Resolução de Problema no reconhecimento de entidade do EspHome após migração e backup de RPI para x86

Motivação:

Escrevo este artigo para alertar sobre problema entre HA UI e EspHome para as pessoas que desejam fazer migração entre hardwares e utilizar backup

Causa:

Após meu SD Card Sandisk classe 10 de 32gb parar de funcionar, já previsto em diversas conversas deste e outros fóruns, eu já tinha subido diversas aplicações que estavam ultrapassando os recursos de hardware do raspberry pi3 inclusive cameras, decidi pegar meu ultimo backup “recomendo fazer diariamente” e subir em um harware mais potente, como NUCs estão com altos preços, decidi usar um notebook Toschiba Core i5 de 8gbs, fiz a instalação seguindo os passos de foruns inclusive este com ubuntu server + docker, tive alguns problemas confesso, em saber realmente qual imagem docker usar, mas consegui encontrar a correta que é esta: homeassistant / intel-nuc-homeassistant: 0.115.1 encontado em https://hub.docker.com/r/homeassistant/intel-nuc-homeassistant.

Problema:

Após instalação do HA supervisor, peguei meu backup do RPI e subi no x86, como eram previstos problemas de integração devido a diferença de hardwares ocorreram, o problema é que todos os Switch do EspHome de todos os dispositivos ESP8266/32 não estavam funcionando, então comecei a trabalhar neste ponto. perdi algumas horas, ganhei alguns conhecimentos a mais.

Tentativas de resolução do problema:

Como somente os Switchs de todos ESPs nao estavam funcionando mas os outros sensores estavam decidi verificar se os códigos e logs do esphome de cada dispositivo estavam corretos, vendo que sim, pesquisei por possíveis mudanças feitas pela comunidade EspHome no que se referia a Switchs, constatado que nada de novo tinha sido implantado, acabei fazendo a atualização da versão mais recente Home Assistant 0.115.1, tudo certo reiniciado, e o problema persistia, passei algumas horas lendo fóruns pensando em outras soluções e fazendo diversas tentativas mas todas frustradas.
Em conversas com a comunidade tive a alegria de ser respondido por Jose Henrique Costa, que deu a ideia de compilar novamente e gerar o arquivo .bin do esphome, feito isso queimei via usb, mas… o problema ocorria exatamente da mesma forma, então JHC, sugeriu reinstalar novamente EspHome, feito a desinstalação, reinicialização do hardware e não somente do HA, fiz a instalação do EspHome, todos os dispositivos voltaram automaticamente mas… o problema persistia. Decidi então entrar em contato diretamente com o canal de comunicação do EspHome no Discord onde fui prontamente atendido por @EuroTrash auto intitulado “um usuário aleatório andando por aí, aprendendo e ajudando”, ele me pediu os logs de Esphome ao qual constatamos que tudo estava normal.

Resolução:

Foi então que @EuroTrash me pediu os logs de HA, então encontramos alguns avisos de rpi_gpio entre outros, como eu estava resolvendo o problema do Swhitc Esphome os outros problemas estavam na fila de espera para ser resolvido. @EuroTrash sugeriu resolver os problemas de rpi_gpio, mesmo nao tendo ligacao com EspHome, retirei as configurações de sensor e configuration, reiniciei e… os switch voltaram funcionar como costuma dizer nos fóruns gringos, “como um encanto” kkk.

Conclusão:

Tanto Jose Henrique Costa (JHC) quanto @EuroTrash não imaginávamos que os problemas de rpi_gpio pudessem afetar diretamente o reconhecimento de entidades que nem ao menos eram mostradas no registro de entidades do HA. Alem deste pequeno informativo aqui na comunidade fui indicado a fazer comunicação deste erro grave na comunidade HA UI.

Códigos retirados do backup de RPI:

------------------ sensor-------------------

Monitoramento de fonte de alimentação do Raspberry | https://github.com/custom-components/sensor.rpi_power

  • platform: rpi_power
    text_state: true

Monitoramento do Raspberry

  • platform: command_line
    name: CPU Temp
    command: “/bin/cat /sys/class/thermal/thermal_zone0/temp”
    unit_of_measurement: “ºC”
    value_template: ‘{{ value | multiply(0.001) | round(1) }}’

  • platform: systemmonitor
    resources:

    • type: disk_use_percent
      arg: /
    • type: memory_use_percent
    • type: memory_free
    • type: swap_use_percent
    • type: swap_free
    • type: processor_use

-------------configuration-----------------

switch:

  • platform: rpi_gpio
    ports:
    18: RPI Cooler
    climate:
  • platform: generic_thermostat
    name: RPI Controle de Cooler
    heater: switch.rpi_controle_cooler
    target_sensor: sensor.cpu_temp
    min_temp: 30
    max_temp: 45
    ac_mode: true
    target_temp: 30
    cold_tolerance: 0.1
    hot_tolerance: 0.1
    min_cycle_duration:
    seconds: 30
    keep_alive:
    minutes: 5
    initial_hvac_mode: “cool”

Espero que este informativo possa ajudar quem estiver passando por um problema parecido!

Agradeço mais uma vez a Jose Henrique Costa (JHC) e @EuroTrash, pessoas como estas fazem a diferença !

1 curtida

Que bom que resolveu! Parabéns! :clap::clap::clap:

1 curtida