[Sonoff Mini R2] Dúvidas sobre instalação

Boa noite, pessoal.
Estou quebrando a cabeça pra instalar essa peça, mds…
A instalação parece antiga e eu tenho a seguinte situação:

Na imagem abaixo é possível ver um conjunto de dois interruptores e uma tomada.

1,2: Aciona lâmpada da Cozinha
3,4: Aciona lâmpadas da Sanca
5,6: Tomada

Como podem ver, os bornes 1,3 e 5 estão ‘jumpeados’, e eu acreditava que todo esse jump fosse o fase, MAS ali no borne 6 eu verifiquei com a chave de teste e ela acende, então se trata do fase, ou seja, concluí que todos os pontos jumpeados são neutros e é aí que mora o problema: O correto não seria o interruptor interromper o fase?

Obs. Testei os dois conectores no bucal da lâmpada e nenhum deles acende a chave de testes, ou seja, aparentemente o fase não está ligado direto na lâmpada.

Obs2. O borne 2 acende a chave de teste quando a lâmpada está apagada e apaga quando a luz está acesa. Já o ponto 1 nunca acende a chave de teste.

Obs3. Da Sanca saem 2 fios azuis que entram nessa caixinha e aparentemente um dos fios dela está ligado, como derivação, nesse mesmo fio preto (6) e a outra ponta do azul está ligado no borne 4.

Como é possível aparentemente estar interrompendo o neutro, mas na lâmpada não está nenhum fase ligado? Será que eu que estou fazendo algum procedimento errado? Help!

O correto é o interruptor interromper a fase, mas nem todo instalação é correta. Ainda assim pelo seu relato eu penso que o ponto 2 é uma fase de 127V e a tomada 220V por duas fases (neste meu pensamento a tomada só funcionaria com a lâmpada acessa)
Pelo seu relato tbm me pareceu que a lâmpada da sanca é 220V, mas não dá pra entender bem o relato e nem dá pra vê se tem cabo no ponto 4
Pelo seu relato o ponto 1, 2 não está interrompendo o neutro. Se a chave teste acende no ponto 2 com a lâmpada apagada está é uma fase, e se a chave teste apaga com a lâmpada acessa é um comportamento normal, pois a resistência da chave teste é bem alta, logo a corrente elétrica irá para a lâmpada que é o caminho mais fácil e não acenderá a chave teste. Por está lógica, vendo que a tomada está jumpeada no ponto 1 que seria o retorno da lâmpada da cozinha e o ponto 6 é uma fase (acende a chave teste), está tomada é 220V por duas fases e só funciona com a lâmpada ligada e a lâmpada da cozinha é 127V com fase e neutro. A questão da sanca não entendi bem, mas pode ser que seja lâmpadas 220V tbm.

Teria como fazer o teste se a tomada é 220V e se só funciona com a lâmpada ligada, e tem como verificar se a lâmpada ligada pelo ponto 1, 2 é 127v?

1 curtida

Relendo entendi que a lâmpada da sanca tbm só deve funcionar quando a lâmpada da cozinha está ligada, assim como a tomada. Continuo pensando que a tomada é 220V por duas fases, assim como a lâmpada da sanca. E a lâmpada da cozinha é 127V com uma fase e um neutro.

1 curtida

Opa! Belê, Renan? Fiz o teste e tudo funciona em 110v. A tomada desse interruptor funciona com a lâmpada da cozinha/sanca acesa ou apagada.

A sanca também é independente, ela acende e apaga sem problemas e não depende da luz da cozinha estar acesa/apagada. Resumidamente, tudo funciona como deveria, essa instalação é um mistério pra mim.

O ponto 4 eu acredito ser o retorno das luzes da Sanca e o outro fio azul que vem dela está isolado nesse fio preto (fase), não mostra nessa foto.

Por um momento eu também acreditei que esse ponto fosse bifásico, mas pelo que estou vendo, se trata de fase, neutro e retorno. Eu medi a tomada e ela é 110v o que me faz acreditar que esse fio verde (1) é de fato o neutro, mas como isso possível se na lâmpada não tem nenhum fase indo direto pra lâmpada?

Obs: A Sanca também funciona em 110v e parece estar seguindo a mesma lógica da lâmpada da cozinha.

Fotos pra melhorar um pouco mais o entendimento da situação:

A pessoa que morava antes instalou essa Sanca, seria possível ela ter invertido fase com neutro?
A impressão que tenho é de que antes era apenas interruptor da cozinha + tomada, então ela pode ter invertido os fios ao comprar esse interruptor duplo com tomada.

A dúvida é: O que acontece caso tenha um neutro indo pra lâmpada, como deveria e no retorno fosse ligado outro neutro ao invés do fase?

Sei lá, não faz sentido nenhum pra mim, mas fica a dúvida kk

Então tudo que pensei está errado, rsrs. É possível que tenha ocorrido a inversão após instalar a sanca. A questão mais intrigante é o fato de não ter encontrado a fase no ponto da lâmpada com interruptor apagado, pois até a chave teste acender no ponto 2 poderia ser explicado se tivesse chegando a fase direto na lâmpada

1 curtida

Mas é possível acender uma lâmpada com dois neutros? Um direto na lâmpada e o outro ligado no retorno? Essa instalação é muito xarope kk

A fase chega na lâmpada com o interruptor ligado. Retirei a lâmpada e a chave teste acende.

Já tentou ligar o sonoff do jeito que está a instalação atual? Ou está com medo de danificar o sonoff? Acho que não teria problema em ligar o fio preto do ponto 6 no neutro do sonoff e o outro fio do ponto 1 como sendo fase no sonoff e o ponto 2 como o retorno do sonoff. Deste modo, a instalação elétrica da residência continuaria do mesmo modo e acho que o sonoff funcionaria normalmente.