Estou desenvolvendo um app mobile (Android e iOS) que transforma seu carro em mais um “device” do Home Assistant. A ideia simples: pluga um adaptador OBD-II no carro (opcional), parea o adaptador e o HA com o App e passa a receber em tempo real velocidade, RPM, nível de combustível no tanque, temperatura, voltagem da bateria, códigos de falha, etc, e tudo mais que o veículo expõe via OBD.
Por que diferente do que já existe?
Integração nativa com Home Assistant via WebSocket ou MQTT com auto-discovery. Sem necessidade de URL pública, funciona 100% na sua rede local.
Compatível com qualquer adaptador ELM327 (Bluetooth clássico, BLE ou Wi-Fi).
Suporte a múltiplos veículos/adaptadores.
O que o app faz além da integração com HA
Funcionalidades padrão de qualquer App scanner OBD que você esperaria (estilo Torque/Car Scanner):
Dashboards customizáveis com widgets (gauges, sparklines, gráficos).
Leitura e limpeza de DTCs com descrição detalhada e vários modos de execução.
Freeze frame, com vários modos de leitura.
Sensores calculados personalizados via expressões.
Descoberta semi-automática de sensores avançado (específicos do carro).
E também recursos voltados para uso diário:
Registro automático de viagens com rota GPS, distância, consumo, etc.
Controle de gastos com combustível.
Gestão de manutenção do veículo.
Localização automática do último local estacionado.
Testes de aceleração e frenagem.
O que ganha quem entrar agora como beta tester?
Acesso antecipado a novas features
Influência direta no roadmap, avaliamos todas as sugestões de novas features.
Canal direto comigo para feedback, bugs e ideias.
Quem pode participar
Vagas limitadas a 15 testers por plataforma (Android e iOS). Cada participante precisa ter celular e veículo distintos.
Adaptador OBD-II é desejável mas não obrigatório, parte dos testes pode ser feita sem ele.
Como participar
Me chame no privado com:
Nome
Email usado na Google Play ou App Store
Veículo: marca, modelo e ano
Modelo do celular e versão do sistema (Android/iOS)
Em breve mando o convite do teste fechado na loja (versão alpha).
Qualquer dúvida, podem perguntar aqui no tópico.
Aceito feedback sobre o app também (mesmo de quem não puder participar agora)
No meu caso não funciona nenhum adaptador desse tipo pois ele n conecta na ECU do carro por nada nesse mundo, já testei diversos…
Palio Weekend Adventure 2003
Não teria como usar, correto?
No seu caso, acho que não vai funcionar, pois o padrão OBD-II Standard, que esses leitores OBD utilizam para se conectar na ECU passou a ser obrigatório em todos os carros no Brasil só a partir de 2010. 96 nos EUA, 2001 na Europa e no Brasil só a partir de 2010, então, seu carro como é 2003, não vai funcionar, o seu precisa de um OBD com pinagem diferente, específico da Fiat e o protocolo não é ELM327, é um proprietário de Fiat também.
Então no seu caso, o App não vai funcionar a telemtria, o que conseguiria utilizar seria registro de viagens/rotas, comportamento na direção, registro de estacionamento e gestão de gastos com o veículo, combustível, manutenção, etc.
Sem adaptador OBD alguns recursos do App estarão limitados.
Se resumirá a itens como gestão financeira do veículo, registro de viagens, HUD, Dashcam, etc, mas não conseguirá ver informações do carro, sensores como nível do tanque, autonomia, etc, só com a adaptador.
Eita, eu estava pensando exatamente em uma integração assim essa manhã! Preciso comprar um adaptador.
Mas eu estava pensando em algo para se conectar ao HA independente do meu smartphone, conforme o carro está ligado antes de sair e quando volta para a garagem, tanto pra não depender da minha presença como de abrir o app para que os dados sejam coletados.
Consegue ver algum caminho viável? Talvez um smartphone velho pra ficar de receptor na garagem? Porém ele teria que funcionar mesmo bloqueado ou em background (sem interação humana) pra isso fazer sentido.
E no fim, meio que todo adaptador OBD (como os azulzinho) dão na mesma?
Edit: caí neste outro tópico maravilhoso, que já me deu várias respostas!
Acho que a melhor dúvida que me fica é qual adaptador comprar pra ter uma leitura e conectividade decente.
Olá amigo gostaria de me candidatar caso ainda haja vagas, mas não consigo fazer DM consigo,
Nome: Bruno Miguel Cunha
Email usado na Google Play ou App Store
G Play Store: brunocunhatlm+ [email protected]
Veículo: Audi A4 Avant B8 2015
Modelo do celular e versão do sistema (Android/iOS)
OPPO 15 com versão 15.1