Qual e o melhor?

oi a todos
tenho um pc i7 124 ram placa video 4060.

tenho o HA rodando no dual core 8 ram ddr4 2133.

esse pc i7 está parado.

gostaria de saber qual instalação do HA e melhor.

1- proxmox
2-linux debian 11 ou 12.
3- virtual box

A melhor instalação tem muito mais relação com o seu uso do que com o hardware então é muito difícil responder assim. Virtual box só recomendo pra quem esta começando e pretende usar mesmo pc do HA como pc de uso pessoal. O virtual box é hipervisor tipo 2 então o overhead (gasto de performance pela virtualizacao) é maior do que se tivesse usando proxmox, truenas, kvm …
Ai vai pra proxmox quem precisa de virtualizacao e pra truenas, unraid ou similares quem precisa de um nas.
Debian a rigor não é um metodo de instalação porque, dentro do debian voce pode usar virtual box, pode usar kvm, pode instalar o supervised, o o docker ou o core. Mas falando especificamente do supervised só é interesante em dois casos: 1. Seu pc nao é UEFI (portanto não suporta haOS) 2. Voce precisa instalar softwares que não estao disponiveis como addon e estao disponiveis para instalacao sem ser docker
Esst ultimo detalhe é importante pois não da pra instalar containers docker na mao se estiver usando supervised.
Por fim a instalcao que acho que é perfeita pra a maioria dos usuarios é o haOS.

Outro ponto que não é exatamente sua pergunta mas é tao importante quanto é desmistificar um pouco algumas questoes sobre performance. A primeira é sobre a descricao de harddware, um cpu ser i7 não quer dizer nada, é importante verificar o modelo especifico. Mesmo dentro da mesma geracao as vezes temos dois i7 muitos diferentes (principalmente mas nao so na 11 geracao por conta da transicao lenta de 14 para 10nm). E outra coisa é que acho extramente improvavel que tenha 124 gb de ram. 128gb seria mais possivel mas não são muitos pc por ai que tem tanta ram entao recomenda dart uma verificada.
A segunda questao sobre performance é que nem sempre uma performance maior de hardware traduz para um desempenho melhor no software. No caso do cpu a não ser que voce tiver outro gargalo, sim a performance deve melhorar mas provavelmente seria imperceptível porque o ha não um software muito pesado para cpu. No caso de ram nem questao de ser perceptivel, é que não deve melhorar. Existem aplicacoes especificas que podem escalonar pra usar mais ram enquanto tiver disponivel mas no caso do HA ou voce tem ram suficente ou nao tem, ficar adicionando mais ram nao aumenta performance. E a placa de video simplesmente não é usada pelo ha entao so vai ficar gastandddo energia.

Na pratica provavelmente unica diferenca que ia ter em relacao a pc atual é talvez reiniciar um pouco mais rapido e conseguir mais fps de camera porem o consumo elétrico provalvemnte ia aumentar muito. Uma 4060 sozinha so de estar ligada sem fazer nada ja gasta tanto quanto o consumo maximo de alguns mini pcs.

Eu uso o haOS em um mini pc Dell com I5 de 7⁰ geração e 12 Gb de ram.

Tem muita automação nativa, uso frigate em 4 câmeras e não tenho problema algum com esse harware.

Agora oque posso lhe falar e isso sim foi uma grande melhora no desempenho foi a substituição do SSD por um M2 de qualidade (estou usando um Samsung Pro).
Isso sim deu um UP no desempenho, principalmente ao analisar o branco de dados.