Resolvido! Ajuda para criar Thee Way Virtual

Olá pessoal,

Primeiramente parabéns pelo excelente serviço que essa comunidade faz ajudando usuários do HA.
Sou novo no HA e utilizava o Samsung Smartthings.
No sistema anterior eu criei vários Three ways virtuais para ligar e desligar lâmpadas pela minha casa, mas no HA estou com uma certa dificuldade de iniciante para estabelecer o mesmo tipo de automação.
Tenho um interruptor zigbee ligado fisicamente a uma lâmpada, vamos chamar de interruptor A, e tenho um interruptor B ligado somente no neutro esperando para fazer essa conexão com o Interruptor A.
Como faço o 3 way virtual entre esses dois interruptores de modo que quando ligue o Int B, ligue o A, quando desligue o Interruptor A, desligue o B e vice e versa?

Muito obrigado desde já.

Em teoria o que deve ser feito é, quando acionar qualquer um dos dois interruptores, o estado da carga deve ser alterado.

Nesse caso, digamos que a lâmpada (a carga) esteja desligada, ao acionarmos qualquer um dos interruptores, digamos o interruptor A, o estado dela seria alterado para “Ligada”, posteriormente, ao acionarmos qualquer um dos interruptores, o estado seria trocado de “Ligada” para “Desligada”, simulando um 3-way.

Ainda não implantei nada nesse sentido, mas quando fizer, vou iniciar tentando fazer isso.

Também deve ser possível fazer isso com Node-RED, mas ainda não domino o suficiente para recomendar.

Cria uma automação. Quando o interruptor A ficar ON, verifique (condição) se o interruptor B está desligado. Se sim, ligue o interruptor B.
Faça a mesma coisa com o B. Se o interruptor B ficar on, verifica se o interruptor A está desligado, se sim, ligue o A.

Obrigado Douglas. Vou tentar e retornarei com o resultado.

Obrigado pelas dicas Carlos. Instalarei o Node-RED.

Node-RED é muito poderoso, espero dominá-lo em breve.

Consegui resolver com as dicas. Muito obrigado.

2 curtidas