Sugestão de fechadura digital de baixo consumo

Tenho uma fechadura com biometria/senha/NFC na porta de entrada da minha casa, comprada no Aliexpress. Apesar de funcionar satisfatoriamente bem, o consumo de bateria é bem alto (tenho que trocar as 4 pilhas a cada 2 ou 3 meses).

Vocês conhecem algum modelo BOM de maçaneta/fechadura com baixo consumo de energia? Pode ser Zigbee, Matter, Z-Wave ou até mesmo offline. O importante é que tenha o menor consumo possível. Não faço questão de conecitividade com o Home Assistant, desde que consuma pouca bateria.

eu tenho duas yale YMF40 uma a bateria esta durando em media 8 meses a outra uso menos e esta durando uns 11 meses , mas acho que todas as yale no geral tem um consumo baixo

1 curtida

Se tiver conectividade Wi-Fi é mais ou menos esse o tempo de duração das pilhas. Biometria também consome mais energia do que somente um teclado ou NFC.

Tenho uma Yale YRD 226 (zigbee). Vai fazer quase 2 anos que está instalada com as mesmas 4 pilhas, e pela integração está informando 52% de carga.
No outro apartamento tinha uma Intelbras IFR 7001 (também zigbee) que ficou uns 2 anos com o mesmo jogo de pilhas.

1 curtida

Tenho duas zigbee, três anos e nada das pilhas acabarem. Tenho uma wi-fi (porta de vidro) a bateria dura uns 8 meses mas por algum motivo ela parou de atualizar os dados no app.

1 curtida

Tenho uma YMC 420W, ela é zigbee, integra totalmente no HA pelo Z2MQTT, tem até um tópico aqui no fórum sobre ela e mostrando como pegar todos os dados!

2 curtidas

Agradeço a todos pelas dicas, pelo visto os modelos da Yale são bem populares, porém os preços são bem salgados. Eu dei uma pesquisada em opções mais acessíveis e achei esse modelo da Novadigital. Parece que dá pra integrar com o Home Assistant, mas eu precisaria de um hub Matter pra isso. Alguém aí usa ou já usou desse modelo?

Se ela for Zigbee não tem necessidade de ter o hub proprietário para integrar com o Home Assistant (nem é recomendável), porém você vai precisar de um coordenador, e, principalmente, verificar se a fechadura é compatível com Zigbee2MQTT.
O problema dessas fechaduras mais em conta é que a maioria não é compatível.

E olha que o pessoal está tentando integrar as fechaduras ZigBee tuya desde 2020 mas encontraram dificuldades, parece que em algum momento existe uma criptografia… O Issue está ativo até hoje.

No meu caso, a integração com o HA é desejável, mas opcional. Além disso, no vídeo que mandei mostra como fazer a integração, embora seja necessário um gateway matter pra isso.

Eu tinha uma IFR7001 da Intelbras (incompatível com Z2M) e abandonei esses aplicativos justamente por causa do hub. Quando não perdia a conexão zigbee (fechadura-hub), perdia a conexão wi-fi (hub-roteador). Toda vez que precisava fazer alguma operação remota (abrir a fechadura pra alguem entrar em casa) aquela encrenca não estava funcionando.
Depois que comprei a Yale com conexão direta fechadura-coordenador Z2M nunca mais tive problema de conectividade.

O controle de acesso dos portões eu resolvi criar minha solução. Eu a utilizo com frequência, tanto pela digital quanto por comandos via Home Assistant (que é útil para receber encomendas quando não estou em casa). No entanto, precisei desenvolver uma solução própria (Arduino MQTT), já que não encontrei nenhuma no mercado que atendesse a todas as minhas necessidades.

Gostei muito são três sensores de digital (Interno portão da garagem, interno portão social e externo portão social) completamente controlado pelo home assistant, estou querendo implementar acesso por reconhecimento facial mas o tempo não deixa.

Ponto negativo da solução que eu criei: Funciona na tomada.

As entidades expostas:

Eu tenho essa, mas não recomendo pela integração com o HA… Além de ver a bateria, que está a 100% há 3 meses, a única coisa que dá pra fazer é destrancar… mesmo assim, é bem lento… leva vários segundos entre a ação de destrancar no HA e a fechadura responder… outra coisa que me incomoda muito é que não tem uma forma de deixar destrancada remotamente… Você dá o comando de destrancar, ela destranca, mas tranca novamente após alguns segundos… Esse modo destrancado, chamado de “modo passagem” só é possível ativar pelo teclado da fechadura após desbloquear e volta automaticamente se colocar a digital no sensor! Ela até funciona bem… mas a única vantagem da conexão zigbee é poder via aplicativo gerenciar os acessos (adicionar pessoas, impressões, senhas e cartões)… Não sei se com outra fechaduras dá pra ter mais autonomia e controle sobre a fechadura via HA, mas essa aqui, pela integração com HA/App, não tem vantagem.

