Qual roteador comprar?

Olá amigos.
Vou comprar um roteador e gostaria de saber quais vocês recomendam.
Tenho Home Assistant em um Rpi3 e tenho dispositivos conectados no wifi2,4ghz, além dos outros aparelhos no wifi5ghz
Gostaria também, se possível, de um roteador que por padrão me permitisse saber se a pessoa está em casa ou não, pelo HA, sem precisar trocar o firmware.
Alguém tem algum pra indicar?

Olá, Asus RT-AC86U muito bom

@JulioLobo

Para poder recomendar um roteador é necessário entender quais serão os usos dele, e quanto se pretende investir no equipamento.

Mas antes de falar do roteador, vc pode consultar as integrações do HA para ver se alguma integração de presence-detection te atende sem precisar de um roteador especifico https://www.home-assistant.io/integrations/#presence-detection.

Quanto ao roteador, vc tem um ideia do valor que vc quer investir?
Quantidade de antenas e se isso é importante?
Portas USB?
Quantidade de Portas Lans e a Velocidade delas?
Processador, memoria RAM e Flash?
É desejável ter o firmware trocado?

Eu tenho um TP-Link - TL-WR1043ND, com firmware OpenWrt e uso a integração UBUS para fazer a detecção de presença.

1 curtida

Pontos que vc tem que levar em consideração é qual a velocidade da sua internet, como vc já disse que utiliza a rede 5ghz imagino que sua internet seja superior a 50MB/s (limite da banda 2.4ghz) sendo assim supondo que sua internet seja 100MB/s por exemplo, seu roteador deve ser de no minimo 1200Mbps, nessas suposições. claro se vc tiver uma internet mais veloz modelos superiores tem que ser pesquisados.

tendo muitos dispositivos na rede, hoje temos roteadores com tecnologia MU-MIMO, que dedica banda pra esses dispositivos independentemente em vez de realizar a troca de pacotes entre dispositivos por “fila”, ou seja a comunicação será mais eficiente.

Dentro dessas especificações tem o Archer C6 da TP-Link. quanto a integração com HA não sei dizer, vc pode filtrar essas informações e encontrar o modelo com integração que atenda suas necessidades aí.

Eu tinha um archer c60, mas troquei o Firmware pro OpenWrt e não consegui fazer a internet funcionar de forma alguma, ao voltar pro Firmware original o Roteador Bricou e não liga mais.
Estou disposto a gastar até uns 350,00… por ai.
Tenho internet por fibra, e meu irmão faz lives.
O Arcer c60 me atendia muito bem, mas minha gostaria de usar presence-detection.
Preciso de umas 5 portas Lan, o restante vai por Wifi mesmo.
Porta UBS seria interessante.

Olá amigo, tudo bem?
Teria interesse em vender o C60 brickado? Caso tenha por-favor me avise, tenho interesse em utilizar o hardware para outro propósito… Obrigado!

Eu tenho e gosto bastante dos produtos da unifi (tenho AC Pro e um AC Lite). Quando o numero de sonoffs aqui começou a crescer os tp-link da vida não aguentaram. Mas algo que vc precisa levar em consideração é que as vezes funciona melhor ter mais de um AP.

Querendo um bom desempenho, possibilidades de ampliar alongo do tempo e poder integrar sem muitas alterações no HA UniFi é minha recomendação. Embora isso vai passar seu limite financeiro rapidinho.

O que eu uso é um Netgear R7000 (R6400 v2 tbm é bom) com firmware alternativo freshtomato.org como roteador. Não uso o WiFi dele, uso apenas como dispositivo para gerenciar WAN e 3 VLAN (meus aparelhos, vistantes e IoT separado) e para definir a ponte entre o 3 VLANs, tipo a permissão quem pode acessar da onde para onde o que. Nisso estou conectando 3 pontos de acesso WiFi mais baratos tbm rodando o firmware freshtomato.org, cad um soltando 3 SSIDs, um por cada VLAN.

Esta infra estrutura cresceu assim alono dos anos, hoje não faria assim se pudesse começar do campo zero (tempo investido d+ para desenrolar). Mas é sólido como uma pedra é deixa todas as possibilidades de ampliar aberto e não custa caro. Além disso, mim formei bastante em redes de computador assim, posso reutilizar este conhecimento no meu trabalho.

Ao final não existe uma solução, redes de computador sempre são expostos a alterações permanentes. As possibilidades variam entre R$ 250 e R$ 10.000,00 pelo seu caso :slight_smile:

1 curtida