Problema com Nó Delay

Pessoal, estou com um problema com o nó delay. Coloquei ele pra desligar umas luzes aqui em casa após 2 minutos, ele desliga, mais depois ele fica sempre voltando dois segundo pra tras e desliga dinovo, fica nesse lopping eterno, se eu tento ligar as luzes no interruptor elas desligam sozinho.

Olá João, coloca print pra gente o fluxo da sua automação por favor

O fluxo é confuso, mais vou tentar explicar:


São 3 hipóteses.
1 - Portão abre, está a noite, porta da sala está aberta, então acende a luz da garagem, aguarda 2m e apaga.
2 - Portão abre, está a noite, porta da sala está fechada, então acende a luz da garagem e sala, verifica se o portão fechou, se fechou verifica se a porta da sala já foi aberta, se foi aberta apaga a luz da garagem e mantem a luz da sala acesa.
3 - Portão abre, está a noite, porta da sala está fechada, então acende a luz da garagem e sala, verifica se o portão fechou, se fechou e a porta da sala não abrir em 2 minutos, desliga as luzes (AQUI ESTÁ O PROBLEMA)

Acontece que essa ultima parte, esse delay que está circulado ele não fica só 2m, após esses 2 minutos ele desliga as luzes mais continua desligando elas, se eu for lá e ligar ela desliga na sequencia, fica assim por mais uns 6 minutos.