Sensores de fluxo de água compatíveis com HA

Boa tarde pessoal! Tudo bem?

Meu primeiro post aqui no fórum, e já pra agradecer as infinitas idéias de automações que temos aqui no mesmo, e pedir uma sugestão de vocês.

Estou no processo de automatização da minha máquina de lavar, uma Philco PLR10B simples porém daquelas fronter que dificultou um pouco o processo, já explico o por quê. Hoje, tenho nessa máquina ligado um plugue inteligente wifi que usei apra monitorar o processo energético dela e saber através do consumo, em qual etapa está a lavagem. Até aí tudo bem, porém, ela tem variado bastante a quantidade de energia durante o início da lavagem, onde está enchendo de água, e é um processo extremamente importante pra eu saber que a lavagem começou.

Então, tenho pensado em adapatar algum tipo de sensor de fluxo de água diretamente na torneira de 1/2 que alimenta a água na máquina, pra eu saber exatamente quando a máquina estiver enchendo, a teoria é linda, mas não encontrei nenhum dispositivo Tuya que faça isso, somente aqueles dispositivos de irrgação de jardim ou válvulas solenóide que fazem muito mais do que preciso e custam caro, lembrando que preciso que o dispositivo seja Tuya pra que eu consiga coletar os dados no Home Assistant, que é minha principal ferramenta de automação hoje.

Alguma sugestão?

Obrigado pessoal!

Ola Amigo, conseguiu evoluir na sua ideia. Estou com a mesma ideia sua e me esbarrei nos mesmos problemas.

Fala amigo, tudo bom?

Então, eu fiquei um tempo sem investir na idéia e nem me lembrava de ter aberto aqui no fórum rsrs. Mas coincidentemente essa semana evolui. Procurei um amigo que tem experiência na parte eletrônica e fizemos a aquisição de alguns itens que vão nos ajudar nessa automação, são eles:

e nesse meio tempo transferi meu Home Assistant par uma Raspberry 3 para conversar mais facilmente com a ESP32.

Não tenho experiência em lidar com essas placas de desenvolvimento (ESP e Rasp), mas vou contar com a ajuda dele na programação (provavelmente em C++). A idéia é usar o sensor hall ligado na ESP32 para enviar sinais de quando há/não há fluxo de água para detectar de forma precisa se a máquina está enchendo, que é o maior gargalo da minha automação atual. Hoje, somente com o plugue de energia, consigo saber com certa precisão se a máquina está esvaziando ou centrifugando, mas como não sei se ela está enchendo, não consigo “cravar” o estado da máquina por conta disso e às vezes a automação falha.

Estou aguardando os itens da aliexpresse chegarem

Hoje no fórum encontrei um tópico falando destes equipamentos que você citou. Como medir consumo da caixa d'água com Home Assistant.

Contudo, estudando um pouco a maquina de lavar, no meu caso uma Brastemp de 11kg “Já com algum tempo de vida”, vi que uma forma até simples seria adaptar um Smart switch 2 canais https://pt.aliexpress.com/item/1005003439384086.html?spm=a2g0o.productlist.main.31.67b5H6L4H6L4L1&algo_pvid=fb12c337-d76c-412a-939a-99c66a7f815a&aem_p4p_detail=202407031710072738750231105130002544448&algo_exp_id=fb12c337-d76c-412a-939a-99c66a7f815a-15&pdp_npi=4%40dis!BRL!47.35!44.28!!!8.02!7.50!%402101c67a17200518075947162e42df!12000025798771514!sea!BR!827514575!&curPageLogUid=WmwZv1wiQB7A&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A&search_p4p_id=202407031710072738750231105130002544448_4 na entrada dá solenoide que controla a entrada de água na máquina. Desta forma simularia uma lampada desligada e ligada… Testarei esta minha ideia e ver o resultado!

Mais por desencargo, também comprarei esses itens que você citou e ter outra experiência. O link do fórum que citei acima é bem explicativo e fácil de reproduzir.

Sua ideia não vai funcionar da maneira que vc acha.
O controle dos Smart switch normalmente são feitos com tensão de 3,3v dc, a solenoide de uma máquina de lavar deve ser 110/220 ac ou 12/24 dc.
Então vai queimar seu Smart switch.

