Meu primeiro post aqui no fórum, e já pra agradecer as infinitas idéias de automações que temos aqui no mesmo, e pedir uma sugestão de vocês.
Estou no processo de automatização da minha máquina de lavar, uma Philco PLR10B simples porém daquelas fronter que dificultou um pouco o processo, já explico o por quê. Hoje, tenho nessa máquina ligado um plugue inteligente wifi que usei apra monitorar o processo energético dela e saber através do consumo, em qual etapa está a lavagem. Até aí tudo bem, porém, ela tem variado bastante a quantidade de energia durante o início da lavagem, onde está enchendo de água, e é um processo extremamente importante pra eu saber que a lavagem começou.
Então, tenho pensado em adapatar algum tipo de sensor de fluxo de água diretamente na torneira de 1/2 que alimenta a água na máquina, pra eu saber exatamente quando a máquina estiver enchendo, a teoria é linda, mas não encontrei nenhum dispositivo Tuya que faça isso, somente aqueles dispositivos de irrgação de jardim ou válvulas solenóide que fazem muito mais do que preciso e custam caro, lembrando que preciso que o dispositivo seja Tuya pra que eu consiga coletar os dados no Home Assistant, que é minha principal ferramenta de automação hoje.
Então, eu fiquei um tempo sem investir na idéia e nem me lembrava de ter aberto aqui no fórum rsrs. Mas coincidentemente essa semana evolui. Procurei um amigo que tem experiência na parte eletrônica e fizemos a aquisição de alguns itens que vão nos ajudar nessa automação, são eles:
e nesse meio tempo transferi meu Home Assistant par uma Raspberry 3 para conversar mais facilmente com a ESP32.
Não tenho experiência em lidar com essas placas de desenvolvimento (ESP e Rasp), mas vou contar com a ajuda dele na programação (provavelmente em C++). A idéia é usar o sensor hall ligado na ESP32 para enviar sinais de quando há/não há fluxo de água para detectar de forma precisa se a máquina está enchendo, que é o maior gargalo da minha automação atual. Hoje, somente com o plugue de energia, consigo saber com certa precisão se a máquina está esvaziando ou centrifugando, mas como não sei se ela está enchendo, não consigo “cravar” o estado da máquina por conta disso e às vezes a automação falha.
Mais por desencargo, também comprarei esses itens que você citou e ter outra experiência. O link do fórum que citei acima é bem explicativo e fácil de reproduzir.
Sua ideia não vai funcionar da maneira que vc acha.
O controle dos Smart switch normalmente são feitos com tensão de 3,3v dc, a solenoide de uma máquina de lavar deve ser 110/220 ac ou 12/24 dc.
Então vai queimar seu Smart switch.
Na sua linha de raciocínio, vc pode ligar um relé com a mesma tensão da solenoide em paralelo com ela e ligar os contatos NO e COM em um esp32 por ex, criando um sensor binário.
Olá, Amigo. Infelizmente a minha lavanderia e um local bem úmido! E toda semana a faxineira joga água até no teto. Minha ideia e instalar o componente a ser utilizado dentro da máquina! Gostaria de utilizar uma solução menos complexa, visto que o ESP32 requer algumas intervenções mais dificeis!
A ideia da utilização de rele sim me passou pela mente! E não seria utilizando um ESP32, e sim um switch simples de 1 canal. Contudo, buscando uma economia de componentes, visto que a minha máquina utiliza 2 solenoides, que não funcionam simultâneas, eu teria que dobrar a quantidade de componentes a serem utilizados.
Já a utilização do Smart switch 2 canais, eu estaria me baseando no funcionamento conforme esquema elétrico Redirect Notice
Desta forma eu teria:
Alimentação do positivo (L e N) diretamente do cabo que alimenta a própria maquina.
S1 Positivo da solenoide 1
S2 Positivo da solenoide 2
L1/L2 não teriam ligações nos mesmos.
