Sensor Offline Zigbee2MQTT

Boa noite!
Meus sensores de porta estao ficando offline no Zigbee2MQTT entao os sensores estao mostrando como desconhecido.
Unica forma de eles voltarem a ficarem online seria eu abrindo a porta. Mas depois de um tempo ele volta a ficar offline.
Tem como resolver isso? Pq desse modo acaba que nao sei ao certo se a porta esta aberta pelo status do sensor.
No meu modo de ver o correto seria pelo menos ele ficar com o ultimo status no sensor e mudar somente se for acionado novamente.
Obrigado

Bom dia! Voce ja descobriu por que estao ficando offfline? Seria o sinal fraco deles na rede? Bateria? Muitos dispositivos, congestionamento na rede?

Sao apenas 7 sensores de porta. Todos estao com bateria normal mas da esse problema que relatei.

Na imagem 1 voce ve que todos os sensores estao como Desconhecidos porque é uma porta que praticamento nao abro, entao o sensor pelo jeito para de mandar informação.

Na imagem 2 ja é uma porta que utilizo bastante, entao os sensores funcionam normalmente. A nao ser que fique muito tempo sem utilizar que vai acontecer a mesma coisa.

está parecendo um comportamento do dispositivo para economia de energia. Você fez alguma configuração de availability no z2m? Pode ser que isso está colocando em desconhecido.

Todos os sete estão com o mesmo comportamento? Todos eles são do mesmo modelo?

Nao fiz configuração nenhuma, Só adicionei os sensores.
Sensores todos da mesma marca. “Tuya Inteligente Zigbee Porta e Janela”

Mano, simples de resolver…

No seu Z2M, vá em configurações —> avançado e marque as 3 opções que existem logo abaixo do controlador. Isso deve selecionar seu problema, pois essas opções vão “segurar” o último estado recebido pela.

Claro, depois de fazer isso terá que reiniciar o Z2M e abrir e fechar as portas/janelas para que ele possa ler o estado e manter essa info.

Depois comenta aí se resolver

Fui la e ja estava com essas 3 opçoes marcadas.

Acho que o sensor de fechado e aberto ate esta funcionando. Vou monitorar por uns dias.

Mas uma coisa que notei é o da bateria. Troquei um sonsor que estava com 5% por outra bateria e ele nao atualiza.
Nao sei oq pode ser

Aparentemente o sensor esta funcionando corretamente na hora de avisar que esta fechado ouaberto.

Unica coisa que ainda estou com problema sao as baterias que nao atualizam.
Alguem sabe oq pode ser. Ja fiz o teste e troquei em um dos sensores e nao muda o percentual dela.

Dispositivos a bateria atualizam muito pouco a informação da bateria, não lembro se são umas 12 ou 24h.

Mas ja troquei a dois dias e ainda nao mudou. onde que vejo essa configuração de tempo de atualização de bateria.

Isso depende do fabricante.

Ex:

Vc pode tentar reparear o sensor, pra ver se funciona

Fiz o pareamento novamente e apareceu a bateria 100%. Mas acredito que nao va mudar a informaçao quando for baixando.
Ali onde esta Battery Low. Esta correto o FALSO?

Sim.

Depende de como o fabricante implementou a leitura.

1- battery low é um sensor que só fica em true com a bateria está baixa.
2- esses dispositivos tuya ficam dias sem reportar consumo da bateria. As vezes eles param de funcionar sem mesmo alertar bateria baixa ou um percentual baixo. Não sei se isso é um bug do device ou se pode ser uma situação gerada pelo tipo ou qualidade da bateria.
3- esse problema de devices ficarem off-line eu tinha muito enquanto usava o adaptador CC2531… depois que mudei pro sonoff dongle P nunca mais tive.
4- outra situação que pode gerar esse erro é interferência do Wi-Fi 2.4…alguns canais de Wi-Fi interferem no zigbee… tem bastante material e vídeo na internet sobre como escolher o melhor canal.
5- trocar o canal requer fazer o repareamento de todos os dispositivos. Quando você faz essa alteração e reinicia o z2m, ele não inicializa automaticamente… aparece nos lots uma mensagem de segurança que pra confirmar a mudança precisa deletar o arquivo de configuração de backup.

Muito Obrigado.
Vou ficar observando e se nao funcionarem legal eu vou pedir indicação de algum modelo se sensor melhor, que seja zigbee tambem.