Speedtest. 02 link de internet. Como monitorar ambos separadamente?

Colegas.

Precisei tirar o meu openWRT aqui em casa e agora está como roteador principal o BE6500 xiaomi. Esta semana adicionei um segundo link em casa, pois 02 vezes por semana trabalho de home… e preciso da internet.

Tenho aqui a integração speedtest para medir a velocidade da internet e conexão… e um botão aqui para atualizar quando eu precisar…

Mas gostaria de monitorar os 02 links agora, saber se algum caiu, qual esta com melhor velocidade e tal… Mas não faço idéia de como fazer isso… ou o que precisa alterar para poder monitorar estes dois link…

Algum colega com cenário parecido que deu certo aí monitorar os 02 link?

Tenho 02 portas no mini PC com HA, não sei se daria para usar ambas para esta finalidade…

Fazer speedtest de dois sperados não sei de cabeça com faria do jeito mais apropriado, o jeito facil é fazer um script que periodicamente desativa uma das interfaces do pc, faz o test, troca e faz de novo.

Mas recomendo se tiver a possibilidade de comprar um roteador que aceita duas wans. Assim do ponto de vista dos seus dispositivos haveria uma unica rede. Dependendo do roteador ele ja consegue fazer o load balance e dividir o trafego entre as duas wan efetivamente atingindo uma velocidade total maior do que a velocidade do seu melhor plano. No speedtest nao ia aumentar mas digamos que voce tem dois planos de 100mbps um devices podia estar trasnferindo 90mbps por uma rede e outro tranferindo 70mbps na segunda rede por exemplo. E esse balanceamento o roteador faz.

@ariel_leventhal

O roteador é um Xiaomi be6500 e tem algumas opções no dual wan, dentre elas acho que faz este load balance escolhendo qual link usar paravqual serviço (mas da pa fazer manualmente tb, tipo streaming so pelo link 2, etc).

Se eu adicionar um pfsense com 4 portas, sendo uma para cada wan, 01 para o switch (que saira para rede mesh) e uma para o HA dai seria o cenário ideal? Ou não mudaria? Que acha?

Testa o dual wan do xiaomi primeiro, ve se atende bem. Caso contrario pfsense é uma opção. Eu pessoalmente gosto da linha omada da tplink. É semelhante a linha unifi da ubiquiti porem bem mais barato. Estou no processo de refazer rede dos meus pais com equipamento omada e estou muito satisfeito. Eu gosto mais do que subir um pfsense pela facilidade. Nesse caso usei linha completa, roteador, controlador hardware, switch e APs. No seu caso voce poderia comecar apenas com roteador omada, usando xiaomi como access point e no futuro caso desejasse podeira trocar por um AP omada tambem.

Para você ter noção um unico access point omada esta oferecendo sinal melhor para a casa do que 1 asus + 2 tp-link (daqueles mais simples residenciais comuns).

Mas como falei o primeiro passo que eu faria é colocar ambas operadoras em bridge e usar o xiami com dual wan e ver os resultados. As vezes o mais simples que ja temos é melhor opção.

Rapaz…

A recomendação do colega dos Omada é topada, principalmente porque hoje você já encontra switch gerenciável com 4 portas PoE e 4 não PoE por cerca de R$600.00 e uns quebrados (importação direta pela Amazon, já com todas as taxas inclusas), mas para quem já tem uma infra, trocar tudo, terminal saindo caro (apesar dos benefícios a longo prazo). E a qualidade de sinal dos AP não vi melhores. Com apenas 3 AP vem localizados, você não tem ponto cego dentro de uma casa com 250m2… se eu fosse montar aqui hoje, certamente seria tudo Omada.

Sobre usar o Speedtest com 2 links, de fato, não tem como porque ele termina escolhendo o primeiro que encontra. Com um script bem simples em Python, você consegue fazer isso de forma rápida, mas acredito que esse não seja o caso.

Agora vamos falar de Load Balance… aqui uso 2 links e pelo monitoramento do TrueNAS, é fácil ver quando está usando um ou outro (ou os 2 ao mesmo tempo), mas deixei que ele gerenciasse tudo sozinho. Entretanto, dá para gerenciar alguns serviços para usar um link ou outro sem problemas.

