Roteador bloqueado pelo provedor - criar um com pfsense

Bom dia/tarde pessoas!

Eu tinha configurado todos os IPs dos meus dispositivos direto no roteador da provedora. A senha de admin eu descobri na internet para conseguir fazer isso.

Agora eles bloquearam o acesso ao modem, nem nome da rede ou senha wifi eu posso mais alterar sozinho!!! Fiquei muito bravo, fui no reclame-aqui e cancelei a assinatura sem multa por conta disso.

Contratei outra e para minha surpresa, eles mudaram a senha padrão para acessar o admin do modem e poder definir os IP. Mas pelo menos eu posso trocar o nome da rede e senha do Wifi, eu confirmei isso com a atendente antes de contratar!!

Agora a minha saída é criar meu próprio roteador, vi um vídeo do DioLinux que me deu um norte usando pfSense

Eu queria instalar ele no Mini PC que está rodando o Home Assistant, minha instalação é Supervised dentro do Debian, porém só tenho uma interface de rede.

A dúvida é: Será se eu posso comprar esses adaptadores de rede para USB e colocar no meu mini pc e instalar o pfSense dentro do Debian?? Alguém já fez isso??

A placa seria essa aqui:

https://www.aliexpress.com/item/1005005211129623.html?spm=a2g0o.productlist.main.7.67a4587beSWNlO&algo_pvid=e92e31c1-c9c4-4ceb-a5b3-7db40f4f4709&aem_p4p_detail=202309011030156109318220291910007067868&algo_exp_id=e92e31c1-c9c4-4ceb-a5b3-7db40f4f4709-3&pdp_npi=4%40dis!BRL!180.74!63.26!!!252.08!!%402103250d16935894151375228e4406!12000032191273553!sea!BR!102260079!&curPageLogUid=tCVn5CfA1m6I&search_p4p_id=202309011030156109318220291910007067868_4

Abraços…

1 curtida

Cara, eu só fico meio preocupado em você deixar toda a internet da sua casa dependendo de um “rabicho” desse.

Tem alguns no grupo q fazem isso já.

Eu tenho esse rabicho q uso no notebook, mas o “rabicho” fica bem quente. E meu uso no notebook é leve. Mas o q você mandou é da baseus e deve ser melhor.

Sobre o Pfsense, em pesquisa rápida não vi como instalar via docker no Linux.
O que uso em casa é um Proxmox com uma VM para HA e outra VM para Pfsense. Meu hardware tem 4 placas de rede. Eu nem quis o roteador da Brisanet, qd sai da fibra já entra direto no meu servidor.

Outra solução é você tentar o Openwrt via docker, aí talvez consiga.

Outra ainda é comprar o hardware específico para o Pfsense.

Fiz as instalações hoje e deu super certo!!

Vou ficar monitorando para ver se o rabicho vai esquentar muito.

O PfSense eu instalar no VirtualBox no Debian, onde está o home assistant e configurei ele para subir sozinho caso o hospedeiro reinicie.

Só demora um pouco, leva uns 3 minutos para tudo ficar no ar.

Agora comprei outro switch gigabit pq o que eu tenho é só 100mbps, limitou minha internet. Comprei na Amazon mesmo da TP Link e amanhã já chega…

Fiquei bem feliz com a solução e não ficar dependente do roteador da empresa.

Também instalei nele o Pi-Hole para bloquear os anúncios chatos em sites.

Agora o próximo passo é configurar uma VPN direto no pfSense. Só vou esperar a Black Friday para ver se surge alguma promoção.

1 curtida

Estou montando uma estrutura com Proxmox, pfsense, Ubiquiti, HA, etc.
Comprei um hardware Sophos XG 106 e instalei nele o Pfsense / OpenVPN.
O Pihole, HA, Ubiquiti e Nextcloud vou rodar no Proxmox.

Boa sorte ae amigo.

vc tem mais de uma solução possível e cada uma tem seus pontos fortes/fracos. se o problema é só a atribuição de IPs, a solução mais simples é a seguinte: 1) desabilite o servidor dhcp do modem; 2) suba um dnsmasq (ou o “pi-hole” ) no seu minipc. 3) configure um ip fixo no seu minipc e faça ele distribuir os ips para a sua rede (atenção para o fato de que ele não será o roteador, apenas irá distribuir os ips apontando como gateway o roteador da operadora).
Outra opção é comprar um switch com suporte a vlan e usar ele como um “expansor” de portas ethernet para o seu minipc. Crie uma vlan só com o minipc e o roteador; e outra com o minipc e o resto da sua rede (essa solução ainda necessita que o seu minipc funcione como firewall e ai possivelmente o melhor é rodar o proxmox mesmo).
Eu tb não curto muito a solução do rabicho com USB, por conta dos problemas já citados. Se o seu mini-pc tiver um slot m2 sobrando, vc pode tentar comprar uma plaquinha m2 ethernet.