Status Atual Funcionalidade Local Tuya / Localtuya / Tuya-Local

Ola Srs, como vao?

Como esta o status atual do funcionamento de IOT padrao tuya localmente?

Uso Tuya ha 2 anos e faz muita falta ter o funcionamento local exatamente quando mais se precisa - falta internet.

Como ultimamente as quedas tem sido frequentes, comecei a pensar em usar localtuya ou tuya-local, mas nao sei como esta o funcionamento dessas integracoes no momento.

Funciona bem? Pontos de atencao?

Tenho basicamente:

Sensores de temperatura e umidade;
Sensores de contato;
Plugs inteligentes (100% ekaza 16 ou 20A);
Lampadas Elgin GU10;
Lampadas E27 Elgin;
Sensores de inundacao;
Sensores de chuva;
IR Blasters;
Medidor de energia trifasico SMTONOFF;
Sensores de fumaca;
Sensores de gases;

É esperado que funcionem?
Dá pra usar o Home Assistant com a integracao online e com a local simultaneamente?

Só um alerta, dispositivos zigbee não funcionam com local tuya.

Mas eu nao preciso da integracao online da Tuya para fazer um dispositivo zigbee funcionar no HA. Ele nao usa internet e entra direto via rede zigbee… ou estou errado?

Entendo ser dessa forma porque os dispositivos de teste que comprei (sensor de chuva e contato) foram adicionados diretamente no HA…

Diretamente do HA por qual integração? Se for pela integração da Tuya, você está enganado. Integração Tuya sempre usa internet.

Para dispositivos zigbee existem vários tópicos aqui no forum que explicam as formas de se utilizar os dispositivos localmente no HA. Sugiro a pesquisa.

Entao, adicionei diretamente via HA. Em nenhum momento usei a Tuya.

Na pagina do HA, Settings, Devices, Add Device. Ele ja vai para a pagina do zigbee e começa a pesquisar dispositivos zigbee em modo de pareamento.

Entendi. Vc está usando ZHA. Meu alerta foi porque você citou que tem sensores de temperatura, sensor de contato (acredito ser de porta/janela) e outros. Normalmente são zigbee e acreditei que estivesse na Tuya.

Na verdade a grande maioria de tudo aqui no apto é wifi. Estou começando a testar usar zigbee agora (comprei um dongle que funciona meia boca e agora recentemente um SLZB-MR1 sensacional.

Não é minha intenção me desfazer de tanta coisa wifi (na casa nova terei um ssid / vlan especifico para iot), mas em se mostrando ser mais rápido, eficaz estável e por não depender de internet, provavelmente todas as novas aquisições serão zigbee.

obrigado!

1 curtida

olá StealthNet,
Atualmente o repositório xZetsubou - LocalTuya tem se mostrado menos bugado e com manutenção ativa em relação ao seu predecessor original rospogrigio - LocalTuya
Posso confirmar que a sua lâmpada Elgin GU10 vai funcionar (provavelmente os outros também).
Aqui em casa, eu tenho 4 dispositivos (lâmpadas e sensor de presença), e todos eles funcionam ok pelo localtuya.

1 curtida

Obrigado!

Eu ativei minha conta developer no ano passado para fazer alguns medidores de consumo de energia funcionarem e, aparentemente, a quantidade de dispositivos na minha conta extrapola o limite para conta free / basic (50 versus 95). Acho que localtuya para mim so vai rolar adicionando cada dispositivo manualmente.

Simbora… quando nao tiver nada pra fazer… rsrs