Mas o que percebi é que, na prática, você não percebe essa troca de link, apenas quando ele usa os 2 ao mesmo tempo, pois a velocidade sobe muito. Exemplo: nas tarefas de backup, na madruga, já tive relatórios de quase 2TB que subiram em pouco mais de 1h, mas se fizer durante o dia, leva umas 3h para finalizar (principalmente porque há outros serviços rodando pesado durante o dia, o que consome largura de banda).

Se seu BE6k5 tem gerenciamento de dual-band, recomendaria configurá-lo adequadamente e testar para ver o que o Speedtest irá apresentar, mas provavelmente, se forem 2 links de igual valor, o mais provável é que sempre fique com a velocidade estável e não com o dobro de velocidade (mais normal de acontecer).

Para somar os 2 links, não seria exatamente um Load Balance e sim um Link Aggregation, que pega seus 2 links e junta em uma interface nova, tendo a velocidade total dos links. Nessa interface, não da para escolher serviços, pois apenas ela fica ativa e as demais ficam desativadas (esp1e + esp2e = bond01).

Se precisar de ajuda, grita aí

Abraços

Ok… vamos lá. A teoria é relativamente simples, mas a implementação pode não ser, principalmente se vc tá usando produto de mercado e não algo customizado (linux, pfsense, etc…).

Se vc só tem uma rota default, vc não vai escolher por onde sair porque basicamente só tem uma “placa de direção” e vai todo mundo sair por ela. Mas vc pode criar rotas mais especificas apontado para o gateway de uma operadora ou de outra.

A integração do speedtest basicamente usa uma app do tipo “CLI” (um comando de terminal) para fazer o teste, uma das opções desse cara é listar os servidores do speedtest mais proximos de vc, veja o exemplo abaixo:

$ speedtest -L                                                                 
Closest servers:

ID  Name                           Location             Country
==============================================================================
 29814  Ligga Telecom                  Curitiba             Brazil
 46359  GASPAR TELECOM                 Assis Chateaubriand  Brazil
 40067  Vtal                           Curitiba             Brazil
 21939  Claro Net Vírtua - CTB        Curitiba             Brazil
 12554  TIM Brasil                     Curitiba             Brazil
 32592  Worksat Telecom                Curitiba             Brazil
 42151  Fibernews                      Curitiba             Brazil

Se vc rodar o speedtest com a opção “-s ” vc escolhe explicitamente um provedor. Bom, agora vem a parte meio complicadinha que é descobrir pra onde esse cara efetivamente manda pacote (dica, o speedtest gosta de usar a porta 8080). Um tcpdump capturando pacotes, seguido da execução do teste mostrou um monte de pacotes para 2001:1284:ff:1::42 (hm… interessante, speedtest usa ipv6!) quando eu escolho a Ligga

já o mesmo teste mas usando o "Vtal"mostrou um monte de pacotes para 2804:d50:80:b00a::2.

Pronto… agora vc já tem tudo pra montar o quebra-cabeça.

Obviamente que tem varias partes faltando, mas que daria pra deduzir… 1) alterar a integração do speedteste, OU, executar o speedtest como um sensor de shell para poder especificar explicitamente qual provedor de teste vc quer usar. 2) criar as rotas para cada provedor via links de saida diferentes; 3) etc…

No fim, tudo isso se resume ao seguinte: não vale a pena fazer no homeassistant :-). Compre um roteador que suporte isso (microtik, cisco, pfsense, sei la…) e deixa ele cuidar disso e não o homeassistant. O que de fato seria bacana é criar um sensor do tipo “qual é o meu ip” e baseado nele descobrir qual provedor vc tá usando pra mostrar no homeassistant.

@Britto … Entendi… obrigado pela explicação.

Na verdade eu precisaria saber como estão as velicidades dos 02 links q tenho em casa… individualmente falando…

Um mini PC com pfsense com 04 portas, 02 para os links, 01 uma p o HA e outra no switch, daria p criar os 02 sensores da WAN 1 e WAN 2, e dai visualizar no HA como andam as velocidades?