Yale em geral é a queridinha no Brasil e fora também pra galera do HA. Eu comprei e tenho umas ressalvas.

Fiquei MUITO mas MUITO tempo pesquisando sobre fechaduras zigbee, pra mim tinha que atender 3 pontos:

1. Biometria - acredito ser o jeito mais rápido e prático de entrar em casa, não precisa levar nada no bolso e não perde tempo digitando um código e podendo errar.
  2. Zigbee obviamente, que funcionasse com Z2M.
  3. Suporte no HomeAssistant, comunidade garantindo que funciona certo e tal.
  4. Fechadura pra área externa, a prova do tempo/chuva/sol/etc.

No Brasil, só achei meio que fechadura da Yale mesmo que atende tudo isso, confesso que não confio muito nessas da aliexpress e deixei quieto. A saber Intelbras não tem nenhuma pra área externa até onde vi.

Minhas ressalvas: eu comprei o modelo Rolete Digital Compact, algo assim… não é um dos modelos “queridinhos” igual já citaram aqui e a Yale é extremamente confusa no seu portfolio… esse meu tipo de fechadura vc não acha NADA online sobre. Ou seja nem ter certeza se tem o módulo zigbee embutido eu consigo ter.

Na primeira tentativa de conectar ela direto no Z2M não consegui… talvez seja erro meu, acredito que sim, mas a documentação do fabricante e online é horrível e fiquei meio perdido. No final larguei mão e compre o Hub da Yale, pra fazer a ponta zigbee → wifi e eu conseguir ao menos abrir a fechadura remotamente.

O aplicativo da Yale é HORRÍVEL, não deixa personalizar absolutamente nada, não dá quase nenhuma opção para cadastro de pessoas, enche vc de notificações inúteis, enfim, a única coisa que funciona lá é abrir remotamente e criar visitantes com senha e agenda caso vc queira. O app é uma piada, nunca vi algo tão “pelado” e engessado. A saber esse app me parece que é exclusivo pro mercado BR ou LATAM, tem um outro app da Yale pros EUA e talvez resto do mundo que é muito mais completo, mas não funciona com as fechaduras BR.

Vou tentar novamente parear diretamente com o Z2M e meu HA e aposentar o app, acredito que de certo pelas conversas que tive com uns colegas aqui…

A fechadura em si é boa, robusta, responde bem, tem auto lock, apita/notifica se alguém força a porta (só que no meu caso dá falso alarme de alguém forçando quando bate mto vento, então inutil).

A parte da digital, é suficientemente boa mas não é igual um celular da vida, um touchID. tem que se atentar pro jeito que vc grava o dedo, eu gravei meio que colocando o dedo de certo modo (mesmo movendo nas 5x que ele pede pra mover) se eu coloco a parte mais debaixo do dedao ou encaixo meio diferente demais, não pega.

Quando molha? Tem que secar antes de colocar o dedo senão falha.

A fechadura também aceita tag e código, isso funciona normal.

A digital também funciona bem e identifica e abre rápido, mas com as ressalvas acima, ultimas 10x que usei foi de 1a, to pegando o jeito eu acho, mas repetindo: não vai achando que é um leitor de celular que NUNCA erra, colocando o dedo de qualquer jeito.

Ah e por fim, outra coisa ridicula, a fechadura só permite gravar 1 digital por usuário… claro que vc pode criar 10 usuários e colocar seus 10 dedos, mas é o fim da picada, e vai cagar todo seu controle de acesso (caso vc ligue pra isso).

Qual modelo de fechadura você comprou? Estou interessado na Yale, mas não estou bem certo qual pegar.

Olá. Comprei uma YRD 226. O modelo é bem simples, não tem nada de biometria nem RFID. Tem só um teclado e chave. Vai precisar comprar também o módulo zigbee T2 da Yale (encaixa na fechadura) pra fazer a comunicação com a sua rede Z2MQTT.
Fique ciente que não existe integração no home assistant. Após parear ela vai expor algumas entidades (switch abre/fecha, estado aberta/fechada, % bateria e mais algumas). Para cadastrar/excluir senhas de usuário tem que fazer tudo pelo teclado da fechadura (o manual é bem intuitivo).
As automações tem que ser feitas meio “no braço”, vc tem que capturar os pacotes que a fechadura exibe para a rede e usar as strings para converter em ações.
Tem um video no canal do Leandro no Youtube (LNPBR) explicando como faz as capturas para usar em ações.