No site da sonoff por exemplo o dongle-E suporta ate 32 filhos diretos, e com firmware do koenkk o dongle P em teoria suporta ate 50. Se tiver roteadores na rede entao os devices nao sao todos filhos diretos do coordenador cada rede pode ter ate 200 dispostivos, EM TEORIA. Tem pessoas que relatam mais de 80 dispostivos numa rede tranquilamente mas também tem diversos relatos de pessoas que com 30 dispostivos começam a ter serios problemas de instabilidade.
Eu sinceramente não colocaria mais de 40 dispositvos por rede, para evitar esse tipo de problema mas ai surge outros problemas, seriam ja 4 redes por torre. Zigbee opera em 2.4 gHz entao os canais zigbee sobrepoem canais WI-FI. Ou seja agora alem de ter que escolher canais de wifi pra evitar interferência voce precisa tambem gerencias canais de 8 redes zigbee evitando intereferencia entre si e entre WIFI. Isso tudo ignorando outras fontes de interferencia, como forno microondas, dispostivos bluetooth etc…
Imagina chegar um hospede rotear seu 3G do celular pro pc ou usar um fone bluetooth e acabar causando instabilidade na rede.
Quando eu digo de rede cabeado, quis dizer os dispositivos em si, ideal é serial ter algumas centrais de reles controladas por um MCU, possivelmente um esp32 (talvez uma por andar ou algo do tipo) que acionem as luzes e recebem sinal do interruptores e essas centrais estejam conectadas por fio a rede, seja ethernet ou serial. Ate mesmo sensores quanto mais coisa cabeado mais confiavel vai ser.
Existem varias soluções comerciais que usam comunicacao serial mas para baratear da pra tanquilamente mandar fabricar na china alguns PCBS customizados com banco de reles um esp32 e porta ethernet.
Sobre acesso mesmo que os hospedes so interajam com alexa ou google home você ainda tem uma serie de problemas,
pra comecar com a questao que precisaria de uma conta pra cada dispositivo e possiveis implicaçoes disso, depois se voce tiver usando dongle ou bridge seus dispositivos ficam expostos apenas pro HA, voce precisaria usar o HA para expor seus dispositivos para o assistente de voz. Ou seja voce so poderia ter um quarto por instancia do HA. A unica solução possivel sem ter que programar muita coisa customizada seria ter uma instancia do HA para cada quarto mas ai vira um pesadelo gerenciar tudo isso.
Se tivesse usando hub (bom voce tem todos problemas de depender da nuvem desse tipo de empresa que nao é feito pra clientes enterprise mas ignorando isso) todos dispositvos do hub iam ficar exposta a assitnente de voz entao voce precisaria de um hub por quarto ou seja uma rede zigbee por quarto, o que é impossivel com porque nao tem canal suficiente para evitar interferencia.
E tem outra questao, um sistema em ambiente comercial precisa ser seguro, não so contra invasão externa mas a mau uso interno. E se voce ou algum funcionario sem querer cria uma automação que fica ligando luz dos hospedes no meio da noite ou algo do tipo? O sistema deve ter mecanismos pra prevenir que dispositivos de quartos ocupados sejam controlados sem querer por exemplo. Isso tudo sao so coisas pensando rapido aqui com certeza se parar pra analisar com calma tem muito mais problema pra resolver.
De verdade eu acho que voce esta subestimando um problema bastante complexo.
Eu acredito que os únicos caminho que são viaveis seja instalar um sistema comercial ja voltado para esse tipo de aplicação ou desenvolver uma solução customizada do zero.
Se quiser conversar sobre meu trabalho pode mandar menssagem privada aqui no forum. Ou me procurar no discord.