Bom dia galera, vou mostrar como fiz o meu projeto da campainha, super fácil com apenas RF.
O que vc vai precisar:
1 - Qualquer interruptor RF
2 - Receptor do código RF (no meu caso utilizei o Sonoff Bridge)
3 - Node-red instalado
Vamos lá.
Vou considerar que vc já tem o SonoffBridge com tasmota e o Node-red instalado funcionando ok?
1º Passo - Ao receber o seu interruptor RF, pressione o mesmo e verifique o console no tasmota do Bridge, pra ver qual código ele vai enviar, no meu caso foi esse, vamos usar ele de exemplo.
Ex: 471F01 (lembre-se de mudar os códigos dos exemplos para os seus!)
2º Passo - Anote esse código ai em algum lugar, vá nas suas configurações do HA e adicione um binary_sensor com ele, desse jeito:
Ex:
- platform: mqtt name: 'Campainha' state_topic: 'tasmota_sonoff_bridge/tele/RESULT' value_template: '{{value_json.RfReceived.Data}}' payload_on: '471F01' payload_off: '471F01off'
Explicação o pq do “payload_off”: adicionei esse código por uma simples razão, pense que vc irá apertar o seu botão, o HA vai identificar “Apertado”, e nunca mais volta…por essa razão nós vamos utilizar uma automação, pra depois de 5 segundos voltar ao estado de OFF a sua campainha.
3º Passo - Vá até suas automações e adicione o seguinte:
Ex:
- alias: Reset Sensor Campainha
initial_state: 'on'
trigger:
- platform: state
entity_id: binary_sensor.campainha
from: 'off'
to: 'on'
for:
seconds: 5
action:
- service: mqtt.publish
data:
topic: tasmota_sonoff_bridge/tele/RESULT
payload: 471F01off
Basicamente o que expliquei acima, ele vai identificar quando o sensor da campainha mudar pra ON, depois de 5 segundos vai mudar pra OFF, pq queremos que esteja no OFF toda vez que alguém apertar, para conseguirmos identificar novamente, ok?
4º Passo - Feito isso, reinicie seu HA e faça o teste.
5º Passo - Identificado que o seu binary_sensor está mudando para ON (quando aperta) e depois de 5 segundos muda para OFF, vamos ao NODE-RED.
6º Passo - Importe o código seguinte no node-red, e ajuste para as suas configurações.
https://drive.google.com/file/d/1d4xCMRsmYUSXJ7hDLqumT0NjsFxy3X29/view?usp=sharing
Note que vai ter algumas configs pra fazer nesse fluxo ai, seu HA, IP do seu GH, câmeras e etc, vou exemplificar o mais importante.
Node FUNCTION:
msg.payload = {
ip: ‘192.168.1.11’,
url:‘http://www.orangefreesounds.com/wp-content/uploads/2016/10/Doorbell-ringtone.mp3’,
contentType: ‘audio/mp3’
}return msg;
Aqui vem a parte mais chatinha onde temos 2 situações.
Se você acessa seu HA externo (nabucasa ou duckdns), você poderá seguir esses tutoriais:
https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/como-transmitir-um-audio-para-o-google-home-pelo-node-red/1923
Caso você não tenha isso (meu caso), é necessário que ache uma URL do som que você quer, eu encontrei esse site ali depois de bastante tempinho procurando…é beeem chatinho mesmo!
Nesses tutoriais também mostram a configuração do node do SNAPSHOT!
7º Passo - Considerando que já ajustou as configs no seu fluxo, agora basta vc dar Deploy e testar.