no Z2M não consegui… talvez seja erro meu, acredito que sim, mas a documentação do fabricante e online é horrível e fiquei meio perdido. No final larguei mão e compre o Hub da Yale, pra fazer a ponta zigbee → wifi e eu conseguir ao menos abrir a fechadura remotamente.

O aplicativo da Yale é HORRÍVEL, não deixa personalizar absolutamente nada, não dá quase nenhuma opção para cadastro de pessoas, enche vc de notificações inúteis, enfim, a única coisa que funciona lá é abrir remotamente e criar visitantes com senha e agenda caso vc queira. O app é uma piada, nunca vi algo tão “pelado” e engessado. A saber esse app me parece que é exclusivo pro mercado BR ou LATAM, tem um outro app da Yale pros EUA e talvez resto do mundo que é muito mais completo, mas não funciona com as fechaduras BR.

Vou tentar novamente parear diretamente com o Z2M e meu HA e aposentar o app, acredito que de certo pelas conversas que tive com uns colegas aqui…

A fechadura em si é boa, robusta, responde bem, tem auto lock, apita/notifica se alguém força a porta (só que no meu caso dá falso alarme de alguém forçando quando bate mto vento, então inutil).

A parte da digital, é suficientemente boa mas não é igual um celular da vida, um touchID. tem que se atentar pro jeito que vc grava o dedo, eu gravei meio que colocando o dedo de certo modo (mesmo movendo nas 5x que ele pede pra mover) se eu coloco a parte mais debaixo do dedao ou encaixo meio diferente demais, não pega.

Quando molha? Tem que secar antes de colocar o dedo senão falha.

A fechadura também aceita tag e código, isso funciona normal.

A digital também funciona bem e identifica e abre rápido, mas com as ressalvas acima, ultimas 10x que usei foi de 1a, to pegando o jeito eu acho, mas repetindo: não vai achando que é um leitor de celular que NUNCA erra, colocando o dedo de qualquer jeito.

Ah e por fim, outra coisa ridicula, a fechadura só permite gravar 1 digital por usuário… claro que vc pode criar 10 usuários e colocar seus 10 dedos, mas é o fim da picada, e vai cagar todo seu controle de acesso (caso vc ligue pra isso).