Sonoff dual r3 piscando igual mini R2

Olá pessoal ,montei um quadro de automação todos com o modelo dual R3,que pode utilizar interruptores de forma nativa ,porem alguns módulos piscam de forma incontrolável ,igual os módulos mini R2 ,que é possível de resolver colocando um capacitor 104 no borne S1 e S2.
Porem no caso do Dual R3 não vejo essa possiblidade .
A fiação dos interruptores esta da seguinte forma ,"resumidamente "vai um fio comum para alguns puladores ,esse fio comum ela a "energia " e os pulsadores retornam mandando sinal para o S1 ou S2 do modulo .
No mesmo painel alguns tem esse problema e outros funcionam perfeitamente .
Alguém já passou por essa situação ? alguma ideia para resolver esse problema ? talvez como se resolveram do mini R2.
Lembrando que o acionamento dos S1 e S2 do Dual R3 é em tensão alternada ,diferentemente dos mini R3.
Agradeço qualquer ajuda ou ideia .

1 curtida

Até daria pra botar um capacitor, só precisaria calcular pra o circuito de filtro pra deixar passar 60hz. Mas nao acho que seja problema interferência não vai estar gerando ruído com tensão suficiente pra acionar o input ac.

Tinha um problema também da cloud do ewelink que instalando tasmota, ou esphome resolvia. Acho que é o teste mais promissor pra tentar.

Então estava querendo colocar uma tipo de filtro ,porem n faço ideia de como calcular ,
e o engraçado é que uma parte da casa esta tudo ok .
Já coloquei IP fixo (fiz que algumas pessoas tinha esse problema por conta de IP)
porem acredito que meu problema seja físico ,uma vez que desconecto os S1 e S2 e o problema some magicamente ,porem fazendo isso eu fico sem os interruptores …

Não é tão simples de calcular nesse caso. Sendo dc um filtro passa baixa é muito simples de fazer com circuito rc não precisa fazer cálculo bonitinho porque se tiver mal calculado no pior dos casos vai ter um pequeno delay quando apertar interruptor.

Sendo AC provavelmente teria que deixar passar uma faixa com filtro RLC pra passar só coisa próxima de 60hz.

Mas continua me parecendo estranho ser problema de interferência no input. Os problemas de cloud eram intermitente então existe a possibilidade de ser coincidência que parou quando soltou os interruptores. Eu faria o teste de trocar o firmware.

Já atualizei todos os módulos ,ip fixo ,com internet ligada e desligada sempre da o mesmo problema, nos próximos dias vou passa uma fiação externa para testar se é o caminho que os fios fazem se tem alguma interferência, acredito que devem ser esse o motivo ,porem se esse for o motivo vai ser muito estranho pq tenho local que essa distancia n passa de 10 e 30 metros e acontece o problema
e tem local com as mesmas distancias que n acontece .

Quer tentar o filtro, coloque um capacitor de poliester supressor (x2). Pode ser de 330nF com qualquer voltagem acima de 275V que já está bom.

Eles são relativamente baratos, em torno de R$ 2,00 cada.

Tem de diversas formas, tamanhos e cores.
Más costumam ter esta aparência

Vou pesquisar sobre esse componente ,porem como fazer a ligação dele vc sugere ligar
no S1 e neutro de cada modulo ?
ou seja um no S1 e neutro e outro no S2 e neutro ?

Dois capacitores.
Sendo 1 entre o Neutro e o S1, e outro entre o Neutro e o S2.

obrigado ,vou tentar e retorno com o que aconteceu !

Bom dia ,fiz o teste e não deu certo, porem cheguei as seguintes conclusão
Quando coloco um lado do capacitor no S1 ou S2 ele carrega ,pois até choque eu tomei .
Os cabos de retorno que chegar no S1 e S2 estão sofrendo alguma indução de tensão .
Comprei um cabo PP e fiz a ligação dos interruptores de maneira externa e o problema parou .
Penso que os elétrodos estão com agua ou alta humidade .
Queria algo que pudesse absorver essa tensão de indução e já eliminar o problema ,caso o contrario ou ter que pedir para arrumar um jeito de limpar os eletrodutos .

Os interruptores/pulsadores que está usando são novos? Caso não, tente a princípio trocar um deles para testar (umidade comumente ataca primeiro os interruptores).
Outro teste que você pode fazer é adicionar especificamente para este circuito um DR (mesmo que provisoriamente). Pois caso você tenha alguma fuga de corrente ele vai acusar desarmando.

Eles são novos sim tantos os pulsadores são novos e não estão presos.
E por indução mesmo que está passando essa tensão ,no local mais fácil foi pedir o eletricista para retirar os cabos e seca os eletrodutos .