Problema com Monitoramento de Energias, dados mudam repentinamente

Olá pessoa, sou novo aqui no forum, começando com integração com o home assistant e estou enfrentando um problema há dias tentando solucionar e não encontro o problema. Como sou novato ainda estou me adaptando aos termos e entendo como as coisas funcionam.

Minha estrutura:
1- Casa trifasica - Monitor de Energia 3 Fases da Zemismart
2- Microinversores deye com plataforma Solarman

O que busco monitorar:
1- Consumo da Casa
2- Geração Solar
3- Importação da Rede
4- Exportação para a Rede (eu chamo de armazenamento na rede)

O problema que estou enfrentando:
O fato é que os valores de energia (kwh) estão sendo registrados corretamente quando repentinamente eles dão um salto, gigante… Eu acredito que seja pelo falo de que a energia solar não possui uma integração via API (pelo menos eu nao estou usando), e então tudo é feito localmente e os inversores quando não tem sol, se desconectam do wifi, gerando resultado indisponivel ou 0… isso faz com que ao voltar o valor total de kwh seja um valor alto, e então essa diferença de 0 até esse valor é incrementado no dado do consumo da casa. Estranho é que o dashboard nativo do home assistant isso não acontece então, acho que seja uma questão de ajustes e configurações. Alguma coisa como não aceitar um valor abaixo do ultimo valor registrado seria interessante. Não sei… algum já teve esse problema?

Algumas perguntas:

1. Integrou os microinversores com o Home Assistant?
  2. De onde vem a informação da entidade do gráfico?
  3. Onde você colocou os CTs do medidor trifásico? Antes ou depois da ligação da Usina Solar, antes ou depois do consumo? Se possível coloque um desenho simples