Sensor de gás MQ-5 MQ-x

Bom dia pessoal, tudo bem?

Estou pesquisando sobre sensor de gás de cozinha para integrar ao HA, verifiquei que existem diversos sensores da família MQ, gostaria de saber se alguém já implementou, qual utilizou, mqtt, esphome?

Até o momento vejo que este seja o mais adequado a minha necessidade, detecção de GLP

Alguma melhor indicação?

Fábio, não sei se minha experiência vai ajudar, mas…
Há algum tempo eu comprei um sensor MQ-5 e fiz alguns testes com o ESPHome, utilizando a porta analógica do NodeMCU, e funcionou bem! Consegui ter a leitura do sensor no Home Assistant.
Mas parei nos testes e não cheguei a implementar, então não posso falar sobre a confiabilidade do sensor/sistema.
Espero ter ajudado!

Opa agradeço sua resposta já é um bom sinal que ESP home funciona integrado do ha, vou fazer a compra e ver no que da. Obrigado

@Fabio_Wielewski Conseguiu utilizar esse sensor? Também estou com um desse e estou querendo montar um projeto parecido.

@andrepia você pode passar o esquema de ligação e o código que você utilizou?

Obrigado.

Olá.

Segue o que fiz até hoje.

Aida não coloquei em produção.

Implementei um led indicador e um buzzer.

Preciso aprender como copiar o código aqui :slight_smile:

Ainda não encontrei muitos projetos com GLP, mas, seria interessante ter além desse sensor, outros componentes para contabilizar (fluxometro) e solenoide de corte do fluxo NF e no esp já programar em caso de vazamento fechar o fluxo e fazer os alertas e só liberar após a verificação. Possibilidade de botão para liga e desligar o fluxo com time, etc… as possibilidades são muitas e com um único esp dá pra montar um baita projeto, ainda estou na fase de aprendizado no yaml. Parabéns pelo artigo, obrigado por colaborar…