Desta forma o Smart switch teria alimentação com a voltagem desejada, e apenas receberia o sinal de ligado quando os solenoides fossem ativadas, informando ao homeassistant que o canal foi acionado!
Agora que minha ideia ficou mais didática, poderia me explicar onde posso estar cometendo erro no meu entendimento, desta forma em que ponto seria ocasionado a queima do switch?
Se vai usar o módulo do diagrama que postou, o sinal dele funciona com fase, nesse caso não teria problema.
Só tem que verificar se as solenoides são AC110/220 ou se são DC.
Fiz o teste como disse que iria fazer, no entanto, não funcionou como eu esperava!
Pelo que andei lendo, a mesma “fase” que entra em “L”, deve ser a que entra em “L1/L2”. Por isso nos testes de bancada utilizando um interruptor funcionava perfeitamente! Já instalado na lava-roupa, onde o “L” e alimentado direto na alimentação da lavadora, e “L1” alimentava pelo positivo quando a Solenoide era acionada, não funcionou!
Desta forma fiz a alteração adicionando um “rele” como você sugeriu, onde a alimentação dá solenoide acionava o rele, e o rele fazia uma ponte na alimentação “L” do módulo e deu certo. Lava-roupa já trabalhou em 3 ciclos completos e todos sem falhas.
Contudo, só utilizei o “Modulo mini inteligente” porque já havia comprado, a sua solução utilizando um “esp32” é mais vantajosa e fica mais barata!
Fica de aprendizado para min e os demais utilizadores.
Se as solenoides são AC elas vão usar a mesma energia que vem da tomada. Deve ter um relé para fazer o controle.
Nesse caso não seria o caso de apenas identificar qual os fios e ligar a tomada da lava-roupa sempre na mesma posição?
Ex ligando em 110:
O pino esquerdo da tomada é a fase 110 e o direito o neutro.
E nessa ligação o relé da solenoide esta fazendo o acionamento da fase (teria que confirmar com o multímetro)
Vc ligaria o pino esquerdo da tomada no L, o da direita no N e o fio que sai do relé para a solenoide vc liga no S1/S2 que são os comandos, os pinos L1 e L2 ficam vazios.
Não vejo motivos de não funcionar dessa forma. só se a solenoide não for AC.
Fiz a ligação conforme você comentou, não tenho multímetro apenas caneta de testes de voltagem, e quando a solenoide ativava, chegava certinho a voltagem no cabo, porem não Módulo não ativava, adicionei o rele conforme link e tudo funcionou.
Me perdoe a demora no feedback, já faz algum tempo que consegui reunir temop e equipamentos necessários para a idéia, porém meu HA rodava numa Raspberry PI 3 e mudei para um NUC, e estava no processo dessa mudança e aí sim faltou tempo, mas finalmente consegui resolver tudo rodando perfeitamente da forma como imaginava.
Vou anexar algumas fotos, prints e vídeo na medida do possível, mas consegui fazer tudo rodar perfeitamente com os acessórios que mencionei anteriormente, vou tentar anexar também os scripts do ESPHome que utilizei para comunicação da ESP32 com o Home Assistant.
