Quarto Assombrado

Amigos, esta acontecendo em minha casa uma coisa “meio” esquisita.
No quarto do meu filho tenho:

  • 2 sensores de janela Sonoff.
  • 1 sensor de temperatura e umidade Sonoff.
  • 2 lâmpadas.
  • 1 terceira lâmpada temporária até resolver a situação (esta lâmpada funciona perfeitamente)
    Tudo Zigbee.
    Tenho problema com os 2 sensores de janela e com as 2 lâmpadas, e o problema é devido ao local pois estes mesmos dispositivos funcionam em outros cômodos sem apresentar problemas.
    As lâmpadas, quando vou pareá-las, coloco em modo Breathe, o HA reconhece as 2 mas só finaliza a configuração de 1 delas, a outra não sai do modo Breathe.
    Os sensores estão a cerca de 2 metros da lâmpada temporária e mesmo assim eles ficam indisponíveis após um ZHA Event fired. Isso também só acontece neste quarto pois ja testei em outros cômodos.
    O que vocês acham que pode ser ?
    Qualquer sugestão é bem vinda.
    Obrigado.

Possivelmente é sinal fraco. Mesmo que o dispositivo esteja proximo, pode ocorrer de ter interferencia e o dispositivo em questão ter uma placa inferior, gerando problemas. Porém, precisaria de mais informações sobre o teu problema. Se for tudo zigbee, tu consegue mapear a qualidade do sinal.

Qual adaptador zigbee está utilizando?

O da Sonoff ZBDongle-P Zigbee 3.0

Como faço este mapeamento ?

Se você usar zigbee2mqtt com esse dongle é possível aumentar a força do sinal

Vou precisar parear todos os meus dispositivos novamente ?

Se quiser migrar para zigbee2mqtt, sim

Bom dia. Fiz a troca do ZHA para ZigBee2mqtt. Já repareei os dispositivos. Como faço para aumentar a potência do sinal ?

Dentro do zigbee2mqtt, vá em Settings/Advanced, atualize o campo Transmit Power para 20, como na imagem:

1 curtida

O ideal é você definir um canal “longe” dos seus canais wifi. Existe alguns tópicos no forum falando sobre isso. o Transmit Power primeiro. Talvez não veja necessidade de mudar o canal.

1 curtida

@andregoncalvespires fiz os ajustes todos e parece que está funcionando. Queria agradecer sua ajuda. Muito obrigado.

1 curtida