Resolvido - Ajuda com "Lag" em rede zigbee

Boa tarde grupo.

Estou desenvolvedo minha instalação sem (muitos) problemas, usando, basicamente, dispositivos zigbee.

Uso um adaptador CC2531 como coordenador zigbee, interruptores (ZBMini), sensores de temperatura e umidade, botões, sensores de movimento, e sensores de porta e janela da Sonoff, tomadas, régua de tomadas e uma sirene TuYa, entre outros. Todos reconhecidos e funcionando. O problema é que algumas vezes ocorre um “lag” que pode variar de 3 a 19 (!!!) segundos no acionamento de alguns desses dispositivos, notadamente a sirene e a régua de tomadas, embora não fique limitado a esses dispositivos.

Alguém tem alguma sugestão para resolver, ou minimizar, esse problema ? Valeu.


Imagem de minha rede Zigbee. Alguns dispositivos estão desconectados.

Como a situação do “lag” estava ficando insustentável, algo entre 3 e 20 segundos em algumas ocasiões, principalmente com a sirene (os tempos de resposta mais longos) e com a régua de tomadas (tempo de resposta não tão longo, mas mesmo assim, notável - 6 a 10 segundos), busquei na internet alguma solução. A primeira coisa que achei foi que até a algum tempo, muitas pessoas estavam reportando esse tipo de problema (https://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt/issues/76 entre outros tópicos sobre o assunto), e, que o mesmo se devia ao Mosquitto Broker, mas que o problema havia sido solucionado com a versão 6.0.0 do mesmo - “The problem with high latency has been solved in Mosquitto broker 6.0.0. The authentication was to slow and dropped connections.” Com essa informação, fui, cheio de esperanças, verificar a versão instalada no meu HA, e era a versão 6.0.1, portanto, não era uma solução para o meu problema.

Como passo seguinte, resolvi remover todos os dispositivos que eu havia pareado e, por qualquer motivo, havia desligado. Também não solucionou o problema, na verdade, não alterou em nada o problema do tempo de resposta.

Como último recurso, resolvi desconectar o Adaptador CC2531, aguardar 10 segundos, e reconectá-lo. Problema resolvido. Todas as integrações funcionando como esperado, com tempo de resposta menor do que 1 segundo, com excessão da sirene, que, agora, apresenta um tempo de resposta entre 3 e 6 segundos. Padrão Windows, quando tudo o mais falhar, desligue e ligue, que provavelmente irá resolver o problema.

Mas o que resolveu foi a desconecção física (Hard Reset), pois já tinha mandado reiniciar o Broker pelo HA (Soft Reset) e não havia resolvido o problema.

1 curtida

Quando ocorrer de novo, tenta resetar o host. E reporta pra gente por favor.

Não será necessário aguardar a próxima vez. Quando eu estava com o problema, eu tentei resetar o core, depois tentei o host, finalmente “restartei” o Raspberry Pi, e nada funcionou.

Mas, caso ocorra novamente, farei os testes para confirmar.

1 curtida