Raspberry pi 3 b com HA e reef-pi

Fala galera, boa noite. Tenho duas dúvidas, a primeira é se o HA roda bem no raspberry pi 3 b com 1 gb de ram, ou se n fica legal. E outra coisa, alguém já rodou o HA com o Reef-pi. Estou planejando comprando um raspberry 3 b para automatizar meu aquário e quero além disso colocar o HA para rodar nele, no caso iria fazer uma central de automação no msm dispositivo, mas n sei se vai aguentar ou vai ter conflito. O reef-pi roda no raspberry zero

Alguém sabe dizer sobre a questão do hardware aguentar?

Teoricamente o B aguenta, mas dependendo do valor investido, um mini pc seria melhor.
Raspberry ta muito caro.

O problema do mini computador é a questão do reef-pi, é um sistema parecido com o homeassiant, mas desenvolvido para arduíno e automação de Aquário

Para rodar os 2 sistemas em um unico hardware vc teria que rodar o HA em docker por ex ou outro tipo de instalação que não seja o HA OS. Como nunca usei outro tipo de instalação não sei se o hardware aguentaria, mas nesse caso pegaria pelo menos um rpi4.

Não sei o que vc precisa automatizar no aquário, mas com o HA vc pode fazer as automações de outras maneiras, usando esphome ou tasmota para sensores e controles de bombas etc.

1 curtida

Eu já instalei o ha em um notebook pelo docker, e justamente estava pensando em fazer o msm. O raspberry pi 3 tá no alcance, o 4 já extrapola muito o valor. A questão de utilizar arduíno é mais por questão de segurança, por ser aquário marinho, usar coisas com bateria ou q n sejam próprio pra aquário, vai oxidar fácil demais, irei usar peças de arduino msm, para sensor de nível, de vazamento e essas coisas

1 curtida

Eu estou usando um Raspbery Pi 3B aqui. Coloqueio o Debian nele e instalei o docker e posteriormente o HA Supervisor, alem de outras coisas básicas rodando em docker.
Pra coisa básica vai, mas se começar a “forçar” é bem provavel que tenha dor de cabeça.

Montei no raspb uns 3 meses atrás pra conhecer sobre HA e ver se eu iria realmente utilizar ele a ponto de valer a pena investir em um servidor melhor. Admito que hoje em dia tudo o que venho planejando em questão de automatizar/facilitar aqui na fazenda, já faço pensando em integrar no HA.

Aqui já to providenciando um mini pc pra substituir ele. Já passei da fase de “degustação” e pra colocar efetivamente em pratica as automações futuras com segurança (sem risco de travar tudo) o Pi 3B+ nao vai aguentar.
Hoje mesmo ele ja vem travando bastante (coisa de 3x semana). Então to usando ele HOJE pra ir aprendendo e fazendo alguns testes pra quando montar o servidor “final” já estar com algumas coisas meio definidas.

Se for pra uso básico ele vai te atender, o problema é que a gente não se contenta com o básico conforme vai conhecendo as possiblidades que o HA oferece.

Esse é o ponto! E se já vai investir agora, melhor que já faça para algo que vai durar. A não ser que queira manter o 3b para lab.

Sobre componentes, com o HA, ESPHOME, e etc, você terá possibilidades de sensores que não vai interferir em ser um mini pc ou oura solução.

Os sensores para esphome e tasmota são os mesmos usados em arduino.
O unico detalhe é que o arduino é mais antigo, então tem mais sensores compatíveis, mas como vc provavelmente já sabe o que vai usar, vc pode pesquisar a compatibilidade com esphome e tasmota,

Uma outra opção se o orçamento esta curto , é usar seu note para o home assistant e o raspberry zero para o Reef-pi.

Realmente estou pensando nessa possibilidade de usar o reef-pi em outro dispositivo do home assistant. a ideia principal era unir tudo, mas a partir do 3, está bem mais caro e acho q n compensa mt. Vou dar uma olhada pra vê tbm a compatibilidade dos sensores como vc disse. Muito obrigado