Problemas com Zigbee2MQTT

Galera, boa noite.
Tem uns 3 dias que meus dispositivos pararam de responder no HA
Inicialmente achei que era alguma atualização do HA que deu ruim,
Mas hoje fiz varios testes e percebi que somente meus dispositivos Zigbee não esta respondendo.
Aparentemente o Z2MQTT esta bem, consigo ver os dispositivos, porem não controla-los

da o seguinte log:

Ja reiniciei, configurei novamente, mas o erro persiste.

Alguém poderia ajudar?
Nunca passei por esse problema, nem sei mais o que tentar

Obrigado

Não sei qual stick que utiliza, mas esse erro costuma ocorrer com o CC2531 quando está sobrecarregado de dispositivos.
Se for esse o caso a utilização do Dongle Sonoff 2652 seria a melhor opção.
Mas, talvez seja algum erro que alguém já tenha passado e poderá comentar aí.

1 curtida

Boa noite!

Estou utilizando o CC2531 mesmo, utilizo a quase 3 anos,
Não adicionei nenhum outro dispositivo recentemente.

Eu já estava querendo trocar por um coordenador melhor, infelizmente a minha rede não fica estável, creio que por causa do CC2531

Saberia me dizer se esse Sonoff tem uma grande diferença sobre o que estou utilizando?

Galera, vi que tem dois modelos do Sonoff dongle, uma com final “p” e outro com final “e”.

Qual seria a diferença entre os dois?
Qual seria o melhor?
Qual tem melhor alcance e estabilidade?


Já utilizei no início o CC2531 e tive alguns problemas.
O 2652p é muito melhor, em quantidade de dispositivos, potência do sinal, estabilidade, etc.
Já o utilizo por algum tempo e também o comercializo no Mercado Livre e em emu site e creio que todos que fazem a troca ficam satisfeitos.

1 curtida

Veja a comparação aqui, direto no fabricante:

2 curtidas

O meu cc2531 também parou de funcionar. Vou migrar para esse dongle da Sonoff.

1 curtida

Pelo que andei lendo em alguns fóruns gringos, o pessoal utiliza muito mais o ZBdongle-p junto com o Zigbee2MQTT.

Mas vi que a potência de saída dele é de 9 a 20db, é fácil aumentar esse ganho? Pq o ZBdongle-e já vem fixo o ganho de 20db.

Qual deles você recomendaria pela sua experiência?
Preciso dar um upgrade nos equipamentos zigbee daqui de casa, rsrs

Utilize o P que já vem pré-flasheado com o firmware Z-Stack e é o que praticamentte todos utilziam atualmente.
O E vem pré-flasheado com EZNet.
Teoricamente o E tem algumas vantagens e é superior ao P, porém exigirá mais conhecimento ou informações para utilização, atualização, etc, que ainda são poucas na internet.
Sobre o ganho é apenas uma configuração na integração do HA para operar com 20dB.

1 curtida

Vai sem erro. Uso o P e é muito estável. Uso ainda dois outros como routers. Apesar de ter dispositivos repetidores, os dongles router dão mais estabilidade e os sensores end-device ficam neles. E nem pense em usar ZHA. Só com o zigbee2mqtt você consegue o ganho de potência. Experiência própria de quem teimou em deixar o Z2M para colocar o ZHA e teve que voltar.

O video abaixo mostra como configurar o ganho.

PS. Só uso routers porque minha rede ocupa quase todo lote de 12x30 com paredes que atrapalham bem.

1 curtida

Show!!!
Muito obrigado @WDGCHA e @andregoncalvespires pelos relatos e dicas.
Ainda tenho esperança de ter um sistema 100% eficiente, mas sempre alguma coisa falha e precisa de algum ajuste no HA rsrs

Vlw, obrigado :+1::+1::+1:

2 curtidas

Bom dia o meu Dongle que comprei e o “E” e estou com dificuldade para instalar e configurar , tô garimpando essa internet mais nao tem muita coisa sobre ele , como sou iniciante e nao tenho muita experiência ,vou comprar um hub por enquanto …

eu pesquisei bastante antes de comprar e descobri que tinha dois modelos, acabei comprando o P, hoje estou fazendo a troca do 2531 por ele, e aparentemente a rede é muito mais forte e estavel

2 curtidas

Boa tarde a todos.

Já utilizo vários dispositivos modelo Tuya TS0002_switch_module e todos funcionam perfeitamente. Nesse exato momento, estou substituindo os últimos dispositivos wifi por mais alguns deste modelo. E para minha surpresa, estou encontrando um comportamento estranho. Após pareamento no Z2M, quando ligo um dos canais, o outro também é ligado. Imaginei que pudesse ser necessidade de atualização do firmware, mas ao pareá-los em um hub tuya, não há atualização e o funcionamento é perfeito.

Esse problema só acontece para os novos dispositivos, os que já estavam no Z2M continuam funcionando perfeitamente.

Alguém pode me salvar?

Só atualizando meu próprio comentário, havia mesmo um erro e uma correção já está a caminho.

1 curtida

Só atualizando o tópico,

Problema resolvido trocando o coordenador!
Estou usando o Sonoff Dongle P, e o problema não ocorreu mais,
A rede esta mais estavel e com um alcance maior!

@WDGCHA muito obrigado pela dica e ajuda :+1: :smiley:

2 curtidas

Que bom que resolveu!!!

1 curtida

Acabou de ocorrer o problema comigo, estava satisfeito com o CC2531 até que houve uma queda de energia (de longa duração). A partir daí alguns elementos pararam de responder, e, a cada verificação mais dispositivos estavam “saindo” da rede. Alguns eram identificados mas não respondiam aos comandos, outros deixavam de ser identificados.

Vou mandar vir um Sonoff Dongle P para a substituição.

Obrigado a todos pelas informações.