Coletar isso no BE6500 não rola mesmo… ele é faz o dual wan bem básico.

@Britto

No caso de um mini pc com OPNsense ou Pfsense por ter um hardware superior a um roteador, influenciará na performance do balanceamento de carga por exemplo? Ser + eficiente? Vi aqui um Celeron J1900 com 7gb de ram, 64 ssd, 4 portas 2.5gb, deve dar conta?

Um tp-link com omada ta saindo + de 1.600 reais… hoje tenho 6 roteadores xiaomi em mesh (2.4 só p dispositivos inteligente q não possuem versão zigbee, de resto so uso wifi 5.8)… não sao os melhores, mas tão atendendo. Um roteador com omada, que faz dual wan e tal, mas sem os demais sendo tb tp-link compatíveis com omada não aproveitaria os recurso da plataforma né? Foi um graninha nos xiaomi, não pretendo trocá-los tão cedo.

Agradeço pelo help.

Um er605 da omada esta em torno de 500 reais, a única outra coisa que você precisa é um controlador mas você pode subir isso num contêiner docker na sua infra existente (não precisa do controlador de hardware).

Não usando outros devices omada ainda você basicamente perde duas coisas, primeiro o AI roaming (um assistente que ajuda garantir que seu dispositivo troca de acess point mais rápido quando você anda pela casa) mas isso não é algo que vai fazer pior os xiaomi vão continuar tendo a performance que eles já tinham nesse sentido.

Em segunda lugar é a configuração automática, você configura sua rede no Dashboard do controlador e isso é replicado para todos devices omada, mas também é algo que você deixa de ganhar não algo que você perde, você não feira isso com pfsense também.

Por fim sobre performance é parte que eu não sei responder muito bem, em geral roteadores e switch tem chips ASICs customizados para fazer roteamento. Isso quer dizer que eles roteiam de maneira mais eficiente que um cpu. Para fazer tudo via cpu precisa de um cpu comparativamente muito mais forte. Então é algo que precisa saber por experiência mesmo difícil comparar.

vc tá certo, mas precisa colocar em contexto. De fato roteadores tem chips especializados, mas nao significa que esse tipo de hardware mais barato tenho os melhores chips. A pagina de especificacao do Omada ER605 diz que usando só um nat simples, ele bate algo em torno de 940 mbps (ER605 | Omada Gigabit VPN Gateway | TP-Link). Meu firewall J1900 que ainda roda mais HA, z2m, etc, faz isso tranquilamente. Provavelmente ele não iria aguentar 10G, mas até 1G vai de boa.

ps. Se o omada faz tudo que esta nas especificacoes, é um excelente custo/beneficio.
ps2: o que pega mesmo pro roteador não é o trafego, mas sim a quantidade de pacotes por segundo (pps). Por isso que os fabricantes mais serios costumam mostrar a performance com diferentes tamanhos de pacotes (ex. 64 bytes, 1500, etc).
ps3: ponto pro omada pois ele mostra o desempenho com esses dois tamanhos :-).

Sim, é como eu falei nunca usei pfsense nem opnsense então não tenho a noção da performance, muito menos considerando um cpu específico.

Mas considerando que a performance do er605 é provavelmente suficiente, considerando o valor, a estabilidade e facilidade de uso, para mim faz mais sentido usar omada.

Na minha opinião só faria sentido nesse use case usar pfsense se fosse num hardware que já tem em casa e/ou por questão de gostar muito do software ou querer aprender mais.

Acho que a questão não é performance, mas sim atender os requisitos que o usuário estabelecer. Usualmente um firewall do tipo pfsense vai te dar mais possibilidades de uso. Dito isso, o omada é realmente um produto muito legal e vai atender bem o que o colega que iniciou o post quer (e ainda por cima de jeito mais facil e mais barato). Olhei o manual e vi que ele suporta policy based routing, então implementar um teste de banda usando caminhos diferentes é possivel. Mas desconfio que é um esforco desnecessario. Coloca os dois links habilita o load balance/failover e manda ver.