Olá pessoal,
Estive procurando por algum tempo uma fechadura que pudesse ser sobreposta à minha fechadura atual sem precisar de grandes modificações na porta. Analisei diversas opções, como a GIMDOW e outras que só estão disponíveis em alguns países.
Recentemente, encontrei uma promoção na Amazon da Smart Fechadura Positivo por R$ 389 e achei que valeria mais a pena do que tentar importar qualquer outro modelo.
Devido à falta de informações e documentação online sobre esta fechadura, decidi iniciar este tópico para compartilhar minhas descobertas, planos e, talvez, reunir mais pessoas na comunidade para desenvolver uma integração local com o homeassistant.
Segue abaixo algumas das primeiras características que foram um pouco difíceis de confirmar antes da compra:
-
Protocolo: Bluetooth
-
Compatível com app SmartLife: SIM
-
Compatível com HUB/Gateway BT de outras marcas: Sim, porém parece que nem todas as funcionalidades são compatíveis. Com meu HUB genérico, não consegui fazer funcionar a função de travar ao trancar a porta em conjunto com sensor de fechamento.
-
Instalação é plug and play? Definitivamente não. O fato de ter que alterar o miolo da porta para instalar não parece ser muito prático. No meu caso, não consegui usar o miolo original que vem na caixa e tive que fazer modificações para torná-lo compatível com a minha fechadura. Abordarei isso em um vídeo específico.
-
Existe integração com o Home Assistant? Não. Não é possível ter controle via tuyalocal nem integração oficial da Tuya. A única forma que encontrei para fazer o controle via homeassistant foi criando uma automação no SmartLife que, quando acionada, tranca a fechadura e acionando ela via integração oficial da tuya, obviamente usando a cloud.
Espero que essa discussão possa ajudar outras pessoas que estejam considerando a compra dessa fechadura e também possa ser útil para aqueles que já possuem e querem explorar mais funcionalidades.
Fiquem à vontade para compartilhar suas experiências e ideias de integração.