Qual servidor comprar?

Fala, pessoal, beleza? sou novo aqui, estou iniciando os estudos sobre HA e estou querendo comprar um servidor para iniciar os estudos e fazer alguma automações. Inicialmente quero fazer o básico no instalar o linux, configurar o HA com algumas lâmpadas em casa. Fiquei pensando em cobrar um raspberry, mas fico pensando nas limitações que posso enfrentar no futuro utilizando uma arquitetura ARM, fiquei de olho naqueles pc`s NUC da intel. A ideia inicial é ter um servidor simples agora, e depois montar um servidor parrudo (NAS) e deixar esse servidor que comprarei agora como um servidor de aplicação. O que vocês acham? Agradeço desde já.

Esquece raspberry, ele é uma fortuna, pega um mini pc de 500 reais no aliexpress que já vai ter + performance que ele.
NUC é + facada ainda!

1 curtida

Tenho um Beelink GK Mini, rodando Proxmox com uma VM pro Home Assistant e outros containers (Ad Guard, Frigate e outros serviços). Recomendo demais!

Na época estava planejando pra pegar Raspberry, mas depois de dar uma pesquisada optei pelo Mini PC e não me arrependo!

1 curtida

Fala Gabriel.
Cara, já usei em Máquina Virtual no Windows, Linux e MacOS e hoje uso em um Raspberry PI 4.
Recomendo o RPI 4. Mas, se a questão for grana, use um notebook antigo com Linux e Máquina Virtual. Qualquer um vai te atender bem.

1 curtida

Estou usando um notebook antigo.
Instalei seguindo esse tutorial.

1 curtida