Sonoff localmente

Tenho infinitos dispositivos sonoffs, gostaria de saber se o funcionamento dele com home é igual eu imagino.

Todos tem a função LAN ativa no dispositivo, quando eu crio uma cena e uma automação quem executa é o HA. Correto?

Pois estou migrando para automação pelo HA para justamente não ter oscilação de rede externa e saber se a tarefa foi executada com êxito.

Ou preciso mudar algo para que seja feito dessa forma?

Quando você cria cenas,automações pelo home assistant é o home assistant que executa, porém você precisa prestar atenção no gatilho e em todas ações.

A comunicação com cada device de fabricantes diferentes vai ser de acordo com cada integração. Se você usar como gatilho um device cloud acaba que você fica dependendo de cloud mesmo que todas ações da automação são locais.

Isso não tem a ver com ser o HA executando ou não e sim com como cada device se comunica com HA.

No caso dos sonoff a integração oficial é pro cloud. Tem a integração SonoffLAN no hacs que é local, mas o jeito que que a sonoff implementa lan nem sempre é igual para todo device então não funciona todos devices mas os mais populares funcionam. E também em geral da para você abrir um issue enviar algumas informações e muitas vezes o mantenedor adiciona compatibilidade a um novo dispositivo se algum seu não funcionar.

Entendi, no caso eu comecei pelo sonofflan, más fiz a integração colcoando a conta do ewelink, a adição dos dispositivos é feito dessa forma mesmo? ou eu faço a “instalação” manualmente dos dispositivos, queria mesmo é tirar o ewelink de cena kkk

Você está usando a integração pelo HACS? Se não, recomendo usá-la. A oficial não é boa. Os dispositivos que tenho da SONOFF funcionam muito bem com a SonoffLAN.

Sim, hacs, fiz a vinculação com a conta do ewelink

Eu sugiro você dar uma lida na documentação do SonoffLan para entender mais a fundo mas resumidamente é o seguinte:

A comunicação LAN dos sonoff é criptografada, ele depende do ewelink para buscar as chaves de criptografia de cada device. Você pode colocar a integração em modo local ai ele só vai comunicar local e usar ewelink apenas para chaves mas não é recomendado porque a comunicação local é ruim e fica travando, usa isso só para testar que sua rede de fato esta funcionando (sonoff LAN depende de mDNS). Depois volta para o modo auto, ele vai priorizar comunicação local mas vai usar cloud quando local estiver instável.

Se você quiser tirar cloud totalmente do jogo vai ter que fazer flash de esphome ou outro firmware.

Galera, voltando ao assunto, podem me ajudar com uma questão? Eu sei que ele utiliza mdns para comunicação, porém eu não sei onde esta a falha da comunicação, pois está tudo habilitado, eu utilizo um firewall para o dhcp, onde lá também configurei as vlans, onde meus dispositivos sonoffs estão na vlan, diferente do servidor, porém elas se comunicam, fiz o ping do terminal do HA, ele pinga, porém quando uso local os dispositivos eles ficam indisponiveis.

Você tem um mDNS repeater configurado? mDNS não atravessa vlans. Mesmo que você conseguir pingar não quer dizer que mDNS está funcionando entre vlans.