Relato sobre monitoramento de pressão arterial de forma remota

,

Vou compartilhar uma coisa aqui com vocês, e não quero que fiquem preocupados ou que entendam que eu estou querendo me exibir com uma situação delicada aqui.

Sou DEV já fazem alguns anos, e umas das coisas que sempre me chamaram a atenção nessa parte de tecnologia é IOT, automações, monitorias. tanto que na minha casa tento deixar o máximo de coisas integradas (roteador que lute pra dar conta).

Ano passado fui surpreendido com um perrengue em família onde o fato de eu estar de home office naquele dia me proporcionou um acesso rápido para poder ajudar e levar minha mãe ao pronto atendimento, porém pra até eu ou minha irmã termos noção que algo estava acontecendo demorou um pouco, pois minha mãe relutava em querer chamar ajuda (não queria incomodar), deixando meu pai em um impasse pensando se chamava alguém ou não.

Minha mãe é hipertensa e meio que entrou em loop enquanto media a pressão e “resetava” a cada alguns minutos perdendo noção da sua memória recente coisa entre 2-5 minutos (ao melhor estilo tom 10 segundos do filme como se fosse a primeira vez).

Desde então venho me perguntando como fazer para agilizar esse tipo de ação e ir socorrer ela caso necessário, e foi assim que criei um projeto pessoal onde uso um medidor de pressão/esfigmomanômetro e um ESP32/Arduino para monitorar a pressão dela, e por acaso nesse fim de semana ela teve um aumento considerável na pressão e em 10 minutos eu e minha irmã já estávamos na casa dela acompanhando sua saúde tudo por uma simples notificação no meu celular informando a pressão.

Este foi um trabalho que me fez lembrar de alguns dos motivos que me fizeram ir para essa área que são construir coisas e melhorar a vida das pessoas que fazem uso das coisas que eu construo. e particularmente ter um projetinho simples e relativamente barato desse rodando em casa para ajudar um familiar querido me traz um sentimento de orgulho.

No mais, sei que a minha profissão tem muitos benefícios e muita coisa ainda tem pra vir, mas esse projeto particularmente por mais simples que seja é o que me deu maior orgulho até então.

Numa futura evolução desse projeto pretendo incluir outros sensores

• monitor de batimento cardíaco (provavelmente uma miband da vida)
  • glicosímetro (para quem tem diabetes)
  • oxímetro (oxigenação de sangue)

Obs.: antes que perguntem, sim a minha mãe esta bem e está em casa e eu continuo acompanhando sua pressão arterial

3 curtidas

É isso, há uma grande satisfação em conseguir fazer algo funcionar de forma automática (a sensação de ver algo que você criou funcionar é vicieante) quando essa criação é usada para trazer qualidade de vida para outras pessoas a satisfação vai aos céus, quando essa pessoa é um ente querido a satisfação chega ao limite do universo.

PARABÉNS AI!