Problemas HA no W10 (virtual box)

Olá Galera,

Preciso de um help… instalei meu HA em uma VM no Win 10 conforme o tutorial aqui do site. Tudo transcorreu normal e sem problemas.

Como essa VM compartilha de uma máquina onde está meu NAS, essa máquina reinicia automaticamente toda vez que a energia acaba e volta.

Procurei no Virtual Box uma maneira dele iniciar junto com o W10, mas não encontrei no software. Pesquisando, encontrei sugestões na internet de criar um atalho para a VM e inseri-la dentro da pasta “inicializar” do W10, que essa máquina iniciaria no carregar do Windows, mas ai inicia o meu problema… Não são todas as vezes que a máquina volta que o Virtual inicia junto, sendo necessário eu logar no windows para ele iniciar.

Alguém conhece algum procedimento que force essa máquina iniciar sempre que o windows voltar?

Abraços

Olá.

Não sei se isso vai te ajudar, mas aparentemente existe uma maneira de fazer o Virtual Box rodar de um modo “headless” e portanto não necessitaria que o usuário fizesse login para o serviço iniciar.
Dá uma olhada aqui: VBoxVmService

@Zoreck, eu tinha esse problema e há 2 anos atrás criei o atalho da minha VM do HA e coloquei na inicialização do W10 e tá tudo certo! A única diferença é q meu W10 não tenho q logar para entrar, ou seja, ele entra direto já chamando a VM. Recentemente instalei um nobreak, mas a solução continua valendo, porque quando tenho q atualizar a versão do Virtual Box, dou boot no NUC e ele reinicia a VM de boa!

Valeu @charlest vou dar uma olhada. Muito obrigado.

@marciosvieira então, quando eu configurei e testei esse caminho foi que uma beleza, mas ao começar a rodar na prática deu esse problema em algumas vezes.

Pode ser que realmente o login esteja bagunçando algo, uma vez que essa solução do atalho não é uma execução de start nativa do VirtualBox para o Windows, e aí ele se perca. Mas infelizmente eu não posso deixar essa máquina aberta sem login, uma vez que tenho fotos de clientes armazenadas nele também.

Vou testar o serviço sugerido pelo Charles acima, e caso também não ajude, vou procurar outra forma para proteger os arquivos para deixar a máquina sem logon.

Mas muito obrigado pelo ponto indicado aí do seu sistema.

Por nada!
Se funcionar certinho, nos avise!

@charlest e a quem possa interessar vamos lá…

Eu apanhei um pouquinho para achar o instalador no GitHub (Mas eu e o GitHub somos treta antiga), mas todo o processo está explicadinho lá. Mas para apoiar pesquisando um pouco no google achei um vídeo em espanhol fazendo todo o processo, e explicando um pouco sobre.

Finalizando toda a instalação, fiz o teste desligando a máquina, e sem precisar entrar no NAS (via area de trabalho remota) para iniciar a maquina virtual, o servidor subiu e tinha acesso ao Home Assistant (coisa linda).

Vale ressaltar que para modificações na máquina ou ajustes necessários na VM é preciso parar o serviço para tais manutenções.

Fica aqui meu agradecimento novamente ao @charlest e ao @marciosvieira pelas dicas.

2 curtidas