Raspberry Pi + Fita LED RGB + GPIO + HA + Node-RED

Não sei se é o lugar certo para abrir esse tópico, mas não estou conseguindo encontrar nada relevante na internet.

A dúvida é, tenho uma fita led RGB (4 pinos), consigo ligar ela nas saídas (pinos) do Raspberry Pi (alimentação/energia + comunicação) e através do GPIO, integrar isso com meu HA e Node-RED, para poder controlar a fita LED?

Opa!

Tem várias formas de fazer isso. Primeiro tem que saber exatamente qual o modelo da sua fita led RGB, qual a voltagem e comprimento para saber o quanto de corrente (amperes) ela vai puxar.

Usar o GPIO do Raspberry para alimentar não é uma boa idéia apesar dele fornecer pinos com 3.3V e 5V dependendo do comprimento da fita RGB ela vai puxar mais corrente do que o Raspberry consegue fornecer e o resultado disso possivelmente será a queima do Raspberry.

Aqui em casa fiz 2 projetos com fita RGB integrados com o HA.

O primeiro foi o TV Ambilight (usando um Raspberry Pi 3B+ dedicado com Hyperbian instalado (Hyperion + Raspberry Pi OS) + fonte dedicada somente para alimentar o Raspberry e a fita com 160 leds.

O segundo somente com 3 LEDs RGB para iluminar as caixas de som + suporte do fone usando WLED com um NodeMCU. Esse foi possível alimentar direto nos pinos dele.

Espero poder ter ajudado.

Obrigado pela resposta.

Fiquei bastante interessado nesse TV Ambilight, pesquisei aqui e gostei muito, vou colocar na lista de projetos hahaha!! Obrigado pela dica intencional hahaha!

Mas respondendo sobre a fita, é uma fita led RGB (4 pinos), 5V, era alimentada pela porta USB (estraguei com o cabo), o tamanho é 3,20 metros com uns 152 leds mais ou menos.