Sonsores Sem Fio Zigbee "perdidos"

Tenho aqui um mini PC dedicado ao HA… Dongle Sonoff P com cabo extensor… mas os meus sensores zigbee sem fio vivem “perdidos” e o pior que é um dos que mais tenho automações, como o sensor do “Portão Social” com varios avisos na Alexa… (quando abre, fecha, se dicar abeeto por mais de 5 minutos, etc)…

Tudo TUYA Zigbee…

Esta imagem abaixo o sensor do portão social
esta ao lado da tomada zigbee, 20cm no máximo… mas desconectado… “perdido”…

Trocar o dongle zigbee por exemplo seria um caminho? Tenho + 02 dongles Sonoff P, mas ate hoje nao condigurei eles como “repetidor” para colocar na casa… seria uma possível solução?

Não sei o que fazer…

use repetidor de qualidade(sonoff dongle, zmlight, zigstar) e melhore sua malha zigbee, não tem muito segredo, você pode pegar o dongle-p e utilizar ele na sua tomada da garagem, isso vai resolver 100% dos seus problemas provavelmente.
Se a tomada for repetidor ao parear seu dispositivo novo no z2m não de permit join all, mas sim permit join(selecione a tomada), assim os dispositivos irão parear com a tomada, porém ainda assim o repetidor é sua melhor escolha para deixar mais robusto.

@srxz

Obrigado pela dica… vou configurar os 02 dongles da Sonoff-P como repetidor entao… e deixar a garagem e outro na cozinha da casa, ligado a plug de tomada…

Pelo que que entendi posso parear os dispositivos manualmente para conectar ao dongle sonoff mais próximo de cada? Isso né?

@srxz

Pensei em trocar o dongle Sonoff-P (coordenador) por um dongle Zigbee SLZB-06, este último é mais atual né?

Poderia dai ter o dongle Zigbee SLZB-06 como principal e 03 Sonoff-P como repetidores dai…

Mas vou testar a sua dica… antes de conorar uma dongle Zigbee SLZB-06.

Obrigado mesmo…

SLZB-06 é anos luz melhor que os dongle-p como coordinator.

Eu utilizo ambos pra roteador e o smlight é bem melhor também, mas o sonoff faz o papel

1 Like

@srxz

Rapaz… Vou comprar um SLZB-06 para usá-lo como coordinator então… é que tem vários né? Vou dar uma estudada para não comprar errado rsrsrs

Só acho que dai vou ter que reparear tudo novamente… mas tudo bem também…

Dai os 03 SONOFF-P você acha que daria para usá-lo como repetidor? 02 deles eu nem tirei da caixa rsrs…

Obrigado pelas dicas…

@srxz qual seria o “melhor chip”? https://pt.aliexpress.com/item/1005004996029144.html

Nem sempre o + caro é o melhor né?

nem sempre.

Os recomendados pelo Z2M são : CC2652P e CC2652P7

@srxz

Obrigado… Vou ver entre esses chips então…

Obrigado mesmo…