Repetidores Zigbee de múltiplos fabricantes

Estou pesquisando dispositivos Zigbee para minha automação e surgiu uma dúvida: sei que alguns dispositivos Zigbee (por exemplo, interruptores), formando um mesh, o que dispensa o uso de vários hubs se a casa for muito grande. Porém no HA podemos usar uma infinidade de dispositivos de diversas marcas (Tuya, Smartthings, Sonoff, etc.). Como é a integração desses dispositivos na malha Zigbee da casa? Por exemplo, na sala eu tenho uma lâmpada Tuya, no corredor eu tenho um interruptor Sonoff e no quarto tenho vários dispositivos de fabricantes variados. Esses dispositivos vão se comunicar entre si para formar a mesh? Ou só vão se comunicar aqueles da mesma marca?

Se eles forem compatíveis com a rede zigbee que você estiver usando, zigbee2mqtt ou zha, e forem routers, eles funcionarão assim. Se não forem compatíveis você nem conseguirá adicioná-los à rede. Portanto, não importa a marca, importa só a compatibilidade.

Tanto pra zigbee2mqtt quanto para zha existe uma lista de dispositivos suportados com informação se são routers ou end device.

Os interruptores que eu quero comprar são esses aqui.

Como eu sei eles são router ou end device?

Estranho. Parece que tiraram a informação do site. De qualquer modo, não é uma regra rígida, mas no geral, dispositivos alimentados e necessitam de neutro, são routers.