Programação/script da placa de desenvolvimento ESP32 via ESPHome:
esphome:
name: water-sensor
friendly_name: Water Sensor
esp32:
board: esp32dev
framework:
type: arduino
# Enable logging
logger:
# Enable Home Assistant API
api:
encryption:
key: "eADjYBD4wjg5xuZD+c+nUeH4hSoqcPa7+G/VC+dz0gI="
ota:
- platform: esphome
password: "ce022738563a89e03074d4f823a1f2c4"
wifi:
ssid: !secret wifi_ssid
password: !secret wifi_password
# Enable fallback hotspot (captive portal) in case wifi connection fails
ap:
ssid: "Water-Sensor Fallback Hotspot"
password: "cikHqt4uGEYm"
captive_portal:
sensor:
- platform: pulse_counter
state_class: measurement
name: "Fluxo de Água da Máquina de Lavar"
id: fluxo_agua_lavadora
pin: GPIO5
update_interval: 1s
filters:
- lambda: return (x / 400.0); #Flow pulse: F=(6.68Q)±5% with Q=L/min
unit_of_measurement: "L/min"
- platform: integration
device_class: water
state_class: total_increasing
name: "Água lavadora em m³"
unit_of_measurement: 'm³'
accuracy_decimals: 4
sensor: fluxo_agua_lavadora
time_unit: min
icon: "mdi:water"
filters:
- lambda: return (x / 1000);
- platform: integration
device_class: water
state_class: total_increasing
name: "Agua lavadora em litros"
unit_of_measurement: 'L'
accuracy_decimals: 2
sensor: fluxo_agua_lavadora
time_unit: min
icon: "mdi:water"
Tentei anexar alguns vídeos aqui e não consegui, mas acho que pelas imagens dá pra ter uma noção de como ficou. Criei também um card para mostrar os estágios da lavagem, baseado no card washing machine do UI lovelace minimalist, ficou assim:
Fiquei bem satisfeito com o resultado! Ficou sem delay praticamente nenhum utilizando a ESP32 mesmo no WIFI, o único delay é o que já existia do Plugue Inteligente (no meu caso um Elgin WIFI), mas que não me incomoda em nada.
Fla Jose Luiz, tudo bom com você? Rapaz que espetáculo que ficou hein, que bom que funcionou legal. A solução que implantei também esta me atendendo. Tentei trocar o Adaptador de Energia de WIFI para ZIgbee, mais não adiantou, permanecia mesma coisa.
Agora utilizarei desta sua ideia para monitorar o consumo de água da minha caixa de água.
Meus parabéns pelo projeto.
Outra coisa, estou rodando meu HA em um notebook velho que estava parado aqui em casa, mais ele não esta dando conta do recado. Não consigo nem utilizar o Node-Red nele, devido à baixa memória RAM. Qual e a configuração do seu NUC, esta te atendendo bem? Quanto foi o investimento?
Muito obrigado meu caro! Estou sempre aprendendo com as coisas que invento fazer no meu HA haha
Quanto ao setup, então, eu também rodava num note velho, mas precisei dele então movi meu HA para uma raspberry pi 3, porém esbarrei exatamente no mesmo problema, ela tem só 1GB de RAM e não demorou pra gargalhar tudo inclusive o NodeRED como no seu caso. Eu comprei um mini pc genérico tá, chamei de NUC mas provavelmente nem é a nomenclatura correta apesar de ser um intel.
Eu achei esse PC vendendo usado em estado de novo aqui na OLX na minha região e paguei 400 reais que achei bem pagos e valeu muito a pena, vou deixar o link dele, mas pesquise melhor que se acha preços melhores aqui no Brasil:
Da pra ver as especificações dele aí, mas basicamente são 6GB de RAM, o que é mais do que suficiente pra rodar o HA + NodeRED + add-ons e plug-ins tranquilamente. Antes de comprar fiquei com receio do downgrade no processador, pois minha Pi é quad core e ele é apenas dual core, com frequência parecida ou menor do que a PI, mas tem rodado tranquilamente pois no meu caso, fica sempre em torno de 5~10% de uso de CPU, olha o dashboard:
Eu não me apegaria muito nesse modelo em específico caso não encontre barato, pesquise algo nessas especificações, essa CPU tem um custo benefício entre desempenho e consumo de energia muito bons, consome menos que minha PI.
Uma dica que me lembrei aqui e me salvou umas duas semanas até achar um setup novo, não sei se você já fez, mas foi aumentar o tamanho do swap do meu HA.
I swap usa parte da memória interna como memória RAM quando a RAM está perto de 100% de uso, é ruim pois a memória interna é bem mais lenta, mas no meu caso minha raspberry chegava a reiniciar por conta do uso da RAM e isso só parou depois que mexi no swap.