Raspberry Pi + Fita LED RGB + GPIO + HA + Node-RED

Não sei se é o lugar certo para abrir esse tópico, mas não estou conseguindo encontrar nada relevante na internet.

A dúvida é, tenho uma fita led RGB (4 pinos), consigo ligar ela nas saídas (pinos) do Raspberry Pi (alimentação/energia + comunicação) e através do GPIO, integrar isso com meu HA e Node-RED, para poder controlar a fita LED?

Opa!

Tem várias formas de fazer isso. Primeiro tem que saber exatamente qual o modelo da sua fita led RGB, qual a voltagem e comprimento para saber o quanto de corrente (amperes) ela vai puxar.

Usar o GPIO do Raspberry para alimentar não é uma boa idéia apesar dele fornecer pinos com 3.3V e 5V dependendo do comprimento da fita RGB ela vai puxar mais corrente do que o Raspberry consegue fornecer e o resultado disso possivelmente será a queima do Raspberry.

Aqui em casa fiz 2 projetos com fita RGB integrados com o HA.

O primeiro foi o TV Ambilight (usando um Raspberry Pi 3B+ dedicado com Hyperbian instalado (Hyperion + Raspberry Pi OS) + fonte dedicada somente para alimentar o Raspberry e a fita com 160 leds.

O segundo somente com 3 LEDs RGB para iluminar as caixas de som + suporte do fone usando WLED com um NodeMCU. Esse foi possível alimentar direto nos pinos dele.

Espero poder ter ajudado.

1 curtida

Obrigado pela resposta.

Fiquei bastante interessado nesse TV Ambilight, pesquisei aqui e gostei muito, vou colocar na lista de projetos hahaha!! Obrigado pela dica intencional hahaha!

Mas respondendo sobre a fita, é uma fita led RGB (4 pinos), 5V, era alimentada pela porta USB (estraguei com o cabo), o tamanho é 3,20 metros com uns 152 leds mais ou menos.

1 curtida