Fala galera!!! estou modificando um projeto de estação meteorológica pra acrescentar um sensor de Raios em Tempestades… AS3935, que teoricamente mostra a distância de um raio durante a tempestade…
Meu objetivo é criar uma automação que desliga aparelhos caros durante uma tempestade de relâmpagos…
Na minha região todo mês alguma casa é atingida por raio e vários aparelhos queimam…
Apesar de ter DPS em todos os quadros, DRs (chatos que derrubam a casa toda a qualquer fuga), condicionador de energia no receiver e disjuntores bons nos aparelhos de ar condicionado, um raio pode ainda assim danificar muitas coisas…
Vou acrescentar o sensor de tempestades neste projeto:
Durante qualquer tempestade posso desligar automaticamente os aparelhos que não estão em uso…
e preciso de orientação sobre disjuntores inteligentes!!!
Não quero trocar os dijuntores bons por chineses com proteção duvidosa, mas sim acrescentar os inteligentes em série próximos aos equipamentos…
As perguntas:
Alguém conhece algum disjuntor confiável zigbee ou wifi?
Seria melhor usar contatores bons com switches simples ao invés de disjuntores?
Eu iria de contator, assim vc pode colocar todos circuitos que serão desligados em apenas 1 contator.
E adicionaria DPS Classe III nos aparelhos.
Tem que ter um bom aterramento e todas tomadas devem ser ligadas no terra.
Como no Brasil, é comum não ter ou feito de forma errada é bom lembrar desse detalhe rsrs
Eu estou com um disjuntor ZigBee há umas três semanas usei ele na minha string box (do painel solar) para fazer umas experiências (não me pergunte quais)… Ele soh possui um problema o Power on state não funciona mas pra mim não fez diferença repare que usei um disjuntor normal em série pois não sei se posso de fato confiar na proteção dele, estou usando ele como uma chave apenas…
Mas para usar com um contator seria tranquilo pegue um contator e faça o ESP (que já está conectado ao HA) acionar ele, seja usando um Mosfet + fonte 24vdc + contador com bobina DC ou um relé e contator com bobina AC.