Na sua linha de raciocínio, vc pode ligar um relé com a mesma tensão da solenoide em paralelo com ela e ligar os contatos NO e COM em um esp32 por ex, criando um sensor binário.

Olá, Amigo. Infelizmente a minha lavanderia e um local bem úmido! E toda semana a faxineira joga água até no teto. Minha ideia e instalar o componente a ser utilizado dentro da máquina! Gostaria de utilizar uma solução menos complexa, visto que o ESP32 requer algumas intervenções mais dificeis!

A ideia da utilização de rele sim me passou pela mente! E não seria utilizando um ESP32, e sim um switch simples de 1 canal. Contudo, buscando uma economia de componentes, visto que a minha máquina utiliza 2 solenoides, que não funcionam simultâneas, eu teria que dobrar a quantidade de componentes a serem utilizados.

Já a utilização do Smart switch 2 canais, eu estaria me baseando no funcionamento conforme esquema elétrico Redirect Notice

Desta forma eu teria:

  • Alimentação do positivo (L e N) diretamente do cabo que alimenta a própria maquina.
  • S1 Positivo da solenoide 1
  • S2 Positivo da solenoide 2
  • L1/L2 não teriam ligações nos mesmos.

Desta forma o Smart switch teria alimentação com a voltagem desejada, e apenas receberia o sinal de ligado quando os solenoides fossem ativadas, informando ao homeassistant que o canal foi acionado!

Está é a minha ideia, em testes de bancada onde repliquei o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OqWfKeYqUzk&t=1375s tive o resultado que acredito ser o esperado.

Agora que minha ideia ficou mais didática, poderia me explicar onde posso estar cometendo erro no meu entendimento, desta forma em que ponto seria ocasionado a queima do switch?

Se vai usar o módulo do diagrama que postou, o sinal dele funciona com fase, nesse caso não teria problema.
Só tem que verificar se as solenoides são AC110/220 ou se são DC.

1 curtida

Ola @Walber Bom dia.

Atualizando…

Fiz o teste como disse que iria fazer, no entanto, não funcionou como eu esperava!

Pelo que andei lendo, a mesma “fase” que entra em “L”, deve ser a que entra em “L1/L2”. Por isso nos testes de bancada utilizando um interruptor funcionava perfeitamente! Já instalado na lava-roupa, onde o “L” e alimentado direto na alimentação da lavadora, e “L1” alimentava pelo positivo quando a Solenoide era acionada, não funcionou!

Desta forma fiz a alteração adicionando um “rele” como você sugeriu, onde a alimentação dá solenoide acionava o rele, e o rele fazia uma ponte na alimentação “L” do módulo e deu certo. Lava-roupa já trabalhou em 3 ciclos completos e todos sem falhas.

Contudo, só utilizei o “Modulo mini inteligente” porque já havia comprado, a sua solução utilizando um “esp32” é mais vantajosa e fica mais barata!

Fica de aprendizado para min e os demais utilizadores.

Muito Obrigado pelas dicas meu amigo.

Qual relé vc usou?

Se as solenoides são AC elas vão usar a mesma energia que vem da tomada. Deve ter um relé para fazer o controle.

Nesse caso não seria o caso de apenas identificar qual os fios e ligar a tomada da lava-roupa sempre na mesma posição?

Ex ligando em 110:

O pino esquerdo da tomada é a fase 110 e o direito o neutro.
E nessa ligação o relé da solenoide esta fazendo o acionamento da fase (teria que confirmar com o multímetro)
Vc ligaria o pino esquerdo da tomada no L, o da direita no N e o fio que sai do relé para a solenoide vc liga no S1/S2 que são os comandos, os pinos L1 e L2 ficam vazios.

Não vejo motivos de não funcionar dessa forma. só se a solenoide não for AC.

Ola Walber noa tarde.

Comprei este rele: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1733236507-rele-interface-acoplador-atork-12v-24v-127v-220v-_JM?quantity=3&variation_id=69786483848

Fiz a ligação conforme você comentou, não tenho multímetro apenas caneta de testes de voltagem, e quando a solenoide ativava, chegava certinho a voltagem no cabo, porem não Módulo não ativava, adicionei o rele conforme link e tudo funcionou.

Em teoria deveria funcionar.
110 ou 220 a solenidade?