Qual a melhor forma de automação para fazer em varios quartos de um motel?

Bom dia pessoal,
surgiu um serviço para mim aqui na minha cidade, o dono de um motel quer automatizar algumas luzes com a assistente de voz e módulos de automação, mas neste primeiro momento quer fazer 3 quartos, e posteriormente masi 27.
Pensei em varias formas, desde hub zigbee em cada quarto, uma central Home assistant para comandar todos, e até uma automação central tipo daquelas casas de luxo.
Pergunto para vocês, alguem ja fez algo parecido? e qual automação vocês me indicam a fazer la? zigbee, cabeado, wifi, Home assistant, tuya…
E como fazer para tudo funcionar da melhor maneira possivel, prevendo essas expansoes futuras ja?
Obrigado pessoal.

Ola, se a ideia é permitir uso das automações para o consumidor, vocês terão muitos problemas com home assistant e qualquer outra solução residencial, alguns desses problemas foram debatidos nesse tópico:

Sugiro dar uma lida.

Para um ambiente assim multi usuário o ideal é realmente ou uma solução já volta pra uso na indústria de hospedagem (a tuya por exemplo tem uma plataforma específica para isso) ou desenvolver algo customizado.

Edit: importante frisar que a plataforma da tuya hotel é separado da linha B2C não adiantar comprar os produtos tuya “normais”.

Que tipo de automações?

Se for algo que não exija o usuário do quarto baixar aplicativo, acredito que seja possível.